Centro de Notícias | Brasil
masthead image

jul 21, 2023

Rompendo barreiras em cuidados à saúde nas Américas: esforços colaborativos da Philips Foundation, Philips América Latina e parceiros

Tempo de leitura previsto: 5-7 minutos

A América Latina, uma região conhecida por sua energia, cultura vibrante e beleza natural de tirar o fôlego, também enfrenta desafios significativos na saúde. Esses desafios, decorrentes de questões sociais, econômicas e políticas, criaram desigualdades estruturais e limitaram o acesso a cuidados de saúde de qualidade para muitas pessoas. Ao reconhecer a urgência de mudança, a Philips Foundation e a Philips América Latina, juntamente com os principais parceiros estratégicos da região, têm trabalhado incansavelmente nos últimos cinco anos para abordar duas áreas críticas: doenças não transmissíveis (DNTs) e acesso à saúde.

Trabalho de Doenças Não Transmissíveis (DNTs) na América Latina

Doenças não transmissíveis, incluindo câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas e diabetes, têm aumentado na América Latina e devem ser responsáveis por 80% de todas as mortes na região [1]. Para combater a gravidade dessas questões, é crucial estabelecer parcerias que tenham um impacto duradouro nos resultados de saúde. Com esse propósito em mente, a Philips Latam e a Philips Foundation uniram forças com organizações para fazer uma diferença significativa onde ela é mais necessária.

one shopping mall at a time thumb

A Colômbia tem enfrentado uma incidência crescente de câncer de próstata, tornando-se a principal causa de incidência de câncer em todo o mundo e a segunda causa de mortalidade por câncer entre os homens[2]. Em 2018, a Philips Foundation apoiou La Liga Contra el Cáncer para aumentar a conscientização e melhorar os índices de diagnóstico precoce por meio da tecnologia de ultrassom. Este esforço colaborativo resultou em melhores prognósticos e melhor qualidade de vida para os colombianos que vivem com câncer de próstata.


Além disso, o Instituto Paulo Gontijo (IPG) organizou a campanha 'Vivendo com ELA' em 2019 para conscientizar e fornecer diagnóstico precoce para indivíduos afetados pela Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) no Brasil. Através da colaboração entre os profissionais de saúde e a comunidade local, esta iniciativa aumentou com sucesso a conscientização sobre a ELA e garantiu que as pessoas afetadas recebessem apoio e cuidados em tempo hábil.

la liga

Melhora ao acesso a cuidados de qualidade 

Melhorar o acesso à saúde tem sido outro foco fundamental para a Philips Foundation, Philips Latam e seus parceiros na América Latina. Em meu comentário de 2020, já enfatizei que esse foco ganhou ainda mais significado durante a pandemia de COVID-19, que impactou desproporcionalmente a região, incluindo áreas remotas como a Amazônia. Entre 2020 e 2022, a Philips Foundation e a Philips trabalharam em colaboração com parceiros locais de países como Argentina, Brasil, Chile, Equador, México e Peru para o fornecimento de tecnologias e conhecimentos vitais de saúde, aliviando o impacto nos sistemas de saúde locais.

one shopping mall at a time thumb

No Peru, onde mais de 10 milhões de pessoas não têm acesso aos cuidados de saúde primários [3] a Philips Foundation reconheceu o papel crítico do ultrassom no point-of-care em departamentos de emergência com poucos recursos. Para resolver a falta de maneiras pelas quais  médicos atuantes em medicina emergencial aprenderiam a lidar com o ultrassom, a  Philips Foundation fez uma parceria com Ondas de Latinoamerica para a criação de um programa de bolsas. Por meio do uso inovador de ferramentas de tele-ultrassom e educação remota, esta iniciativa capacitou os médicos do serviço de emergência a capacitarem em ultrassom, melhorando significativamente as capacidades de diagnóstico no local e beneficiando comunidades carentes.

