1
Artigos

Extração:
Como aumentar a produção de leite

O leite materno faz muito mais do que simplesmente matar a fome do bebê. Descubra abaixo seus incríveis benefícios para a saúde e maneiras de ajudar seu corpo a produzi-lo.

Em poucas palavras, o leite materno funciona na base de produção e consumo. Seu corpo produz naturalmente leite suficiente para saciar o apetite do seu bebê. No entanto, se o bebê não está se alimentando muito e seus seios continuam cheios, seu corpo interpretará isso como um sinal para reduzir a produção de leite. Isso pode ocorrer de vez em quando por vários motivos, por exemplo, se o seu bebê estiver doente.

Existem seios muito pequenos para amamentação?


A amamentação não tem relação com o tamanho dos seios. Na verdade, o tamanho dos seus seios não afeta a quantidade de leite que eles podem armazenar. A capacidade de armazenamento de leite varia de mãe para mãe. Mas você não deve se preocupar, pois se você tiver uma capacidade de armazenamento pequeno, seu bebê naturalmente irá mamar com mais frequência.

O que posso fazer para aumentar minha produção de leite?

Comer bem


É muito fácil negligenciar a si mesma e pular refeições quando se está cuidando de um novo bebê. Mas, para aumentar sua produção de leite, é essencial que você coma bem para dar ao seu corpo o que ele precisa para produzir leite. Beba muito líquido e faça um esforço conjunto para fazer refeições nutricionalmente equilibradas regularmente.

Aceitar ajuda


Se um familiar ou amigo se oferecer para ajudar com as tarefas domésticas, aceite! Seu corpo terá mais facilidade em relaxar e produzir leite se você não se preocupar com as tarefas da casa.

Programar mais sessões de extração


Uma amamentação regular naturalmente fará com que seu corpo produza mais leite. Se você quiser aumentar ainda mais sua produção, programe uma sessão adicional de extração todos os dias para incentivar seu corpo a produzir mais leite. Lembre-se de que, quanto maior for o consumo, mais leite você irá produzir.

Como vou saber se estou produzindo leite o suficiente?


Se você estiver amamentando, não há uma maneira real de saber quanto leite seu bebê está tomando. Porém, contanto que ele esteja ganhando peso de forma constante e esteja alerta, feliz e saudável, você pode ter certeza de que está fazendo um bom trabalho.

Sinais confusos


Ainda haverá momentos em que você questionará se realmente está produzindo leite suficiente:

 

  • Seu bebê está sempre com fome

 

Se parecer que seu bebê está mamando o tempo todo, é natural se perguntar se você está produzindo leite suficiente. Mas lembre-se de isso pode não ter nada a ver com a sua produção de leite. Pode ser que seu bebê simplesmente prefira mamar pouco e com frequência. Recém-nascidos também têm estômagos pequenos, não maiores do que o tamanho de uma ervilha, portanto, não é de se surpreender que precisem mamar com tanta frequência.

 

  • O bebê está passando por um surto de crescimento
     

Você pode perceber que seu bebê mama mais do que o normal durante um surto de crescimento. Lembre-se de que as necessidades de alimentação do seu bebê mudarão conforme ele cresce. Continue a alimentá-lo de acordo com a demanda e você atenderá essas necessidades naturalmente.

  • Seu bebê fica irritado de repente
     

Dias ruins são normais, até para bebês. É possível que alguns dias eles apenas se sintam mal-humorados. Isso pode afetar os hábitos de alimentação por um curto período.

  • Ainda está preocupada?
     

Toda mãe tem dúvidas sobre a produção de leite em algum momento durante o período de amamentação. Você não precisa sofrer em silêncio. Se estiver preocupada ou precisar ser tranquilizada, entre em contato com um consultor de lactação para receber orientações e apoio.

 

Lembre-se de que as informações contidas nestes artigos são apenas recomendações gerais e não devem, em hipótese nenhuma, substituir as recomendações médicas. Se você ou sua família apresentarem algum sintoma ou quadro clínico grave ou persistente ou se você precisar de recomendações médicas específicas, procure um médico. A Philips Avent não poderá ser responsabilizada por nenhum dano resultante do uso das informações fornecidas neste site.