1

Tempo de leitura: 5 min

Início ›› Oitava semana da gravidez

Início ›› Oitava semana da gravidez

Oitava semana da gravidez

Menino ou menina?


O sexo do seu bebê foi decidido durante a concepção, mas só é possível saber, tecnicamente, após a oitava semana (mas não espere uma resposta antes de uma ultrassonografia ou de um exame de sangue mais tarde). Durante a oitava semana, os órgãos reprodutivos se desenvolvem e seu bebê terá testículos ou ovários.

Traços faciais


O rosto do seu bebê está tomando forma e ficando mais desenvolvido. Pequenas caraterísticas faciais como os lábios, a ponta do nariz e até mesmo as pálpebras se desenvolvem esta semana. Se você pudesse dar uma espiada dentro da boca do bebê, poderia ver até mesmo uma língua minúscula nos estágios iniciais do desenvolvimento, com papilas gustativas e tudo! Os olhos também estão se desenvolvendo rapidamente, o que inclui o desenvolvimento da retina e do pigmento do olho.

Qual o tamanho do seu bebê?


O seu bebê já não parece mais um camarão e está assumindo uma forma muito mais humana e completa, com o início de um pescoço por baixo da cabeça. Seu bebê tem o peso de um clipe de papel, embora isso seja difícil de acreditar diante do desconforto que você tem sentido. Seu bebê está muito mais ativo esta semana (se remexendo e pulando), mas ainda é muito cedo pra você sentir esses movimentos.

"Seu bebê tem o peso de um clipe de papel, embora isso seja difícil de acreditar diante do desconforto que você tem sentido."

Os batimentos cardíacos do seu bebê


Talvez a caraterística a mais emocionante da oitava semana sejam os batimentos cardíacos que podem vistos na ultrassonografia. Esse batimento, embora primitivo, é um bom sinal de que sua gravidez está se desenvolvendo bem.

Seu corpo em constante mudança


Seu útero cresceu e está mais ou menos do tamanho de uma laranja. Suas calças podem começar ficar apertadas. É provável que você ainda não precise de roupas de grávida, embora possa ser mais confortável usar camisolas e calças de moletom largas quando estiver descansando. Este aumento de tamanho pode causar alguma dor em nervos ou nas costas. Fazer alongamento e começar uma aula de ioga para gestantes pode ajudar seu corpo se ajustar com mais facilidade.

Aumento na secreção


Outra mudança que pode começar esta semana é um aumento na secreção vaginal. Desde que a secreção seja clara, e sem odor, é simplesmente um dos efeitos da gravidez. Isso é causado por picos hormonais e continuará durante toda a gestação. Talvez seja irritante, mas não há muito que você pode fazer quanto a isso. Usar um protetor de calcinha pode ajudar. Fique atenta à sinais de infeção vaginal ou fungos e consulte um médico imediatamente se tiver essa suspeita.

Alterações na pele


A acne pode também pode aparecer na gravidez. Muitas mulheres desenvolvem pontos avermelhados pelo corpo ou no rosto, também devido a hormônios. A maioria deles desaparecerá após o parto e não é preciso se preocupar.

Pense nisso: só mais 32 semanas! Não se preocupe, o tempo provavelmente voará muito mais rápido do que você pensa.

Aplicativo Pregnancy+ da Philips

Pregnancy+

O aplicativo dá apoio a pais e bebês em uma gravidez saudável e segura e fornece um guia abrangente a respeito de todos os estágios da gravidez.

You are about to visit a Philips global content page

You are about to visit the Philips USA website.

Registar

Assine nossa newsletter

Para visualizar melhor o nosso site, utilize a versão mais recente do Microsoft Edge, do Google Chrome ou do Firefox.