2019 008 peru ondas

Da mesma forma, no Brazil, a Philips Foundation colaborou com a SAS Brasil em 2020 para implantar quatro Unidades Avançadas de Telemedicina (UAT) remotas em áreas de difícil acesso. Essas UATs, equipadas com equipamentos de telemedicina e medicina em geral, tais como ultrassom móvel, revolucionaram a prestação de cuidados de saúde em regiões rurais. Ao capacitar os profissionais de saúde locais e habilitar serviços de saúde especializados, essas unidades trouxeram cuidados muito necessários para algumas das comunidades mais remotas do Brasil. Os resultados bem-sucedidos dessa colaboração abriram caminho para uma maior expansão em 2023, com o emprego de unidades móveis de saúde para alcançar regiões ainda mais remotas.

sas

Enfrentar os desafios no diagnóstico e tratamento do câncer na Argentina vem sendo uma prioridade para a Philips Foundation e seus parceiros. Com a expectativa de que a incidência de câncer aumente significativamente nos próximos anos, em especial o câncer de pulmão, o diagnóstico oportuno continua sendo um desafio devido à falta de profissionais treinados nos hospitais públicos. Para superar o problema, a Philips Foundation fez uma parceria com a Fundación para la Investigación, Docencia y Prevención del Cáncer (FUCA) em 2022 para implementar soluções de diagnóstico remoto por telerradiologia. Essa iniciativa permitirá que especialistas em patologia torácica analisem virtualmente cerca de 25.000 imagens anualmente, agilizando diagnóstico e tratamento. Hospitais em áreas remotas também receberão treinamento para utilizar efetivamente essa tecnologia, preenchendo a lacuna no acesso a cuidados oncológicos de qualidade.


Reconhecendo a importância da educação e do treinamento para enfrentar os desafios da saúde, especialmente em países de baixa e média renda, a Philips Foundation fez uma parceria com a Global Neuro em 2021. Esta colaboração visa criar modelos sustentáveis e escaláveis de educação e treinamento com ferramentas avançadas de diagnóstico em áreas carentes da Colômbia. Por meio do uso de tecnologia portátil de diagnóstico e monitoramento, os profissionais de saúde em clínicas, centros de saúde comunitários, ambulâncias, centros de trauma e hospitais públicos podem aprimorar suas habilidades de tomada de decisão. Esta iniciativa tem um impacto significativo na melhoria do acesso aos cuidados de saúde em áreas com recursos limitados.

global neuro

Em 2022, a Philips Foundation iniciou uma parceria intercontinental de vários anos com a RAD-AID para promoção do acesso a serviços de ultrassom diagnóstico em 10 países, incluindo Granada e Guiana. Essa colaboração aproveita os recursos de atendimento virtual das soluções de ultrassom da Philips, permitindo que a RAD-AID implemente um modelo de remoto e altamente escalável de "treino de instrutores". Ao fornecer uma educação baseada em currículo e ensino prático, esta iniciativa capacita os profissionais de saúde com as habilidades necessárias para melhorar o acesso aos cuidados de saúde, particularmente para mães e crianças.

Liderança com propósito

Como líder latino-americana, estou imensamente orgulhosa do papel que todos os atores do setor têm desempenhado para melhorar a saúde em toda a América Latina. As colaborações e parcerias entre pessoas e organizações na região são o foco dos nossos esforços para superar os desafios de saúde e continuar com o legado da Philips.


Com o apoio da Fundação Philips e seus parceiros, estamos unindo discurso e prática para melhorar a qualidade de vida e ampliar o acesso à saúde de qualidade na América Latina. O que nos guia é, e sempre será, o nosso compromisso inabalável de fazer uma diferença concreta na vida das pessoas com nossas inovações.

Referencias

[1] https://www.prb.org/resources/noncommunicable-diseases-latin-america-youth-policy-brief/

[2] https://www.wcrf.org/cancer-trends/prostate-cancer-statistics/

[3] Sistemas de atenção primária à saúde (PRIMASYS): estudo de caso abrangente do Peru. Genebra: Organização Mundial de Saúde (2017). Licença: CC BY-NC-SA 3.0 IGO

Compartilhe nas redes sociais

Tópicos

Autores

fabia

Fabia Tetteroo-Bueno

Vicepresidente sénior y gerente general de Philips para Latinoamérica

Follow me on

You are about to visit a Philips global content page

Continue

You are about to visit a Philips global content page

Continue

Para visualizar melhor o nosso site, utilize a versão mais recente do Microsoft Edge, do Google Chrome ou do Firefox.