Centro de Notícias | Brasil
cox 8458v2 hero

set 14, 2023

Inovando para os pacientes e o planeta: impulsionando a assistência médica equitativa e sustentável

Tempo de leitura previsto: 9-11 minutos

  • A inovação pode enfrentar os desafios mais urgentes do setor de saúde, incluindo o custo do atendimento, a escassez de pessoal e as crescentes disparidades na saúde, ao mesmo tempo em que reduz o impacto ambiental do setor.
  • As comunidades carentes são normalmente as mais atingidas pelos impactos climáticos. Para que o sistema de saúde seja realmente igualitário, ele também deve ser sustentável.
  • A colaboração e a parceria são fundamentais para a implantação eficaz de tecnologias de saúde na escala necessária.

 

O setor de saúde está em um momento de grande transformação. Em um setor que já estava enfrentando o ônus combinado do crescimento e do envelhecimento da população, o aumento das doenças crônicas e as restrições de recursos, os recentes impactos ambientais na saúde e a pandemia da Covid-19 ressaltaram tanto a prevalência das desigualdades na saúde quanto a necessidade urgente de sistemas de saúde mais sustentáveis e resilientes. [1]

 

A transformação digital do setor de saúde, impulsionada pelo rápido avanço de tecnologias como inteligência artificial (IA) e informática em saúde, é uma grande promessa para melhorar a eficiência e a produtividade do sistema de saúde, reduzindo a carga sobre a equipe e aprimorando a experiência do paciente. Mas é fundamental que inovemos de forma a oferecer um atendimento médico mais equitativo e sustentável – não para alguns, mas para todos. Isso exige que reconheçamos e abordemos as barreiras injustas e evitáveis à saúde enfrentadas pelas comunidades marginalizadas e carentes, bem como os efeitos devastadores da mudança climática que, embora ameacem toda a humanidade, muitas vezes atingem essas mesmas comunidades mais cedo e com mais força.

ob gyn exams feature3

O que queremos dizer com "assistência médica igualitária e sustentável"?

Um sistema de saúde equitativo não se limita a garantir a disponibilidade de atendimento: trata-se também de enfrentar barreiras mais amplas, como educação em saúde e distância física dos hospitais. As empresas de tecnologia da saúde, como a Philips, desempenham um papel fundamental como inovadoras e impulsionadoras da transformação digital. Como? Conectando mais pacientes aos cuidados de que precisam e, ao mesmo tempo, tornando mais fácil e eficiente o atendimento prestado pelos profissionais de saúde.


Para que o sistema de saúde seja realmente igualitário, ele também deve ser sustentável. Ironicamente, os sistemas de saúde do mundo são responsáveis por mais de 4% das emissões globais de carbono – mais do que os setores de aviação ou transporte – e geram grandes quantidades de resíduos. [2]


Desde 1946, o direito à saúde (incluindo acesso a atendimento, água potável segura e moradia adequada) tem sido reconhecido internacionalmente como um direito humano fundamental. E, em 2022, a Assembleia Geral das Nações Unidas afirmou por unanimidade que um ambiente limpo, saudável e sustentável é um direito humano.


A realidade de que a saúde humana e a saúde ambiental estão inextricavelmente ligadas é fundamental para a saúde sustentável. O objetivo é oferecer atendimento de qualidade àqueles que precisam, quando precisam, minimizando o impacto ambiental:

 

  • reduzindo a pegada de carbono do setor de saúde por meio da obtenção de energia de fontes renováveis e da otimização da eficiência energética, tendo como meta a neutralidade de carbono (redução de emissões e compensação de carbono) e, em última instância, o zero líquido (redução de emissões em toda a cadeia de valor de acordo com o padrão Net Zero da iniciativa Science Based Targets, SBTi)
  • eliminando a poluição e o desperdício de recursos (escassos), como o hélio líquido, que é usado para resfriar o ímã nos scanners de ressonância magnética
  • reduzindo o uso de materiais por meio da circulação de produtos, peças e materiais, mantendo-os em seu valor e utilização mais altos pelo maior tempo possível, com zero desperdício indo para aterros sanitários, e "desmaterializar", mudando para soluções baseadas em software e na nuvem
  • digitalizando a infraestrutura de saúde para alcançar mais pacientes e aumentar a eficiência e a produtividade
  • regenerando sistemas naturais, dobrando a curva da perda de biodiversidade e garantindo a segurança hídrica.

 

Em curto prazo, os efeitos climáticos nocivos agravarão as desigualdades de saúde existentes e cobrarão um preço humano cada vez mais alto. Como setor, temos a responsabilidade de agir com urgência. 

