Centro de Notícias | Brasil
Philips Future Health Index 2022 radiology

jul 14, 2022

O Future Health Index 2022 da Philips identifica os líderes em radiologia como os verdadeiros pioneiros na adoção da IA e da análise preditiva no setor de saúde

Tempo de leitura previsto: 4-6 minutos

   

Não é surpresa que líderes de informática em saúde, cujas rotinas dependem fortemente de dados, estejam à frente na aplicação de inteligência artificial (IA) e análise preditiva para enfrentar os desafios do setor de saúde. De fato, uma análise de respostas no Future Health Index 2022 da Philips (uma pesquisa independente com quase 3.000 líderes no setor de saúde em 15 países) revela uma confiança cada vez maior em IA e análise preditiva entre esse importante grupo. No entanto, o relatório também revela que, apesar dessa crescente confiança entre os líderes de informática, os líderes em radiologia são os verdadeiros pioneiros na adoção de tecnologias de análise avançada. Desde que os PACS digitais (Sistemas de Arquivamento de Imagens e Comunicação) foram lançados há cerca de 30 anos, os departamentos de radiologia têm acumulado enormes quantidades de dados de imagens médicas de resultados conhecidos, muitas dos quais já são quantitativas ou retrospectivamente quantificáveis. Existe um conjunto melhor de dados para treinar algoritmos de IA e análise preditiva?


Quase um terço (31%) dos líderes de radiologia na saúde entrevistados afirma já ter adotado análise preditiva, em comparação com a média global de todos os líderes do setor de saúde pesquisados, que corresponde a menos de um quarto (24%). De fato, quase quatro em cada cinco (82%) acreditam que a análise preditiva pode ter um impacto positivo nos resultados da área de saúde em geral, com cerca de três quartos acreditando que ela pode influenciar positivamente a gestão da saúde da população (76%) e uma saúde igualitária (76%). Além desses benefícios para os pacientes, três quartos (75%) relataram que a análise preditiva também pode aprimorar a experiência da equipe de saúde. Com uma demanda cada vez maior por diagnósticos melhores e mais rápidos diante da escassez mundial de radiologistas qualificados, isso pode ser um benefício importante em termos de retenção de pessoal.

Uma experiência positiva, mas com ressalvas

Como pioneiros, a experiência inicial dos líderes de radiologia na saúde com a análise preditiva parece ter sido positiva. Mais de três quartos (79%) afirmaram confiar na tecnologia em ambientes clínicos, com uma proporção semelhante (75%) afirmando que confia na tecnologia em ambientes operacionais. Assim como outros líderes de saúde, 29% dos entrevistados indicaram que uma melhor privacidade de dados e dos protocolos de segurança, bem como na regulamentação da privacidade e da segurança em aplicações clínicas aumentariam ainda mais a confiança. Quase um terço (31%) expressou que deseja ter mais transparência sobre como as informações e recomendações derivadas da análise preditiva são determinadas.

A boa notícia é que 76% dos líderes em radiologia entrevistados parecem confiar na precisão de seus dados e na capacidade de suas instalações de extrair informações desses dados (77%).

Líder de negócios de diagnóstico de precisão da Philips

Kees Wesdorp

"A boa notícia é que 76% dos líderes em radiologia entrevistados parecem confiar na precisão de seus dados e na capacidade de suas instalações de extrair informações deles (77%). A má notícia é que um dos maiores desafios enfrentados pelos líderes em radiologia parece ser gerenciar o grande volume de dados disponíveis, com quase um quarto (24%) citando este como o principal problema relacionado a dados". – Kees Wesdorp, líder de negócios de diagnóstico de precisão da Philips.


