Centro de Notícias | Brasil
philips tasy system

mar 20, 2024

Implantação do Philips Tasy no maior hospital pediátrico filantrópico do Norte-Nordeste

No Hospital Martagão Gesteira, em Salvador, maior hospital filantrópico exclusivamente pediátrico do Norte e Nordeste do Brasil, a implantação do Tasy possibilitou uma completa transformação da gestão hospitalar. Com o uso da solução digital da Philips, a unidade otimizou processos assistenciais e administrativos e integrou todas as áreas do hospital.


As equipes das áreas Beira Leito, Agendamento Cirúrgico e Gerenciamento e Gestão de Leitos foram capacitadas para usar a ferramenta. Com isso, toda a linha de cuidado assistencial ganhou robustez e segurança, utilizando protocolos e processos baseados em etapas obrigatórias e integrados ao prontuário eletrônico do paciente. Assim como no Hospital Martagão Gesteira, 1.500 instituições de saúde utilizam o sistema de gestão em saúde Tasy no Brasil.


Apesar de seus grandes números e resultados, a instituição tinha um grande desafio: tornar sua gestão mais integrada e digital. Até então, todo o seu gerenciamento era feito com uso de pastas físicas, formulários de papel e planilhas. Para mudar essa realidade, o Hospital Martagão escolheu como seu novo sistema o Tasy.

Desafios

  • Transformar a cultura de uma gestão baseada em “papel” em um sistema 100% digital e integrado.
  • Ganhar maior eficiência com a redução do tempo gasto em tarefas administrativas e aumentar a produtividade dos profissionais de saúde.
  • Ter maior precisão e agilidade no acesso às informações do paciente, proporcionando a ele um atendimento mais personalizado e seguro.
  • Obter redução de custos com a otimização dos processos administrativos e financeiros, reduzindo o desperdício de recursos.

Resultados

  • Mapeamento e monitoramento dos leitos em tempo real.
  • Possibilidade de aumento no faturamento do hospital, com a gestão integrada de todas as áreas.
  • Integração com sistemas de assinatura digital, certificação digital, prescrição digital e farmácia digital.

philips martagao interacting with the computer 2

Introdução

Fundado em 3 de julho de 1946, o Hospital Martagão Gesteira se consolidou como o maior hospital filantrópico exclusivamente pediátrico do Norte e Nordeste do Brasil.


Referência em cuidado pediátrico na Bahia, a instituição conta atualmente com uma estrutura de 220 leitos. Recebe mais de 80 mil pacientes por ano, proporcionando mais de 500 mil atendimentos em 28 especialidades médicas que são oferecidas à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), com destaque para áreas de alta complexidade, como oncologia, cardiologia e neurologia.

 
  • 44%: o Martagão foi responsável por quase metade das cirurgias oncológicas feitas pelo SUS em pacientes pediátricos na Bahia.
  • 22%: o Hospital efetuou mais de 20% das cirurgias neurológicas realizadas em todo o estado da Bahia
  • 42%: a unidade também é referência em cirurgias cardíacas, com uma representatividade de mais de 40% dos procedimentos feitos pelo SUS na Bahia.

Processo de implantação

O Tasy integrou as informações de todas as áreas do hospital com o prontuário eletrônico, gerando uma intensa mudança cultural em todas as áreas, proporcionando ganho de produtividade e padronização de etapas e processos, sobretudo na gestão e gerenciamento de leitos, cuidado beira-leito e agendamento cirúrgico.

Muitos dos processos eram manuais no Hospital Martagão e o desafio era transformar a cultura da empresa - de usar planilhas e pastas físicas - para a digitalização completa da gestão do cuidado e integração das áreas dentro de um ambiente digital.”

José Dallabrida

Gerente de projetos e serviços na Philips do Brasil

elma souza 4

No Hospital Martagão Gesteira, já existia um sistema de gestão, mas sem a integração e as ferramentas que o Tasy oferece. A implementação e a “virada” do sistema para o Tasy, de forma planejada e gradual, permitiu uma transformação cultural das equipes, substituindo o trabalho manual realizado por meio de pastas físicas e formulários e anotações em papel por uma capacitação do uso de ferramentas digitais. Dessa forma, são respeitados fluxos por etapas, a comunicação entre diferentes áreas dentro da mesma ferramenta e a mensuração de indicadores visando à identificação de falhas e a melhoria contínua da assistência e da equipe multidisciplinar.


“Antes, não tínhamos tantas ferramentas integradas ao prontuário eletrônico como temos hoje. Na gestão do beira-leito, ganhamos automação e segurança na administração de medicamentos. Dá para notar a diferença na operação com a redução de perdas que tivemos ao transferir todo o procedimento que era feito no posto de medicação para o beira-leito”, afirma Camila Sodré, líder de Enfermagem das UTIs Neonatal e Pediátrica do Hospital Martagão Gesteira.


Segundo Queitiane Carneiro, diretora operacional do Hospital Martagão Gesteira, o Tasy permitiu maior segurança na gestão como um todo, porque a ferramenta possui etapas que devem ser cumpridas dentro do cuidado assistencial. “Se você não cumprir determinada etapa, o próprio sistema impõe uma barreira para a equipe multidisciplinar durante o cuidado. No beira-leito, ganhamos muito em segurança do paciente com as etapas controladas e um processo rigoroso de evolução clínica”, explica.


