Posso tingir meus cabelos durante a gravidez?

 

É seguro fazer permanente e coloração nos cabelos durante a gravidez? Dependendo do ponto de vista de quem responde a esta dúvida frequente, as respostas podem variar. Algumas pessoas afirmam que é seguro pintar os cabelos, contanto que a tinta não entre em contato com o couro cabeludo. Outras pessoas acreditam ser contraindicado aplicar qualquer tipo de tintura ou tratamento capilar.  Então, o que você deve fazer? Seria melhor eliminar essa etapa da sua rotina de beleza, ou será que dá para pintar e fazer permanente nos cabelos durante a gravidez?

 

A verdade

 

Até hoje, não existem pesquisas precisas que correlacionem diretamente o uso de colorações ou produtos químicos capilares a prejuízos à saúde do feto durante a gravidez. Dito isso, estudos em animais mostram que o uso de altas doses de produtos químicos de permanentes e colorações capilares (50 vezes as quantidades usadas em tratamentos nos salões) causam câncer e problemas genéticos. 

 

Durante a gravidez, deve-se evitar o uso desnecessário de produtos químicos quando possível, especialmente no couro cabeludo, onde esses elementos são absorvidos e enviados para a corrente sanguínea. Contudo, não há comprovação de que fazer luzes ou permanente nos cabelos possa ser prejudicial, e muitas mulheres escolhem não interromper os tratamentos capilares durante a gravidez. Na nossa opinião, você deve fazer aquilo se seja melhor para você. 

Seus cabelos, sua escolha

 

Algumas mulheres acreditam plenamente que vale a pena passar por uma exposição temporária a produtos químicos pelo bem de sua autoestima. Curiosamente, profissionais de saúde acreditam que as gestantes estejam diariamente expostas a elementos químicos mais prejudiciais advindos da poluição do que quando fazem um rápido retoque de raiz ou uma permanente, por exemplo.

Mudanças capilares durante a gravidez

 

Talvez, a verdadeira questão seja: como é que os seus cabelos vão reagir? Por conta dos hormônios, cabelos, pele e unhas passam por intensas mudanças durante a gravidez. Você pode fazer uma permanente e acabar percebendo que o resultado não ficou como nas últimas vezes, ou que os seus cabelos não estejam mais se dando bem com a cor como antes. Muitas mulheres que sempre aplicaram produtos químicos ou tinturas nos cabelos relatam terem aprendido na prática que, durante a gravidez, os cabelos deixaram de tolerar esses procedimentos. 

Consulte o seu médico 

 

Uma opção seria comprar colorações e tratamentos capilares orgânicos e semipermanentes, que, embora não sejam tão duradouros, podem funcionar como uma solução temporária durante a gravidez. Contudo, em caso de dúvidas e incertezas, consulte sempre o seu médico para obter orientações que possam ajudar nessa decisão. Passou por alguma situação capilar catastrófica durante a gravidez? Usou tinturas ou tratamentos químicos nos cabelos?

 

Escrito pela equipe de Saúde e Parentalidade

You are about to visit a Philips global content page

Continue
Registar

Assine nossa newsletter

Para visualizar melhor o nosso site, utilize a versão mais recente do Microsoft Edge, do Google Chrome ou do Firefox.