Logo, não é surpresa que quase dois terços (65%) indicaram que sua equipe está sobrecarregada com a quantidade de dados disponível, mais do que os líderes em informática (59%) e cardiologia (55%). Outras barreiras ao uso adequado de dados incluem a infraestrutura de tecnologia, a resistência da equipe a atualizações tecnológicas, a falta de conhecimento da equipe sobre como usar os dados, bem como políticas e regulamentações sobre dados. Muitas dessas questões são comuns entre outros líderes nas áreas de informática e cardiologia. Quando se trata de corrigir esses problemas, os líderes em radiologia são mais propensos (35% dos pesquisados) do que a média global (27%) e os líderes de informática (21%) a citar serviços especializados de consultoria em gestão de saúde como uma possível solução, sugerindo que serviços de consultoria especializada de uma empresa de tecnologia em saúde podem auxiliá-los na utilização de dados de radiologia. Outras soluções citadas foram colaborações com instituições acadêmicas, empresas de planos de saúde e outros hospitais ou instalações de saúde.

Impulsionando a produtividade mesmo com o aumento da demanda

De uma forma geral, melhorar o nível de atendimento e impulsionar a eficiência do departamento de radiologia são sempre prioridades. Quase um terço (30%) dos líderes de radiologia em saúde entrevistados disseram que estar à frente na prestação de cuidados era a maior prioridade deles, enquanto quase o mesmo número (27%) disse que impulsionar a eficiência dentro em suas instalações era uma prioridade. A adoção precoce da análise preditiva a fim de ajudar a atender essas prioridades é uma indicação clara da crença desses líderes em soluções digitais.


Mais da metade (53%) dos líderes de radiologia entrevistados disse estar investindo em IA no momento, com aproximadamente a mesma proporção investindo no momento em registros digitais de saúde (50%) ou prontuários médicos eletrônicos (EMR), enquanto apenas uma fração um pouco menor está investindo em telessaúde (48%). O número que investe em registros digitais de saúde (50%) é significativamente maior do que a média global (39%) com relação a todos os líderes do setor de saúde pesquisados e maior do que o número de líderes de informática em saúde (32%), indicando que os líderes em radiologia entendem que o EMR é essencial para alcançarem seus objetivos.


A IA parece ser o próximo passo lógico. Quando perguntados se investiriam nessas áreas dentro de três anos, o número de líderes que planeja investir em registros digitais de saúde caiu para 31%, mas o número que planeja investir em IA saltou de 53% para 75%. 

Retenção de pessoal

Quando se trata de satisfação e retenção de pessoal, os líderes em radiologia tinham mais ou menos a mesma opinião de outros líderes do setor de saúde que também afirmam que esta é uma de suas principais prioridades. Quase um terço (29%) disse que esta era uma de suas prioridades, com a média global de todos os líderes do setor de saúde entrevistados sendo de 30%. Eles também indicaram que aumentar a satisfação e a retenção de pessoal continuará sendo um desafio por muito tempo. Cerca de um quarto (24%) pensava que esta continuaria a ser uma das suas principais prioridades em três anos.

Combate às desigualdades

Os líderes de radiologia em saúde também veem como prioridade máxima o combate às desigualdades à medida que a pandemia da COVID-19 fica para trás, com quase dois terços (63%) deles indicando que já têm ou estão desenvolvendo iniciativas para combater desigualdades no setor de saúde. Como já mencionado, esta é uma das áreas em que eles acreditam que a análise preditiva pode desempenhar um papel importante - uma visão expressa por mais de três quartos (76%) dos líderes de radiologia pesquisados.


Já no sétimo ano, o relatório Future Health Index 2022, que é baseado em pesquisas exclusivas com quase 3.000 entrevistados realizadas em 15 países, analisa como os líderes do setor de saúde estão usando o poder dos dados e da tecnologia digital como uma forma de enfrentar seus principais desafios decorrentes da pandemia de COVID-19. Acesse o site do Future Health Index para obter mais informações sobre os dados deste ano e para baixar uma cópia do relatório Future Health Index (FHI) 2022: "O recomeço do setor de saúde: Líderes do setor de saúde mudam prioridades após mudanças mundiais"

Compartilhe nas redes sociais

Tópicos

Contacto

Ileana Carrasco

Ileana Carrasco

External Communication & PR Manager

Tel.: 50766772372

You are about to visit a Philips global content page

Continue

Mas notícias relacionadas

You are about to visit a Philips global content page

Continue

Para visualizar melhor o nosso site, utilize a versão mais recente do Microsoft Edge, do Google Chrome ou do Firefox.