No Agendamento Cirúrgico, por sua vez, o Tasy possibilitou a interface com outras áreas do hospital pelo próprio sistema, reduzindo a busca por informações e indicadores de outros departamentos. Para Elma Souza, enfermeira líder do bloco cirúrgico (centro cirúrgico, CME e agendamento cirúrgico), o Tasy acabou sendo um norteador de melhoria de processos de todas as áreas da instituição.


“Hoje, nós fazemos automaticamente o agendamento da cirurgia no momento da chegada do paciente. Antes, se eu quisesse fazer um agendamento para daqui a 15 dias, havia a necessidade de eu me deslocar para a sala de agendamento, abrir a pasta da data em que eu gostaria de agendar a cirurgia, checar os pacientes previstos e reservar o procedimento. Agora, basta eu usar o sistema, selecionar a data que eu quero e todas as informações estão disponíveis de forma prática”, conta a enfermeira.


A ferramenta traz para a equipe de cirurgia todas as informações registradas das etapas do procedimento cirúrgico do paciente, como data de internação, consulta anestésica, localização do leito, ou seja, todo o mapa cirúrgico antes da realização da cirurgia.


“Além disso, toda essa movimentação é rastreada com o objetivo de identificarmos gargalos nos processos, corrigi-los e melhorar ainda mais o cuidado assistencial”, destaca Souza.


No setor de Gerenciamento e Gestão de Leitos, uma das principais queixas do time era em relação ao ajuste de agenda e programação dos leitos. Antes da implantação do Tasy, a equipe tinha dificuldade para saber quais leitos estavam ocupados e quais estavam disponíveis. Não havia acompanhamento integral e em tempo real dos leitos.


Ao digitalizar o Gerenciamento de Leitos, o Tasy traz um panorama completo do mapa de leitos do hospital. As lideranças sabem, em tempo real, quais leitos estão disponíveis e ocupados, quais estão bloqueados por isolamento, os leitos regulados por outras regiões do estado da Bahia e os leitos com necessidade de vigilância pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar.

Conseguimos ter uma comunicação mais efetiva e mais clara da programação de leitos, do controle de higienização e da alta hospitalar. Agora, o gerenciamento é integrado, de forma que a portaria sabe qual leito está destinado ao paciente já no momento da chegada ao hospital. Antes era preciso ligar, usar o telefone para saber quem estava de alta e qual era a programação. Com o sistema, de forma rápida e dinâmica, conseguimos visualizar todas essas informações no Tasy.”

Jamile Damasceno

Coordenadora de Enfermagem da Gestão de Leitos e Regulação Hospitalar do Hospital Martagão Gesteira

philips martagao interacting with the computer 1

Para o futuro

Dependendo do nível de maturidade de cada cliente, o Tasy consegue explorar as funcionalidades do sistema em relação a todos os processos assistenciais, incluindo o backoffice da operação, como os controles de estoque, a administração financeira e a gestão das empresas terceirizadas. Essa integração completa facilita o controle do nível gerencial e a execução de tarefas de todas as pessoas envolvidas no processo.


“Nós temos metas quantitativas contratuais a nível de execução de internamento e temos procedimentos que devem ser monitorados no dia a dia, para determinar as estratégias que devem ser tomadas para o melhor da operação. Com o Tasy e as automações que a ferramenta oferece, conseguimos tomar decisões assertivas mais rápidas para cumprirmos as metas”, afirma Queitiane Carneiro, diretora operacional do Hospital Martagão Gesteira.

Conseguimos consolidar relatórios, indicadores de gestão e ferramentas de BI em diversos níveis e usar esse volume de dados para atingir os objetivos estratégicos, táticos e operacionais da empresa. Pelo fato de ter as informações centralizadas em um único lugar, o Tasy possibilita diferentes abordagens para o uso dessas informações, contribuindo para a tomada de decisão das lideranças.” 

Alan Marmentini

Gerente de projetos na Philips do Brasil

elma souza 3

Depoimentos

  • “Temos sinais vitais dos pacientes, informações multidisciplinares, prescrição dos médicos, tudo dentro do mesmo sistema. A comunicação de um médico com o outro no mesmo sistema digital e a disponibilidade de ter todos os exames dentro do prontuário eletrônico é transformador.” (Jamile Damasceno, coordenadora de Enfermagem da Gestão de Leitos e Regulação Hospitalar do Hospital Martagão Gesteira)
  • “Hoje a gente tem a administração de medicamentos com mais segurança e com processos estabelecidos em um único lugar. Isso restringe muito os erros e reduz os custos com perdas na hora de administrar o medicamento no leito.” (Camila Sodré, líder de Enfermagem das UTIs Neonatal e Pediátrica do Hospital Martagão Gesteira).

Isenção de responsabilidade: os resultados dos estudos de caso não são preditivos dos resultados de outros casos. Os resultados em outros casos podem variar.

 

Philips Tasy EMR é um software regularizado como dispositivo médico pela Anvisa no Brasil 

Tempo de leitura previsto: 4-6 minutos

Comparta en sus redes sociales

Temas

Mas notícias relacionadas

You are about to visit a Philips global content page

Continue

Para visualizar melhor o nosso site, utilize a versão mais recente do Microsoft Edge, do Google Chrome ou do Firefox.