2 persons talking about results

Inovação para impacto social e sustentabilidade ambiental

As pessoas envolvidas no desenvolvimento de novas tecnologias precisam compreender perfeitamente as necessidades existentes no mundo real e como uma solução será usada na prática. Ouvir diversas vozes, especialmente de pacientes e prestadores de serviços de saúde, e trabalhar em equipe com parceiros locais, governos e comunidades pode gerar melhores resultados e evitar o desenvolvimento de soluções que, na prática, se mostrem inacessíveis, ineficazes ou insustentáveis.


Na Philips, temos o compromisso de fazer negócios com impacto sustentável, garantindo que as escolhas que fazemos sejam as corretas para os pacientes, os profissionais de saúde, o planeta e a sociedade em geral. Como uma empresa de tecnologia de saúde, acreditamos que a inovação – vista pelas lentes das necessidades do cliente – pode melhorar os resultados de saúde e assistência médica, a experiência do paciente e da equipe e a produtividade, além de tornar o atendimento mais acessível, conectividade e sustentabilidade.


Por exemplo, estamos incorporando de forma responsável a IA e a ciência de dados em nossas propostas – incluindo a aplicação do poder da análise preditiva de dados e da inteligência artificial no ponto de atendimento – para auxiliar na tomada de decisões clínicas, expandir o acesso à saúde e melhorar a qualidade e a eficiência dos serviços de saúde.

 

Nossos processos de inovação não se concentram apenas em produtos, mas também em modelos de negócios. Por exemplo, novos modelos de prestação de cuidados, como os Centros de Cuidados Ambulatoriais, que aproximam os cuidados especializados dos pacientes, e o Monitoramento Empresarial como Serviço, que oferece aos hospitais a funcionalidade avançada de monitoramento de pacientes de que eles precisam sem gastos iniciais de capital.


Em parceria com nossos clientes, fornecedores e colegas do setor, estamos nos esforçando para inovar em soluções que expandam o acesso e melhorem a qualidade e a eficiência do atendimento, sem esgotar ainda mais os recursos do planeta. O objetivo final é ir além do "impacto neutro" por meio de inovação e design regenerativos.

2 hospital o nwheels

Soluções para promover cuidados de saúde igualitários

Embora a localização geográfica e o status socioeconômico de uma pessoa estejam fora do controle direto de uma empresa de tecnologia de saúde, os inovadores podem projetar de forma a reconhecer e ajudar a abordar os determinantes sociais da saúde.


Na Philips, nos dedicamos a promover a equidade na saúde e a melhorar o acesso ao atendimento por meio de nossas inovações tecnológicas de ponta na área da saúde - visando comunidades onde as disparidades na saúde são mais pronunciadas e onde nossas intervenções podem causar um impacto significativo.


As soluções móveis oferecem novas maneiras de levar o atendimento crítico para mais perto dos pacientes. Na Austrália, por exemplo, quase 30% da população vive em áreas regionais e rurais. [3] Muitas vezes, as pessoas têm de se ausentar do trabalho e providenciar transporte para buscar o atendimento de que precisam em áreas urbanas/metrópole. Acrescente a isso a questão da acessibilidade econômica, e o resultado é que as pessoas muitas vezes negligenciam a busca por atendimento oportuno. Trabalhando com a Heart of Australia, a Philips ajudou a criar um "hospital sobre rodas" capaz de levar serviços de diagnóstico por imagem, como raios X e tomografia computadorizada, a comunidades de difícil acesso.

 

Nos EUA, a Philips se uniu à Emory University e a outros parceiros locais para estender o acesso à saúde à população vital e vulnerável de trabalhadores rurais da Geórgia. Essa população numerosa e transitória normalmente se depara com riscos à saúde e barreiras significativas ao acesso para cuidados médicos, incluindo falhas de comunicação e falta de convênio médico e transporte. Além de prestar assistência à comunidade de trabalhadores rurais, o Farm Worker Family Health Program também oferece aos estudantes de enfermagem experiência prática com tecnologias inovadoras da Philips, como o ultrassom portátil Philips Lumify, e acesso ao HeartStart AED da Philips, que salva vidas.


A compreensão das necessidades de populações específicas e a cocriação com parceiros do ecossistema de saúde ajudam as empresas de tecnologia a inovar em soluções mais equitativas e sustentáveis. Tecnologias como o ultrassom móvel com suporte de IA e aplicativos móveis são realmente promissoras para fechar as lacunas de atendimento na saúde materna e infantil. Um de nossos mais recentes empreendimentos de inovação, uma colaboração com a Fundação Bill e Melinda Gates, visa melhorar os resultados da gravidez desenvolvendo inteligência artificial (IA) para o ultrassom baseado em tablet Lumify para permitir que profissionais de saúde, como enfermeiras e parteiras, realizem melhor o ultrassom obstétrico. Essa inovação tem o potencial de melhorar o atendimento materno,  especialmente para mulheres que vivem em áreas remotas e desassistidas. 

cardiology ivp cad recovery 19

Impulsionando a saúde sustentável

Na Philips, incorporamos a sustentabilidade ambiental em nossos processos de inovação por meio do EcoDesign. Isso significa melhorar a eficiência energética de nossos produtos, usar menos recursos e materiais e mais conteúdo reciclado, evitar o uso de substâncias perigosas, projetar para a circularidade e tornar nossas embalagens mais fáceis de reciclar e reutilizar.


