Centro de Notícias | Brasil

jul 17, 2025

Philips, INRAD-INLAB (INOVA HC), Fundação CERTI e Vinnova anunciam parceria estratégica em projeto inovador com IA para revolucionar o diagnóstico de doenças pulmonares intersticiais

 

Parceria inédita une expertise em saúde e tecnologia para oferecer diagnósticos mais rápidos e precisos, com foco na segurança do paciente.

São Paulo, 17 de julho de 2025 – A Philips, líder global em tecnologia de saúde, anuncia uma parceria estratégica com o INLAB (Laboratório de Inteligência Artificial, Núcleo de Inovação Tecnológica, Inova HCFMUSP), a Fundação CERTI e a Vinnova, agência sueca de inovação, que terá grande impacto social: o Projeto AIR (Artificial Intelligence in Radiology). Este projeto inovador utilizará a inteligência artificial (IA) para aprimorar o diagnóstico de doenças pulmonares intersticiais, como a fibrose, e oferecer tratamentos mais eficazes para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da rede privada.

Parceria estratégica para inovação

 

O projeto AIR é um exemplo de colaboração entre a academia, a iniciativa privada e o governo, seguindo o modelo de tripla hélice da inovação. A Philips investe em pesquisa e desenvolvimento no Brasil em linha com sua missão de ampliar acesso e melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de soluções em tecnologia.


O projeto integra competências de ponta em inovação tecnológica, pesquisa clínica e transformação digital, com o objetivo de oferecer soluções mais precisas e ágeis para diagnóstico e acompanhamento de condições pulmonares — incluindo doenças respiratórias crônicas e suas complicações.


“Acreditamos que a inovação colaborativa é a chave para transformar o cuidado em saúde. Essa parceria reúne excelência acadêmica, capacidade tecnológica e visão internacional para acelerar soluções que impactem diretamente a vida dos pacientes,” afirma André Duprat, Country Leader na Philips Brasil.


A iniciativa conta com o apoio institucional da agência sueca Vinnova, fomentando a cooperação internacional em inovação entre Brasil e Suécia. A Fundação CERTI, reconhecida por sua atuação em tecnologias disruptivas e engenharia de produto, será responsável por parte do desenvolvimento técnico e integração da solução.


“A integração entre indústria, universidade e instituições de pesquisa é essencial para gerar soluções de alto impacto. Esse projeto é um marco para a saúde digital no Brasil e uma referência de inovação aberta no ecossistema global,” destaca o Eng. Marco Antônio Bego, Diretor Executivo INRAD e INOVA HC, Fundação Faculdade de Medicina.


O projeto reafirma o compromisso da Philips e de seus parceiros com a transformação do sistema de saúde por meio da inteligência artificial, promovendo diagnósticos mais precoces, tratamentos personalizados e melhora contínua na jornada do paciente.

Inteligência artificial a serviço da saúde

 

O algoritmo em desenvolvimento utilizará imagens de tomografia computadorizada e aprendizado de máquina para auxiliar médicos na detecção precoce e na mensuração da progressão de doenças pulmonares com maior precisão. A colaboração ainda prevê validação clínica com base em protocolos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, referência nacional em pesquisa e assistência médica.

Um problema urgente de saúde pública

 

As doenças respiratórias crônicas são uma das principais causas de internação hospitalar e mortalidade no Brasil e no mundo. A falta de ferramentas clínicas capazes de prever a evolução da doença com precisão, aliada à sobrecarga dos serviços de saúde, leva a diagnósticos tardios, tratamentos menos eficazes e altos custos assistenciais.

Solução baseada em IA: precisão, antecipação e impacto

A tecnologia desenvolvida por essa aliança estratégica permitirá:


Predição da progressão da doença com base em análises quantitativas de imagem e dados clínicos, apoiando decisões médicas mais assertivas;

Quantificação automatizada de alterações pulmonares ao longo do tempo, promovendo maior padronização e rastreabilidade dos casos;

Antecipação de intervenções terapêuticas, com potencial para evitar agravamentos e internações de emergência.

