Colocando o
conforto do paciente
em primeiro lugar

Poniendo la comodidad del paciente en primer lugar

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Como os cuidados baseados em valores continuam a elevar o padrão de experiência do paciente, os departamentos de radiologia têm a tarefa de identificar abordagens inovadoras e econômicas para aumentar o conforto e reduzir o estresse na sala de diagnóstico por imagem. Antes pouco considerado entre as prioridades do departamento, o conforto do paciente tem ocupado um papel central para o desenvolvimento do valor de uma organização de diagnóstico por imagem, bem como de sua reputação e, mais importante, de sua capacidade de oferecer cuidados longitudinalmente integrados para alcançar melhores resultados junto aos pacientes.

 

A fim de melhorar a experiência do paciente, devemos reconhecer que eles muitas vezes chegam ao departamento de Radiologia em um estado de vulnerabilidade. Muitos vêm para o exame com pouco conhecimento de o que esperar. Além disso, passam por estresse e ansiedade relacionados ao próprio procedimento de diagnóstico por imagem, além da apreensão sobre o que ele pode revelar. 

Como os cuidados baseados em valores continuam a elevar o padrão de experiência do paciente, os departamentos de radiologia têm a tarefa de identificar abordagens inovadoras e econômicas para aumentar o conforto e reduzir o estresse na sala de diagnóstico por imagem. Antes pouco considerado entre as prioridades do departamento, o conforto do paciente tem ocupado um papel central para o desenvolvimento do valor de uma organização de diagnóstico por imagem, bem como de sua reputação e, mais importante, de sua capacidade de oferecer cuidados longitudinalmente integrados para alcançar melhores resultados junto aos pacientes.
A fim de melhorar a experiência do paciente, devemos reconhecer que eles muitas vezes chegam ao departamento de Radiologia em um estado de vulnerabilidade. Muitos vêm para o exame com pouco conhecimento de o que esperar. Além disso, passam por estresse e ansiedade relacionados ao próprio procedimento de diagnóstico por imagem, além da apreensão sobre o que ele pode revelar. 

A qualidade da imagem pode estar parcialmente refletida na capacidade do paciente de corresponder aos requisitos do equipamento – ficar deitado imóvel em um espaço fechado ou prendendo a respiração pelo tempo necessário.

 

Assim, garantir um ambiente descontraído e confortável é mais do que apenas fazer uma gentileza para o paciente: ao contrário, é fundamental para a aquisição de imagens de diagnóstico de alta qualidade.

ambient experience ressonador magnético

Quando os pacientes se sentem estressados ou apreensivos, eles são mais propensos a demonstrar comportamentos que resultam em imagens de baixa qualidade devido a artefatos por movimentação ou varreduras incompletas. Isto é especialmente verdadeiro na Ressonância Magnética (RM), onde todos os pacientes se confrontam com um espaço confinado, ruído intenso e um tempo de exame relativamente longo.

 

Quando consideramos estes obstáculos, não é nenhuma surpresa que até 15% dos pacientes sofrem de claustrofobia durante um exame de IRM¹ – ou que um em cada cinco exames de RM necessite de repetição da varredura devido à movimentação do paciente.²

 

A pergunta é: como utilizamos tecnologia inovadora para efetivamente deixar os pacientes à vontade e manter o fluxo de trabalho, tudo isso enquanto realizamos um serviço visando à economia de custos?

Quando os pacientes se sentem estressados ou apreensivos, eles são mais propensos a demonstrar comportamentos que resultam em imagens de baixa qualidade devido a artefatos por movimentação ou varreduras incompletas. Isto é especialmente verdadeiro na Ressonância Magnética (RM), onde todos os pacientes se confrontam com um espaço confinado, ruído intenso e um tempo de exame relativamente longo.

Quando consideramos estes obstáculos, não é nenhuma surpresa que até 15% dos pacientes sofrem de claustrofobia durante um exame de IRM¹ – ou que um em cada cinco exames de RM necessite de repetição da varredura devido à movimentação do paciente.²

 

A pergunta é: como utilizamos tecnologia inovadora para efetivamente deixar os pacientes à vontade e manter o fluxo de trabalho, tudo isso enquanto realizamos um serviço visando à economia de custos?

Con una amplia variedad de pacientes y un amplio rango de indicaciones clínicas, usted necesita una herramienta de RNM que pueda desempeñarse con velocidad y claridad digital en muchas circunstancias clínicas. Gracias a nuestras soluciones de RNM, puede enfrentar los desafíos que se le presentan en la actualidad en materia de cuidado de la salud.

Pesquisas demonstram uma forte correlação entre uma experiência positiva do paciente, eficácia clínica e segurança do paciente.³ No centro ambulatorial Lahey em Danvers, Massachusetts, implementamos uma abordagem centrada no paciente em nosso serviço de IRM que mudou a forma como vemos o diagnóstico por imagem.