Para dar apenas dois exemplos da eficiência energética e de recursos que estamos promovendo: nossos scanners de ressonância magnética com tecnologia de ímã BlueSeal, totalmente vedados e sem hélio por toda a vida útil, já economizaram mais de 1 milhão de litros de hélio, um recurso vital, porém escasso. [4] E nosso monitor de paciente vestível IntelliVue MX40 oferece uma redução de 92% no uso de energia em comparação com seu antecessor.


Ao inovar junto com prestadores de serviços de saúde e fornecedores, podemos ampliar as práticas sustentáveis para reduzir a pegada de carbono do setor de saúde. Além do EcoDesign e dos modelos de serviço, eles incluem programas de extensão da vida útil, otimização do fluxo de trabalho por meio da digitalização, soluções de financiamento circular com a devolução de equipamentos e gerenciamento responsável do fim do uso para evitar que os resíduos sejam enviados para aterros sanitários.


Também estamos inovando em soluções baseadas em nuvem, serviços e software que possibilitam o tratamento de mais pacientes, por exemplo, apoiando a prestação de cuidados remotos. A transição de instalações clínicas com uso intensivo de recursos para ambientes de custo mais baixo e para o lar tem o benefício de expandir o acesso ao atendimento e, ao mesmo tempo, evitar viagens relacionadas a consultas e emissões de CO2. 

biotel care tcox 0447

Junte-se ao movimento para transformar o setor da saúde e criar um futuro melhor

Na introdução, mencionei os desafios significativos que o setor da saúde está enfrentando. No entanto, acredito firmemente que os desafios são a o que geram a inovação. A inovação pode nos permitir abordar questões sociais e ambientais – projetando produtos, serviços e experiências que melhorem a saúde e o bem-estar de todas as pessoas, não apenas da minoria sortuda, ao mesmo tempo em que protege o planeta e seus recursos naturais.


Quando se trata de construir os sistemas de saúde do futuro, espero sinceramente que, no futuro, as decisões estratégicas, econômicas e financeiras sejam baseadas – desde o início – em um reconhecimento compartilhado da necessidade de equidade na saúde e do uso sustentável e regenerativo dos recursos.


Isso exige uma ação conjunta em todo o ecossistema de saúde. Somente trabalhando juntos é que as partes interessadas públicas e privadas, empresas, governos, ONGs e organizações de pares podem criar o impulso e o senso de urgência necessários para realizar mudanças sistêmicas e impacto global – impulsionando a transformação digital, tomando medidas climáticas, revertendo a perda de biodiversidade – e, assim, ajudar a oferecer uma assistência médica igualitária e sustentável.


Não há dúvida de que estamos em um momento decisivo em que precisamos dar o máximo de nós. Pensamentos novos, abordagens inovadoras e disposição para compartilhar aprendizados são necessários em todos os aspectos do setor de saúde – compras, cadeia de suprimentos, colaboração, regulamentação, etc. – se quisermos fazer uma redefinição do setor e implementar com sucesso soluções revolucionárias em escala.


Dispostos a aprender com as práticas recomendadas de outras pessoas, gostaria de saber o que sua organização está fazendo para ajudar a atingir essa meta.

Fontes:

[1] 2023 Global health care sector outlook | Deloitte

[2] Health Care Without Harm (2019). O impacto da saúde no clima: How the health sector contributes to the global climate crisis and opportunities for action (p.22). https://noharm-global.org/documents/health-care-climate-footprint-report

[3] Australian Institute of Health and Welfare, Rural and remote health. Julho de 2022

[4] Total de hélio economizado em comparação com scanners convencionais resfriados a hélio, tanto na produção quanto nas operações, desde 2018

Compartilhe nas redes sociais

Tópicos

Contacto

Robert Metzke

Robert Metzke

Chefe Global de Sustentabilidade da Philips

Metzke lidera as atividades da Philips em Sustentabilidade, onde orienta a estratégia da empresa em direção a modelos de negócios inovadores e sustentáveis e incorpora formas sustentáveis e circulares de trabalhar em toda a Philips.

Follow me on

You are about to visit a Philips global content page

Continue

Para visualizar melhor o nosso site, utilize a versão mais recente do Microsoft Edge, do Google Chrome ou do Firefox.