Centro de Notícias | Brasil

jan 31, 2024

Novo transdutor de ultrassom TEE Mini da Philips ajuda a melhorar o cuidado cardíaco para mais pacientes


• A mais recente inovação tem potencial para reduzir a anestesia durante procedimentos minimamente invasivos [1]

• Como pioneira e líder inovadora em ultrassom cardíaco, a Philips desenvolveu o menor transdutor 3D, o TEE Mini X11-4t,  para atender mais pacientes com esta útil ferramenta de diagnóstco por imagem, desde pacientes pediátricos até pacientes idosos e todos os demais.

Amsterdam, Holanda – A Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHIA), líder global em tecnologia de saúde, anunciou hoje que seu mais recente transdutor TEE, desenvolvido para atender a mais pacientes com mais conforto geral, recebeu a autorização 510(k) da FDA.

Clinician using Mini TEE 3D Transducer on pediatric patient

A ultrassonografia cardiovascular desempenhou um papel fundamental na evolução do diagnóstico precoce de doenças cardíacas estruturais, liderada por uma tecnologia pioneira da Philips: o transdutor de ecocardiografia transesofágica (TEE) por ultrassom. O TEE ajuda os cardiologistas ao fornecer imagens extremamente detalhadas do coração e de suas estruturas internas. Nas doenças cardíacas estruturais, a qualidade de uma imagem 3D do TEE pode ajudar a salvar vidas. A clareza e a perspectiva oferecidas pelas imagens 3D superam as alternativas em 2D.  O TEE também é uma ferramenta valiosa para cirurgias e procedimentos cardíacos minimamente invasivos, transformando  o tratamento de válvulas cardíacas danificadas e de defeitos cardíacos congênitos [2].


No entanto, havia alguns pacientes que ainda não podiam se beneficiar dessa tecnologia avançada, como pacientes pediátricos com apenas 5 kg, adultos com risco de complicações [3], bem como casos complexos como pacientes de UTI [4], em que a sonda transdutora para o TEE 3D era muito grande. Até agora. Anunciado hoje, o novo transdutor TEE X11-4t Mini 3D da Philips está mudando esse cenário e disponibiizando as imagens de TEE 3D para pacientes que antes não eram atendidos.

Para muitos dos nossos pacientes muito pequenos submetidos a procedimentos intracardíacos complexos, como reparos de válvulas, o TEE 3D nos proporcionará uma nova e muito necessária ferramenta perioperatória."

Dr. Brian Soriano

Cardiologista Pediátrico (Washington, EUA)

"Para muitos dos nossos pacientes muito pequenos submetidos a procedimentos intracardíacos complexos, como reparos de válvulas, o TEE 3D nos proporcionará uma nova e muito necessária ferramenta perioperatória. Por exemplo, o X11-4t pode nos ajudar a visualizar as válvulas atrioventriculares frontalmente. Em muitos casos, esta é uma visão difícil de se obter com o TEE 2D tradicional. O TEE 3D também será uma ferramenta mais eficaz na comunicação com os cirurgiões e nos permitirá fornecer boas "visões cirúrgicas" das estruturas intracardíacas”, disse o Dr. Brian Soriano, Cardiologista Pediátrico (Washington, EUA).


“Como pioneira e líder inovadora em ultrassom cardíaco, nossa tecnologia de ultrassom 3D desempenha um papel fundamental em diversos procedimentos cardíacos. Mas era frustrante saber que ainda havia alguns pacientes que não podiam aproveitar as vantagens dessa abordagem altamente benéfica para obter imagens do coração, o que fazia com que muitas vezes eles precisassem de uma abordagem de tratamento diferente e mais invasiva”, declarou David Handler, VP e Gerente Geral de Ultrassom Cardíaco Global da Philips. “É por isso que desenvolvemos um novo transdutor TEE 3D mini menor ainda que pode ser usado para ajudar os médicos a atender a uma gama mais ampla de pacientes, desde crianças pequenas até adultos em situação delicada. Com essa inovação, podemos ajudar a reduzir a necessidade de anestesia geral [6] e diminuir o risco de complicações, o que significa que os pacientes podem se recuperar dos procedimentps mais rapidamente e serem liberados mais cedo”.


Os primeiros usuários clínicos que tiveram a oportunidade de realizar procedimentos com o novo transdutor reconheceram seu valor. “Com sua excelente qualidade de imagem e tamanho compacto, o transdutor X11-4t tem potencial para reduzir as complicações da captura prolongada de imagens transesofágicas que pode ocorrer durante nossos procedimentos cardíacos estruturais mais difíceis”. O tamanho pequeno do transdutor também pode ser mais bem tolerado pelos pacientes durante procedimentos mais curtos realizados sob sedação consciente e, dessa forma, fornecer imagens adicionais de alta qualidade para melhorar os resultados do procedimento sem a necessidade de anestesia geral”, disse a Dra. Rebecca Hahn, Professora de Medicina da Columbia University Irving Medical Center (Nova York, EUA) e Diretora de Ecocardiografia Intervencionista no Columbia Structural Heart & Valve Center (Nova York, EUA).