Benefícios esperados para pacientes e sistema de saúde

Para os pacientes: Diagnóstico mais precoce, plano terapêutico personalizado, menor tempo de hospitalização e melhor qualidade de vida;

Para os profissionais de saúde: Apoio à tomada de decisão com base em evidências e redução da variabilidade entre laudos;

Para o sistema de saúde: Redução de custos relacionados a hospitalizações evitáveis, exames repetidos e tratamentos, além de maior eficiência na gestão dos recursos. 

Como funciona o projeto

O projeto AIR terá duração de 15 meses, com as seguintes etapas principais:


Coleta e análise de dados: Os pesquisadores usarão um vasto banco de dados de exames de radiologia para treinar os algoritmos de IA.

Desenvolvimento e treinamento da IA: A Philips e o InLab vão desenvolver redes neurais capazes de identificar padrões em imagens de tomografia.

Testes e validação: Os médicos radiologistas do HCFMUSP realizarão testes para verificar a precisão e a confiabilidade do sistema.

Implementação e avaliação: O software será implementado no fluxo de trabalho do hospital e o uso diário será monitorado para avaliar o impacto.


"Estamos muito entusiasmados em iniciar este projeto inovador com a USP", afirma Duprat, da Philips. "Acreditamos que a IA tem um potencial enorme para transformar a forma como os diagnósticos são feitos e estamos comprometidos em levar essas soluções para o sistema de saúde brasileiro."


"O projeto AIR representa um avanço significativo em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), em IA aplicada à saúde", diz o Dr. Marcio Biczyk, Diretor Técnico do INLAB, Laboratório de Inteligência Artificial, INOVA HC, Instituto de Radiologia da Faculdade de Medicina da USP. "Nossa colaboração com a Philips nos permite combinar o conhecimento da universidade com a expertise da indústria, resultando em benefícios diretos para os pacientes".

Sobre os parceiros:

Royal Philips

A Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHIA) é uma empresa líder em tecnologia de saúde, focada em melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas por meio de inovações significativas. Com sede na Holanda, a Philips atua em diagnóstico por imagem, ultrassom, terapia guiada por imagem, monitorização e informática empresarial, além de saúde pessoal. Em 2024, a empresa gerou vendas de EUR 18 bilhões e emprega aproximadamente 67.800 funcionários em mais de 100 países.


InLAB (HCFMUSP) – Laboratório de Inteligência Artificial, Centro de excelência e inovação em IA aplicada à Medicina, vinculado ao INOVA HC e Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.


Fundação CERTI – Organização referência em engenharia de inovação, atuando há mais de 40 anos no desenvolvimento de soluções tecnológicas.


Vinnova – Agência de inovação do governo sueco, fomentando projetos colaborativos com foco em sustentabilidade e transformação digital. 

Sobre a Royal Philips

A Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHIA) é uma empresa líder em tecnologia de saúde focada em melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas por meio de inovações significativas. A inovação centrada no paciente e nas pessoas da Philips aproveita a tecnologia avançada e insights clínicos e do consumidor profundos para fornecer soluções de saúde pessoal para consumidores e soluções profissionais de saúde para profissionais de saúde e seus pacientes no hospital e em casa.


Com sede na Holanda, a empresa é líder em diagnóstico por imagem, ultrassom, terapia guiada por imagem, monitoramento de negócios e informática, bem como saúde pessoal. A Philips gerou vendas em 2024 de 18.000 milhões de euros e emprega aproximadamente 67.200 funcionários com vendas e serviços em mais de 100 países. Notícias sobre a Philips podem ser encontradas no www.philips.com/newscenter.

 

Leia maisLeia menos

Temas

Contactos

Ileana Carrasco

Ileana Carrasco

External Communication & PR Manager
Tel.: 50766772372

You are about to visit a Philips global content page

Continue

Recursos de mídia

Compartir en redes sociales

You are about to visit a Philips global content page

Continue

Para visualizar melhor o nosso site, utilize a versão mais recente do Microsoft Edge, do Google Chrome ou do Firefox.