Centro de Notícias | Brasil

mai 01, 2025

Philips apresenta tomografia computadorizada CT 5300 com integração de IA durante a Jornada Paulista de Radiologia

 

• Sistema pode ser utilizado desde a triagem até a realização de exames e procedimentos intervencionistas

São Paulo, Brasil – A Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHIA), líder global em tecnologia de saúde, lança o sistema Philips CT 5300, tomografia computadorizada com integração à Inteligência Artificial durante a 55ª edição da Jornada Paulista de Radiologia (JPR 2025), que acontece de 1º a 4 de maio, em São Paulo. A nova solução pode ser utilizada já no momento da triagem de pacientes com dor torácica e doença arterial coronariana não confirmada, em que o diagnóstico ágil e preciso é crucial. O equipamento fornece resultados de imagem ainda mais assertivos para a identificação de quadros cardíacos complexos.

 
Mais recente inovação da companhia, o aparelho utiliza a IA em todas as etapas, desde a triagem até a realização de exames e procedimentos intervencionistas, ampliando com isso os recursos disponibilizados para os profissionais de saúde. O equipamento contribui para potencializar a produtividade e performance de laboratórios de diagnóstico por imagem e dos departamentos de radiologia, simplificando fluxos de trabalho e maximizando a eficiência dessas operações.

 
O Philips CT 5300 atende aos requisitos de diagnóstico por imagem exigidos pelas diretrizes para o cuidado de pacientes cardíacos, bem como para outras áreas como atendimento a traumas e procedimentos intervencionistas. O sistema desempenha um papel importante no diagnóstico de doenças cardíacas ao integrar ferramentas virtuais em tempo real e suporte clínico/técnico, que podem ser fundamentais para superar desafios relacionados ao aumento do número de pacientes, casos complexos, escassez de profissionais e limitações de orçamento. 

philips presents ct 5300 body1

Ao aprimorar as tomografias de última geração com experiência clínica e funcionalidade, a Philips torna essas soluções mais versáteis, reforçando o comprometimento da companhia com tecnologia médica avançada acessível a mais pacientes, com atenção também à sustentabilidade, visto que o CT 5300 foi projetado para menor consumo de energia durante o funcionamento.


Pesquisas recentes indicam que a utilização de tomografia computadorizada para triagem de pacientes com dor torácica com doença arterial coronariana não diagnosticada demonstrou melhorar o atendimento ao paciente, dispensando a necessidade de procedimentos mais invasivos [1]. No entanto, a falta de disponibilidade de equipamentos como esse ou médicos qualificados para a análise dos exames muitas vezes não possibilita essa abordagem.


O CT 5300 capta imagens da cabeça aos pés dos pacientes, combinadas com funcionalidades de ponta como angiografia coronária, oferecendo um espectro extremamente amplo de aplicações. Com esse sistema, a Philips aprimora a qualidade da imagem com o Precise Image e, pela primeira vez, possibilita a visualização da anatomia cardíaca usando o Precise Cardiac, o que é significativo para melhorar o atendimento de casos cardíacos.

Diagnóstico mais preciso e confiável 


O novo sistema apresenta o Nanopanel Precise, primeiro especificamente desenvolvido para reconstrução baseada em IA. Esse novo detector utiliza todos os recursos do software de reconstrução Philips Precise Image para fornecer imagens de alta qualidade, com uma dose de radiação cerca de 80% menor, redução de ruído em 85% e uma melhora em 60% na rastreabilidade de baixo contraste, na comparação com a reconstrução de imagem convencional [2]. Combinado à compensação de movimento Precise Cardiac, o Precise Image torna o CT 5300 particularmente adequado para imagens cardíacas de alta qualidade e sem movimento [3] em pacientes com variabilidade ou altas frequências cardíacas. O novo sistema também apresenta ferramentas virtuais como o Philips CT Collaboration Live [4] para facilitar a colaboração, a educação e treinamentos remotos.  

philips presents ct 5300 body2

Fontes:

[1] Markus Scherer, MD, Instituto Cardíaco e Vascular Atrium Health-Sanger, Charlotte, NC. Os resultados do estudo foram apresentados em 1º de fevereiro de 2024 na Cúpula Cardiovascular do American College of Cardiology (ACC) em Washington, DC.


[2] Menor ruído de imagem, melhor detectabilidade de baixo contraste e/ou redução de dose foram testados usando protocolos de corpo de referência. Todas as métricas foram testadas em simuladores. Os testes de detectabilidade de baixo contraste foram realizados com cortes de 1,0 mm e testados no MITA CT IQ Phantom (CCT183, The Phantom Laboratory), usando uma ferramenta automática "CHO" (Channelized Hotelling Observer). Dados em arquivo. White Paper da Philips 'Teste básico de IMR, considerações e tendências de qualidade de imagem'.https://www.philips.co.uk/c-dam/b2bhc/gb/resource-catalog/landing/brightontender/ct-imr-white-paper-lr.pdf


[3] Precise Image para exames cardíacos está pendente de 510(k) – não disponível para venda nos EUA.


[4] 510(k) pendente – não disponível para venda nos EUA. Não disponível em todas as regiões geográficas.


Mais informações sobre o Philips CT 5300

CT 5300 - Inteligência reimaginada

Acerca de Royal Philips

A Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHIA) é uma empresa líder em tecnologia de saúde, focada em melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas por meio de inovações significativas. Com sede na Holanda, a Philips atua em diagnóstico por imagem, ultrassom, terapia guiada por imagem, monitoramento e informática empresarial, além de saúde pessoal. Em 2024, a empresa gerou vendas de EUR 18 bilhões e emprega aproximadamente 67,8 mil funcionários em mais de 100 países.

 

Leia maisLeia menos

Temas

Contactos

Ileana Carrasco

Ileana Carrasco

External Communication & PR Manager

Tel.: 50766772372

You are about to visit a Philips global content page

Continue

Recursos de mídia

Compartir en redes sociales

You are about to visit a Philips global content page

Continue

Para visualizar melhor o nosso site, utilize a versão mais recente do Microsoft Edge, do Google Chrome ou do Firefox.