Informática Clínica

A interoperabilidade dos dados nos cuidados de saúde é fundamental

Saiba mais sobre nossas soluções informáticas para a área da saúde

Saiba mais sobre nossas soluções informáticas para a área da saúde

 

A interoperabilidade dos dados nos cuidados de saúde é um aspecto chave

 

Os líderes de tecnologia do setor da saúde fazem malabarismos no que diz respeito a uma série de desafios, enquanto o setor de cuidados de saúde continua sua mudança para modelos de cuidados que se concentram mais no valor.

 

A área da tecnologia é vasta e complexa: cada departamento tem seu próprio sistema de informática, desde os serviços de emergência até a imagiologia, os laboratórios e as salas para pacientes, e tudo isso constitui uma grande rede de tecnologias.

 

Com o enorme volume de dados de saúde que um hospital coleta diariamente, o desafio consiste em entender todas essas informações para fornecer suporte aos médicos, aumentar a eficiência e oferecer resultados melhores para os pacientes.

O aumento de dispositivos médicos conectados, o compartilhamento oculto de dados não estruturados e a falta de interoperabilidade entre os sistemas impedem que se aproveite os dados coletados da melhor maneira possível.

 

Dados em massa, aumento da complexidade    

 

Os diretores de informática (CIO) no setor da saúde acreditam que seu maior desafio é usar esses grandes volumes de dados para melhorar a organização e oferecer um serviço de qualidade.

 

Mas o crescimento das novas tecnologias, juntamente com as já existentes, resultou em uma enorme complexidade em seus sistemas informáticos atuais.

Imagine um paciente em uma unidade de terapia intensiva (UTI) em qualquer lugar do país.

 

Em uma única internação, esse paciente tem muitos pontos de contato, desde diferentes tipos de dispositivos médicos e imagiologia até sistemas de armazenamento e distribuição de imagens (PACS) e sistemas de informática clínica.

Nas salas de emergência, salas de cirurgia, unidades de tratamento intensivo e unidades de cuidados intermediários, os dispositivos e os sistemas geram volumes de dados que são fundamentais para as decisões clínicas.

 

Dez dispositivos médicos estão conectados a esse paciente, e cada dispositivo gera dados em poucos segundos ou minutos, regularmente.

Agora imagine os dados gerados por milhões de pacientes em centros de cuidados de saúde em todo o país; pacientes que são atendidos em radiologia, cardiologia, oncologia e outros departamentos, todos conectados a vários dispositivos que geram grandes volumes de dados.

 

“Os cuidados de saúde se tornam cada vez mais complexos”, afirma Eran Rubens, diretor de tecnologia de imagiologia para empresas na Philips.

“Estão sendo gerados, agora, novos tipos de dados devido ao aumento da digitalização, tais como patologia digital e genômica, o que gera uma enorme quantidade de dados e a preços exorbitantes.”

 

Uso significativo por meio da padronização da interoperabilidade    

 

Conectar diferentes sistemas médicos e analisar dados de prontuários de pacientes de departamentos isolados do hospital é algo importante por várias razões, e extrair informações de bancos de armazenamento ocultos consome um tempo valioso para o paciente. Também existe a possibilidade de que dados importantes sejam perdidos. “Muitos sistemas foram desenvolvidos em épocas em que funcionavam produzindo e coletando informações isoladas. Não havia a necessidade de compartilhar as informações nem de conectar todos os pontos”, afirma Rubens.

 

A capacidade dos dispositivos e dos sistemas de se conectarem uns aos outros e compartilhar dados possibilita uma visão de 360 graus da saúde do paciente, facilitando aos médicos tomadas de decisão mais rápidas e mais responsáveis, e isso é importante para priorizar a interoperabilidade nos sistemas informáticos do hospital.

 

A interoperabilidade significa que os dados podem ser usados pelos provedores e sistemas de saúde para facilitar o acesso a um cuidado de qualidade, independentemente do lugar onde o paciente se encontra.

 

Alcançar a verdadeira interoperabilidade é uma tarefa complexa, seja uma integração de dispositivos médicos ou uma conexão fluida de vários sistemas, aplicações, departamentos e instituições.

“O fato de que esses sistemas não foram desenvolvidos para um ambiente interoperacional desde o início significa que o desafio agora é maior, porque não podemos substituir todos os sistemas de um dia para o outro”, explica Rubens.

 

E acrescenta: “A oportunidade consiste em utilizar soluções e estruturas de interoperabilidade que permitam conectar esses sistemas, extrair informações úteis e normalizar os dados de acordo com as necessidades, sem a necessidade de fazer substituições importantes dessas soluções”.

 

Embora as organizações que estabelecem as normas tenham feito progressos significativos e incentivos regulatórios, tais como o uso significativo, incentivando os fornecedores e prestadores de cuidados de saúde a melhorarem a interoperabilidade dos sistemas e a troca de conteúdo, as inconsistências de dados e os problemas de qualidade dos dados ainda persistem.

Compartilhe esta página com seus colegas  

Eran Rubens

Podcast # 99 O papel da interoperabilidade no futuro da indústria médica  

com o executivo da Philips Eran Rubens
Eran Rubins podcast
Ouça o podcast (em inglês)
Mais dispositivos de saúde conectados, grupos de dados não estruturados e sistemas que não se comunicam entre si: todos esses fatores dificultam que os líderes de TI que trabalham na área da saúde alcancem seus objetivos de melhorar a eficiência operacional e clínica. O anfitrião Dennis de Costa conversa com Eran Rubens, diretor de tecnologia de Enterprise Imaging na Philips, sobre como a complexidade enfrentada pelos líderes de TI na área dos cuidados de saúde podem ser abordados por meio de uma maior interoperabilidade e padronização.
Cumprindo os principais desafios na informática da saúde

Entre em contato conosco 

Quais são seus maiores desafios na área da informática? Seja a interoperabilidade na sua empresa ou para alcançar uma maior padronização dos cuidados, nos associamos a você para entender profundamente sua infraestrutura e operações, oferecendo soluções que o ajudem a transformar seu sistema de saúde.

 

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco.

Dados de contato

* Este campo é obrigatório
*

Detalhes do contato

*
*
*

Detalhes da Companhia

*
*
*
*
*

Detalhes da consulta

Ao especificar o seu motivo de contato, iremos fornecer-lhe um melhor serviço.
*
*