1
Produtos

Início ›› Gravidez e sangramento na gengiva, gengivite e dentes sensíveis
Início ›› Gravidez e sangramento na gengiva, gengivite e dentes sensíveis

Gravidez e seus dentes: o que você deve saber


Leitura de 5 minutos

 

Há muito para se compreender quando você está grávida e se preparando para a chegada do bebê. Então, no primeiro momento, pode ser que você acabe não ligando muito para as formas como a gravidez pode afetar seus dentes, provocando problemas como gengivite, sangramento de gengiva e dentes sensíveis.

 

Sua saúde oral pode afetar a saúde do seu bebê, e saber como cuidar de seus dentes durante a gravidez pode prevenir condições comuns que mulheres experimentam.*,**

 

Eis o que você deve saber sobre gravidez e seus dentes.

Tome mais cuidado com seus dentes durante a gravidez

 

Seu corpo passa por incríveis mudanças ao longo da gravidez. Muitas delas são acionadas por um aumento nos hormônios, que trabalham nos bastidores para garantir que seu bebê se desenvolva de forma saudável. ***

 

O aumento nos hormônios do corpo também tem um efeito sobre os dentes e a gengiva. Por exemplo, você pode ficar com os dentes mais sensíveis e com a gengiva inchada ou inflamada. Às vezes, isso leva ao que se chama de gengivite gestacional. Sem tratamento, doenças na gengiva podem provocar nascimento prematuro e recém-nascido abaixo do peso. ****

Mãe com bebê no colo

Condições e doenças nos dentes e gengivas mais comuns durante a gravidez

- Gengivite

 

Como mencionamos, durante a gravidez você pode ficar mais suscetível a doenças na gengiva, como a periodontite. A primeira fase da periodontite é chamada de gengivite. Fique atenta para alguns sinais durante a gravidez, como sangramento na gengiva durante a escovação ou o uso do fio dental, gengivas vermelhas ou inchadas, ou mau hálito persistente.

 

Tente o seguinte: garanta a escovação duas vezes por dia e a limpeza do espaço interdental diariamente. Se estiver preocupada com a saúde dental, marque uma consulta de rotina com seu dentista.

- Erosão do esmalte

 

O aumento nos hormônios costuma provocar enjoo matinal, e isso pode levar à erosão do esmalte. Regurgitar regularmente faz com que seus dentes fiquem envoltos em ácido estomacal forte, o que aumenta o risco de cáries. *****

 

Tente o seguinte: resista ao impulso de escovar os dentes imediatamente para evitar danos ao esmalte. Em vez disso, enxágue a boca com água da torneira e utilize enxaguantes bucais. Espere ao menos uma hora antes de escovar os dentes. 

É seguro ir ao dentista durante a gravidez?

 

Muitas mulheres se perguntam se a consulta com o dentista afetará o bebê. Fique tranquila: é seguro se consultar com o dentista durante a gravidez. Limpezas e exames de rotina são recomendados e qualquer tratamento não urgente pode ser adiado para depois do parto.

 

No caso de tratamento preventivo, é possível fazer modificações para manter o bebê seguro. Por exemplo, raios-x dentais são considerados seguros durante a gravidez com o uso de proteção adequada, de acordo com a Associação Odontológica dos Estados Unidos. *****

 

Alguns remédios não podem ser tomados durante a gravidez, e por isso é importante informar imediatamente ao dentista que você está grávida. Ele oferecerá aconselhamento sobre o melhor cuidado possível para você e para seu bebê.

Visitas ao dentista

Como planejar visitas ao dentista

 

Ainda está na fase de planejamento da gravidez? Agora é o momento ideal para agendar uma consulta com seu dentista.

 

Assim, você pode planejar qualquer tratamento urgente antes da gravidez, e seu dentista pode oferecer aconselhamento especial sobre como cuidar dos dentes durante a gravidez.

 

Durante a gravidez, o segundo trimestre tende a ser o trimestre ideal para tratamentos de saúde oral. *****

De modo geral, é importante manter visitas regulares ao dentista, duas vezes por ano ou com mais frequência, caso o dentista aconselhe.

Como cuidar muito bem de seus dentes


1. Escove duas vezes por dia, todos os dias

 

Escovar os dentes por dois minutos, duas vezes por dia, é a maneira ideal de combater placa bacteriana e prevenir gengivite gestacional. Para uma limpeza mais completa, considere utilizar uma escova de dentes elétrica. Ela é mais eficiente para remover bactérias do que uma escova manual. 

2. Passe fio dental todos os dias

 

Existem alguns locais que sua escova não consegue alcançar, então certifique-se de passar fio dental no espaço entre os dentes todos os dias para remover as partículas de comida que servem de alimento para as bactérias.

3. Coma uma dieta balanceada 

 

Sabemos que os desejos durante a gravidez são fortes. Infelizmente, você deve continuar evitando alimentos doces para evitar cáries.

4. Fale imediatamente ao seu dentista que está grávida

 

É importante alertar seu dentista sobre sua gravidez, para o caso de algum tratamento ter que ser modificado.

5. Marque consultas regulares com o dentista 

 

É melhor fazer consultas de rotina com o dentista duas vezes por ano.

 

Tem mais perguntas ou questões sobre a saúde de seus dentes durante a gravidez? Marque uma consulta de rotina com seu dentista para descobrir a melhor forma de cuidar de seus dentes e do seu bebê.

 

Quer descobrir como cuidar dos dentes de seu bebê? Descubra o que esperar de um dentista pediátrico.

Artigos recomendados

* Sanz M, et al. J Periodontol 2013;84(4 Suppl.):S164-S169 doi:10.1902/ jop.2013.1340016

** Han YW, Wang X. Mobile microbiome: Oral bacteria in extra-oral infections and inflammation. J Dent Res 2013; 92: 485-491

*** Pregnancy factsheet.pdf - Dental Health Services Victoria (2014)

**** Advice for pregnant woman - Dental Health Services Victoria (2014)

***** Pregnant? 9 Questions You May Have About Your Dental Health - Mouth Healthy