 

Em geral, os exames de IRM são muito sensíveis ao movimento do paciente. Qualquer movimento pode distorcer o exame, dificultando a aquisição de imagens de alta qualidade. O Philips Ambient Experience MR In-bore Solution foi projetado para proporcionar relaxamento aos pacientes, fazendo com que eles permaneçam imóveis durante um exame de IRM. Em nosso centro de IRM no Lahey, essa inovação de serviço nos possibilitou oferecer suporte aos pacientes com uma experiência de IRM tranquilizadora que lhes dá um senso de participação e controle durante o procedimento.

 

O centro Ambient Experience tem uma abordagem holística para dar atenção ao conforto do paciente do início ao fim, por meio de recursos como iluminação suave e dinâmica, projeção de som e vídeo. Isso cria uma atmosfera confortável e interativa, e incentiva o relaxamento antes e durante a varredura.

Além disso, tecnologias avançadas de diagnóstico por imagem, como a mDIXON XD e a XD Multivane, ajudam-nos a diminuir o tempo de exame para apoiar ainda mais o conforto do paciente. A mDIXON XD permite que nossos especialistas obtenham duas sequências simultaneamente. A Multivane XD oferece correção de movimento para uma grande variedade de anatomias, em tempos pequenos de varredura. Ambas as aplicações promovem a eficiência e confiança da equipe, que desempenha um papel fundamental no sentido de proporcionar uma experiência positiva aos pacientes.

 

Como resultado dessas inovações centradas no paciente, temos observado um aumento da satisfação do paciente com diminuição da repetição das varreduras, melhoria do fluxo de trabalho e da capacidade de atendimento. Além disso, estes resultados melhoraram o ambiente de trabalho para o nosso pessoal, de modo que alguns de nossos especialistas fizeram solicitações específicas para trabalhar na sala equipada com o Ambient Experience.

Soluções que têm como foco a satisfação do paciente inevitavelmente melhoram os resultados de diagnóstico por imagem, a satisfação da equipe e a economia de custos a longo prazo, além de trazer avanços na área da saúde que mantêm as pessoas como prioridade."

experiência ambient desenho parede

Embora a instalação da sala de Ambient Experience tenha envolvido um investimento inicial adicional acima do preço de compra do RM, o retorno sobre o investimento que vimos na Lahey mostra-se irrefutável, especificamente por seus resultados, que trazem a diminuição nos cancelamentos de agendamento e a maior eficiência do fluxo de trabalho. A tecnologia é simples de usar, tanto que a transição para esta nova plataforma levou apenas duas semanas. Na verdade, nossos especialistas estão ansiosos para treinar no equipamento Ambient Experience só para ter a oportunidade de trabalhar com pacientes mais calmos e felizes.

 

Em termos de sistema, nossa sala de IRM Ambient Experience tem sido tão bem sucedida com os pacientes que os levou a usar outros serviços dentro da rede Lahey, servindo efetivamente como um gerador principal para o sistema de saúde.

Embora a instalação da sala de Ambient Experience tenha envolvido um investimento inicial adicional acima do preço de compra do RM, o retorno sobre o investimento que vimos na Lahey mostra-se irrefutável, especificamente por seus resultados, que trazem a diminuição nos cancelamentos de agendamento e a maior eficiência do fluxo de trabalho. A tecnologia é simples de usar, tanto que a transição para esta nova plataforma levou apenas duas semanas. Na verdade, nossos especialistas estão ansiosos para treinar no equipamento Ambient Experience só para ter a oportunidade de trabalhar com pacientes mais calmos e felizes.
Em termos de sistema, nossa sala de IRM Ambient Experience tem sido tão bem sucedida com os pacientes que os levou a usar outros serviços dentro da rede Lahey, servindo efetivamente como um gerador principal para o sistema de saúde.
Quando se trata de diagnóstico por imagem, é importante lembrar que há um paciente por trás de todos os exames e que o conforto e o bem-estar de um paciente devem determinar a tecnologia e as práticas utilizadas para acertar cada imagem, todas as vezes. O processo de cuidado com nossos pacientes começa no momento em que eles entram em nossas instalações e dura até que eles saiam, e a tecnologia que utilizamos deve ser projetada com todo o trajeto do paciente em mente.

Fontes

 

1 Dewey Dewey M1, T Schink, CF. Claustrophobia during magnetic resonance imaging: cohort study in over 55,000 patients (Claustrofobia durante

imagenología por resonancia magnética: estudio de cohortes en más de 55 000 pacientes. J Magn Reson Imaging. 2007; 26(5):1322-7.
 

2 Andre, Jalal B., et al. “Towards Quantifying the Prevalence, Severity, and Cost Associated with Patient Motion during Clinical MR Examinations.” (Hacia

la cuantificación de la prevalencia, la severidad y el costo asociados con los movimientos del paciente durante exámenes clínicos de RM.) JACR (2015).
 

3 Cathal, Doyle. A systematic review of evidence on the links between patient experience and clinical safety and effectiveness. (Una revisión sistemática

de la evidencia sobre la relación entre la experiencia del paciente y la eficacia y seguridad clínica.) British Medical Journal (2013).

doctor peter curatolo perfil

Dr. Peter W. Curatolo

Diretor médico dos Serviços de IRM

do Hospital Beverly, do grupo Lahey Health