Desde 28 de julho de 1924, há exatamente 100 anos, a Philips Brasil vem sendo parte integrante da vida dos brasileiros, sempre presente em nossos lares e marcando gerações.
Como parte da nossa história e herança, que se inicia em 1891 em Eindhoven na Holanda, carregamos a inovação em nosso DNA, que nos permitiu estar na vanguarda com avanços que fazem a diferença na vida das pessoas. Nossas tecnologias são impulsionadas pelas necessidades dos consumidores, pacientes e clientes, ajudando as pessoas a viverem de forma saudável, com foco em prevenção.
A entrada da Philips em tecnologia da saúde ocorreu durante a Primeira Guerra Mundial, com a fabricação de lâmpadas e, posteriormente, tubos de raio X para diagnóstico por imagem, inovando rapidamente seu design para minimizar a exposição aos raios X e melhorar a qualidade da imagem.
Falando ainda em pessoas, são elas que nos movem e estão no centro de tudo o que fazemos. Nossa missão é melhorar a vida de 2,5 bilhões de pessoas por ano até 2030, incluindo 400 milhões em comunidades remotas. Claro que, ao solucionar os desafios atuais de saúde e ao olhar para o futuro, fazemos tudo de forma responsável e sustentável. Afinal, para cuidar dos pacientes é preciso cuidar do nosso planeta.
No Brasil, de acordo com o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), 34% da população não tem acesso à atenção básica de saúde, além disso, de forma geral, também lidamos com o envelhecimento populacional, escassez de mão de obra e o esgotamento das equipes, altos custos de saúde e recursos limitados, e a crescente demanda por assistência médica devido a doenças crônicas. A mudança climática também está afetando tanto o meio ambiente quanto a saúde humana, intensificando as pressões em nossos sistemas de assistência à saúde e influenciando o comportamento do consumidor. E nós desempenhamos um papel crucial como parte da solução dessas lacunas, por meio de tecnologias que unem o nosso profundo conhecimento clínico com soluções e softwares interoperáveis para diagnóstico, tratamento e monitoramento baseados em Inteligência Artificial e em nuvem.
A partir das nossas plataformas de diagnóstico por imagem, procedimentos minimamente invasivos, informática, monitoramento do paciente, cuidados respiratórios e do sono, temos inúmeras oportunidades para aumentar a produtividade e oferecer melhor atendimento a mais pessoas, além de fazer com que cuidem de sua saúde e bem-estar por meio dos nossos produtos de Cuidados Pessoais.
Em diagnóstico por imagem, por exemplo, nosso objetivo é ajudar a otimizar o fluxo de trabalho, aumentar a eficiência dos departamentos e promover a sustentabilidade financeira, bem como aliviar as pressões do dia a dia, uma vez que os radiologistas estão entre os especialistas que mais sofrem com burnout, de acordo com uma pesquisa da Medscape de 2023.
Ainda, com o auxílio da IA, temos ajudado profissionais de saúde a desbloquear dados fragmentados, consolidando-os para a tomada de decisão baseada em evidência, a fim de proporcionar diagnósticos precisos e tratamentos personalizados. Com a expansão do nosso portfólio de Informática em Saúde, pretendemos expandir nossos softwares para as áreas de radiologia, oncologia e prestação de cuidados remotos.
Como sempre falo, o nosso objetivo é que essas inovações estejam ao alcance de todos, para além dos grandes centros médicos, impactando também comunidades que estão longe das capitais. Mas, sabemos que sozinhos não resolveremos os desafios em saúde. Em um mundo cada vez mais complexo e conectado, é necessário a cocriação por meio de parcerias e colaboração, como no nosso projeto de Parceria Público Privada (PPP) com a Alliança e o Governo do Estado da Bahia que, desde 2015, já realizou o atendimento de 2,8 milhões de pessoas, com 500 mil exames em um ano na rede pública estadual.
Iniciativas com o terceiro setor, como é o caso da Fundação Philips junto à SAS Brasil, startup social de saúde, também desempenham um papel fundamental. Neste caso, por exemplo, o projeto já beneficiou mais de 60 mil pessoas desde 2021, por meio de unidades móveis de telessaúde avançada em Campos Belos e Cavalcante (GO), Preá (CE) e Santo Amaro (MA), com atendimento obstétrico, teleultrassom e exames cardíacos. Inclusive, neste mês, anunciamos a segunda fase do nosso projeto, o lançamento de um laboratório de inovação dedicado à educação digital em saúde.
O SAS Brasil Living Lab conta também com a colaboração da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e servirá como um centro de pesquisa, inovação e educação, beneficiando profissionais e estudantes de saúde a aprimorar suas habilidades e conhecimentos em práticas de saúde digital. O objetivo é capacitar 3.600 pessoas, possibilitando o acesso à saúde de qualidade para uma área de abrangência de 3,6 milhões de pessoas no Brasil.
Mesmo com tantas inovações, jamais deixamos de lado o cuidado com o nosso planeta, prezando pelo uso consciente dos recursos, com economia circular de produtos, neutralização de emissão de carbono e desenvolvimento de produtos sustentáveis, como é o caso da exclusiva tecnologia BlueSeal, que utiliza apenas 7 litros de hélio, um gás nobre finito.
E é assim que a Philips Brasil vai construindo sua história, enxergando a transformação como parte fundamental da sua longevidade e sempre comprometida com a segurança do paciente e qualidade.
Tenho certeza que vamos continuar inovando pelos próximos 100 anos, de forma sólida e consistente para continuar gerando impacto positivo para as pessoas, pacientes e planeta.
Country manager da Philips Brasil
You are about to visit a Philips global content page
Continue