Mais conforto para os pacientes, com a integração ininterrupta ao fluxo de trabalho para os médicos

Desenvolvido para ser facilmente tolerado pelos pacientes devido ao seu tamanho 35% menor [7] e design em forma de pílula, o novo X11-4t da Philips visa melhorar a experiência do paciente, com 87% dos entrevistados clínicos afirmando que acreditam que o X11-4t pode contribuir para melhorar o conforto geral do paciente [1]. A equipe clínica também pode se beneficiar de uma solução TEE Mini Live 3D que permite cuidar de uma gama mais ampla de pacientes, utilizando o mesmo controle manual, as mesmas técnicas de navegação de procedimentos e de fluxo de trabalho com os quais estão familiarizados nos sistemas de ultrassom cardíaco EPIQ da Philips. Como consequência, os ecocardiografistas necessitam de um treinamento adicional mínimo neste novo transdutor.


O novo transdutor é compatível com o portfólio de ultrassom cardiológico premium da Philips, incluindo o EPIQ CVx e o EchoNavigator, permitindo que os médicos ofereçam cuidados cardíacos personalizados, eficientes e clinicamente inteligentes para ajudar a melhorar os resultados e a experiência do paciente. Ele também se junta a um portfólio que inclui outra inovação significativa, o – VeriSight Pro –  o primeiro cateter de ecocardiografia intracardíaca 3D a miniaturizar a mesma tecnologia de imagem 3D que alimenta o TEE.

Transformando a ecocardiografia com IA

São realizadas rotineiramente mais de 100 medidas cardíacas como parte de cada exame de ecocardiografia, ocupando 50% do tempo do exame [8]. O novo transdutor 3D Mini X11-4t reafirma o compromisso da Philips em fornecer inovações pioneiras no setor para ajudar a melhorar a produtividade e a aumentar o suporte à decisão clínica, o que inclui tecnologia com IA e ferramentas automatizadas como o Modelo Dinâmico do Coração para auxiliar na orientação do procedimento. O ultrassom cardíaco com IA da Philips se baseia nos recursos de tecnologia de IA líderes do setor da DiA Imaging Analysis.


O transdutor de ultrassom Philips X11-4t deve estar disponível comercialmente em 2024 e está aguardando a marca da CE na Europa.

Fontes

 

[1] 77% of respondents believe that X11-4t may contribute to reduction in the use of general anesthesia when comparing to the X8-2t.

[2] Transesophageal Echocardiography | American Heart Association

[3] Schmidt S, Dieks JK, Quintel M, Moerer O. Critical Care Echocardiography as a Routine Procedure for the Detection and Early Treatment of Cardiac Pathologies. Diagnostics (Basel). 2020;10(9):671. Publicado em 4 de setembro de 2020.

[4] Freitas-Ferraz AB, Bernier M, Vaillancourt R, et al. Safety of Transesophageal Echocardiography to Guide Structural Cardiac Interventions. J Am Coll Radiol. 2020;75(25):3164-3173.

[5] When compared to the X8-2t including comparison with tip width of X8-2t.

[5] Signify Ultrasound Transducers & Catheters World Market Report – 2021 Edition.

[7] Assessment based on feedback from a demo study, of 30 clinical respondents, when comparing to the X8-2t

[8] Guidelines for performing a comprehensive transthoracic echocardiographic examination (TEE) in adults.  Recommendations from the American Society of Echocardiography, 2019.

Sobre a Royal Philips

A Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: é uma empresa líder em tecnologia de saúde, focada em melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas por meio de inovações significativas. A inovação centrada no paciente e nas pessoas da Philips utiliza tecnologia avançada e percepções clínicas e de consumo profundas para oferecer soluções de saúde pessoal para consumidores e soluções de saúde profissional para prestadores de serviços de saúde e seus pacientes no hospital e em casa.

 

Com sede na Holanda, a empresa é líder em diagnóstico por imagem, ultrassom, terapia guiada por imagem, monitoramento e informática empresarial, bem como em saúde pessoal. A Philips gerou 17,2 bilhões de euros em vendas em 2021 e emprega cerca de 79 mil funcionários no setor de vendas e serviços em mais de 100 países. Acesse o site www.philips.com/newscenter para ler mais sobre a Philips.

Leia maisLeia menos

Temas

Contactos

Ileana Carrasco

Ileana Carrasco

External Communication & PR Manager

Tel.: 50766772372

You are about to visit a Philips global content page

Continue

Recursos de mídia

Compartir en redes sociales

You are about to visit a Philips global content page

Continue

Para visualizar melhor o nosso site, utilize a versão mais recente do Microsoft Edge, do Google Chrome ou do Firefox.