1

Tempo de leitura: 5 min

Início ›› Preparação para a vida com um bebê

Início ›› Preparação para a vida com um bebê

Preparação para a vida com um bebê

Você instalou a cadeirinha no carro e montou o berço. Lavou todos os macacões e aventais e fez um estoque de fraldas. E agora? O que mais pode fazer para se preparar para a chegada do seu bebê?

Tente este exercício:


Desenhe um círculo em uma folha de papel e divida-o em 24 fatias. Agora pense em todas as maneiras como você passa seu tempo todos os dias. Oito horas de trabalho? Pinte oito fatias. Uma noite de sono normal de oito horas: pinte. Tomar banho, fazer refeições, exercitar-se, lavar roupa etc. Considere tudo em que você gasta seu tempo e registre em seu gráfico pizza. Peça ao seu parceiro para fazer o mesmo.

Imaginando a vida com um bebê


Agora imagine a vida com um bebê. Quanto tempo será dedicado ao cuidado do bebê? Considere, por exemplo, a alimentação do bebê. Se você estiver amamentando, seu recém-nascido poderá se alimentar de oito a 12 vezes por dia (talvez mais!). Se houver 12 mamadas por dia e cada mamada demorar, em média, 30 minutos (e essa é a média mínima), você gastará 6 horas por dia amamentando. Mesmo que esteja complementando fórmula, preparar mamadeiras, limpá-las e a alimentar o bebê também demora algum tempo.

Como alterar seu gráfico pizza para acomodar isso? E quanto à troca de fraldas? Prepare-se para uma troca de fralda a cada refeição: se forem 12 por dia, cinco minutos por troca (assim que já estiver craque nisso), vai mais uma hora nisso. Adicione trocas de roupa, colocar o bebê para dormir, para arrotar etc. Coloque tudo isso no seu gráfico.

Compartilhando o fardo


Discuta este exercício com seu parceiro e crie em um sistema que defina quem fará o quê e quando. Seu parceiro pode assumir algumas tarefas? Pense no que será essencial no início: sono e comida (para o bebê e para você!). Dedique seu dia a essas atividades, pelo menos nas primeiras semanas.

A privação de sono é real


Privação de sono é o obstáculo número um que todos os novos pais enfrentam. Os bebês dormem muito, mas também acordam muito. E nos momentos mais inconvenientes (como durante a noite, quando está tentando dormir). Embora você esteja mentalmente preparado para isso (todo mundo avisa que isso vai acontecer) a realidade pode ser bastante desafiadora. Tente dormir ou pelo menos descansar enquanto o bebê dorme.

Limite as visitas


Limite visitas nos primeiros dias e peça uma mãozinha àqueles que visitarem. Pode ser lavando as roupas ou colocando os pratos na pia.

Cuide de si mesma


Coma bem, beba bastante água e exercite-se diariamente. Isso ajudará a minimizar os efeitos da falta de sono. Acima de tudo, lembre-se de que todos os bebês acordam com frequência e que é um mecanismo de proteção que vai desaparecer quando eles crescerem e estiverem preparados e desenvolvidos.

O quarto trimestre


Considere os primeiros três meses com o recém-nascido seu quarto trimestre. Seu bebê irá gostar de um ambiente semelhante ao do útero: pouca iluminação, calor, proximidade com a mãe e alimentação sob demanda. Ao ter essas necessidades atendidas, seu bebê se sentirá seguro.

Cuidar do seu bebê dessa forma também ensinará a ser mãe. Você irá aprender todas as nuances do seu bebê, suas preferências, aversões e muito mais. Lembre-se de que você também precisará de tempo para se recuperar. Portanto, permita que o quarto trimestre seja o seu tempo de recuperação. Reduza suas expectativa e deixe a lista de tarefas para lá. Curta seu bebê e seja gentil consigo mesma enquanto aprende a ser mãe.

Escrito por Michelle: consultora de lactação, educadora de parto, escritora, editora e mãe de 4 crianças agitadas

Aplicativo Pregnancy+ da Philips

Pregnancy+

O aplicativo dá apoio a pais e bebês em uma gravidez saudável e segura e fornece um guia abrangente a respeito de todos os estágios da gravidez.

You are about to visit a Philips global content page

You are about to visit the Philips USA website.

Registar

Assine nossa newsletter

Para visualizar melhor o nosso site, utilize a versão mais recente do Microsoft Edge, do Google Chrome ou do Firefox.