1

Tempo de leitura: 5 min

Início ›› Sua vida social mudará quando tiver um bebê?

Início ›› Sua vida social mudará quando tiver um bebê?

Sua vida social mudará quando tiver um bebê?

Sempre contemplei como seria minha vida com um bebê. Eu me perguntava:

 

  • Algo permaneceria como era antes ou todos os aspectos da minha vida passaria por alguma mudança pós-paternidade?
  • Como isso afetaria meu estado geral de contentamento?
  • Eu ficaria feliz passando mais tempo em casa e saindo menos?
  • Ainda teria tempo para os amigos?
  • Os amigos que ainda são solteiros ou casais sem filhos começariam a se distanciar lentamente quando a falta de assuntos em surgisse?

Você pode estar convicto em acreditar que ainda terá tempo para sair à noite com os teus amigos, para um drink rápido após o trabalho ou para passeios ocasionais ao fim de semana. O que você pode não prever são as mudanças em sua própria mentalidade pós-paternidade.

Uma noite fora com seus amigos?


Sentimento de culpa. Já é ruim o suficiente que eu mal veja meu filho durante a semana de trabalho, mas também perder a hora de dormir por causa de uma noitada com a galera estraga o que era para ser um encontro descontraído que eu curtia no passado. Porque minha noite sempre terminaria em de forma sombria se eu encontrasse meu pequeno dormindo sempre que chegasse em casa.

Já os fins de semana são muitas vezes reservados para passar tempo de qualidade com minha outra metade e com nosso pequenino.


Em resumo, posso não ter perdido amigos desde que me tornei pai, mas perdi contato com muitos deles. As interações são menos frequentes agora, assim como as saídas. Especialmente com aqueles com os quais os caminhos não estão mais alinhados. É como sair do ensino médio e começar a evoluir como pessoa (o mesmo acontece neste caso). É uma progressão natural, mas você não fica necessariamente "perdendo".

A mudança nas prioridades e nas obrigações certamente pesa, mas, em parte, é também uma escolha.


Se minha parceira e a criança não são os fatores que me impedem de passar o tempo com meus amigos, então a culpa é dos sintomas de exaustão do início da paternidade. Do lado positivo, agora eu aproveito a companhia de outros amigos com filhos!

Escrito por Alex Sheldon Savva, um pai de primeira viagem com quase 40 anos

App Bebê+ da Philips

App Bebê+

O guia e monitor do seu bebê. Monitore o desenvolvimento do seu bebê e capture os momentos especiais para sempre. Baixe o aplicativo para bebês que ajuda mamães e papais!

You are about to visit a Philips global content page

You are about to visit the Philips USA website.

Registar

Assine nossa newsletter

Para visualizar melhor o nosso site, utilize a versão mais recente do Microsoft Edge, do Google Chrome ou do Firefox.