out 22, 2021

Connect Day: Conectando o setor de saúde rumo à uma transformação digital

São Paulo, Brasil – Quem ainda não solicitou atendimento remoto por um médico, certamente conhece alguém que o fez. Muitos de nós recebemos e-mails ou comunicados por meio de aplicativos que permitem um melhor gerenciamento das consultas médicas ou estudos radiológicos. Esses são os aspectos mais evidentes dos benefícios da inovação digital na saúde: alcançar mais pessoas. Por trás dessas interações, também existem várias soluções clínicas e não clínicas que compõem o ecossistema da saúde e que também nos permitem chegar a mais pessoas.

O crescimento exponencial das teleconsultas, por exemplo, durante a pandemia da Covid-19, mostrou o importante papel das soluções digitais para cuidar e orientar as diversas populações; sobretudo os mais vulneráveis. Entre 2020 e 2021, estima-se que aproximadamente 7,5 milhões de atendimentos foram realizados via telemedicina no Brasil e que o recurso possa ter contribuído para salvar cerca de 75 mil vidas 1.

Outra boa notícia, desta vez do nosso relatório Future Health Index 2021, revela que 61% dos líderes de saúde no Brasil apontam a telemedicina como um dos principais investimentos em tecnologias digitais para eficiência operacional e clínica.

O desenvolvimento da inteligência artificial e da informática em saúde são grandes aliados nessa busca por um melhor acesso à saúde de qualidade. Plataformas de colaboração clínica, soluções de interoperabilidade, ferramentas de visualização avançada, informática de cardiologia, são apenas alguns dos desenvolvimentos que podem nos ajudar nesta tarefa.

Fazer parte de uma companhia que trabalha por um mundo mais saudável, via inovação, é uma prioridade em minha agenda. A Philips, líder global de tecnologia da saúde, é a maior fomentadora da transformação digital nesse ecossistema. Sabe o que isso significa em curto prazo? Empenhar todos os esforços a fim de cumprir a meta de melhorar a vida de 2,5 bilhões de pessoas por ano, até 2030. O objetivo será alcançado com soluções que exploram o imenso potencial da inteligência artificial, conectam sistemas, organizam e zelam pela segurança de dados e do paciente.

Como brasileira e líder da Philips na América Latina, eu me sensibilizo ainda mais e abraço a missão de contribuir com a ampliação do acesso à saúde da população da região, onde 30% dos habitantes não têm acesso à assistência médica adequada, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Connect Day

A evolução tecnológica é promissora, mas o cenário é complexo e os desafios são inúmeros. Para apresentar as mais relevantes tendências e tecnologias do mercado, particularmente no cenário pós-pandemia, organizamos a 8ª edição no nosso evento Connect Day 2021. O tema deste ano é Integrando um novo mundo de soluções em um mundo cada vez mais conectado.

A ideia é reunir grandes nomes do setor de saúde, que têm backgrounds profissionais diferentes, com o intuito de compartilhar conhecimento. Do universo acadêmico, por exemplo, contaremos com a presença dos professores Giovanni Cerri, do departamento de Radiologia da Faculdade de Medicina da USP, e de Martin Mocker, da ESB Business School e pesquisador do MIT Sloan. Cerri discorrerá sobre o apoio da saúde digital no dia a dia. Mocker, por sua vez, dono de outra bagagem em sua formação, mostrará que a customização de softwares nem sempre é a solução mais apropriada.

Entre representantes de grandes players das áreas hospitalar e de medicina diagnóstica, receberemos Lidia Abdalla, CEO do Grupo Sabin, que participará do painel Tecnologia como aliada da saúde. Ailton Brandão, diretor de TI e Inovação do Sírio Libanês, será um dos palestrantes de um debate com assunto desafiador: Cybersegurança (quantas ameaças recentes temos visto a sistemas de empresas dos mais diversos setores!).

No Connect Day, diversos outros profissionais abordarão temas como modelos de gestão, integração de dados, interoperabilidade de sistemas, cuidado remoto. Toda essa combinação de experiências é interconexão, afinal.

O evento reforça outro insight interessante do Future Health Index 2021 indicou que os líderes de saúde estão entendendo a importância da cooperação entre os agentes do setor em prol da evolução do segmento: 38% dos entrevistados acreditam que, para que estejam preparadas para o futuro, as suas instituições precisarão investir em parcerias estratégicas.

Soluções na jornada da saúde

As soluções digitais da Philips são baseadas no conceito de “quadruple aim”, estratégia que visa gerar valor para toda a cadeia: (1) melhorar a experiência do paciente, (2) promover a satisfação das equipes de trabalho, (3) aprimorar resultados (diagnóstico preciso e tratamentos assertivos), e (4) aumentar produtividade e reduzir custos para as instituições de saúde.

A inteligência artificial atravessa esses quatro aspectos; otimiza processos e impacta positivamente todo o ciclo da saúde. Orientada para dados, tem capacidade, inclusive, de identificar com antecedência onde haverá surtos de doenças. Estudiosos vaticinam ser inevitável uma próxima pandemia. Mais uma vez, é a tecnologia na saúde que fará a diferença.

Venha debater tendências e tecnologias do mercado de saúde com a gente. A oitava edição do Connect Day acontece de forma virtual, nos dias 26 e 27 de outubro. Saiba mais no site do Connect Day.

1. Federação Brasileira de Hospitais: Entidade aponta que telemedicina salvou mais de 75 mil vidas entre 2020 e 2021.h thtps://www.fbh.com.br/entidade-aponta-que-telemedicina-salvou-mais-de-75-mil-vidas-entre-2020-e-2021/ . Acesso em 20/10.2021

A Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHIA) é uma empresa líder de tecnologia em saúde com foco no aprimoramento da saúde e do bem-estar das pessoas e em proporcionar melhores desfechos em todo o continuum de saúde, desde um estilo de vida saudável e da prevenção de doenças ao diagnóstico, tratamento e atendimento domiciliar. A Philips potencializa a tecnologia avançada e profundos insights clínicos e de consumo para fornecer soluções integradas. Com sede na Holanda, a empresa é líder em diagnóstico por imagem, terapia guiada por imagem, monitoramento de pacientes e informática da saúde, bem como em saúde do consumidor e atendimento domiciliar. A Philips emprega cerca de 77.000 funcionários no setor de vendas e serviços em mais de 100 países e, em 2020, gerou 17,3 mil bilhões de euros em vendas. Para obter notícias sobre a Philips, visite o site www.philips.com/news.

Material gráfico