jul 25, 2022

Resultados da Philips para o segundo trimestre de 2022

Desempenho da Philips é afetado por ventos contrários; força do catálogo de pedidos e melhoria no estoque de componentes devem proporcionar crescimento e maior rentabilidade a partir do segundo semestre de 2022

Destaques

• As vendas do grupo totalizaram 4,2 bilhões de euros, com uma queda nas vendas de 7% causada principalmente pela escassez contínua de suprimentos e confinamentos  prolongados na China; no segundo trimestre de 2021 o percentual foi de 9%
  • O catálogo de pedidos continua forte; a entrada de pedidos comparáveis aumentou 1% e inclui um impacto negativo de 5 pontos percentuais relacionado à China
  • O resultado operacional totalizou 11 milhões de euros frente aos 85 milhões de euros registrados no segundo trimestre de 2021
  • EBITA ajustado de EUR 216 mi (5,2%) das vendas em comparação aos EUR 532 mi (12,6%) das vendas, no segundo trimestre de 2021
  • O fluxo de caixa operacional foi uma saída de EUR 306 mi, principalmente devido a estoques temporariamente mais altos, em comparação a uma entrada de EUR 332 mi no segundo trimestre de 2021
  • Com relação à ação de campo para dispositivos específicos de CPAP, BiPAP e ventiladores mecânicos, a Philips Respironics produziu, até o momento, 3 milhões de dispositivos de substituição e kits de reparo e publicou resultados de testes animadores para os dispositivos DreamStation de primeira geração
  • Medidas abrangentes em vigor para melhorar a resiliência e os preços da cadeia de fornecimento; programa de produtividade aumentou para EUR 500 mi ao ano até 2025
  • A empresa revisou as perspectivas para todo o ano de 2022 para um crescimento de vendas comparável de 1% a 3% e cerca de 10% de margem de EBITA ajustado, impulsionada por um crescimento de vendas comparável de 6% a 9% no segundo semestre de 2022
  • Para o período de 2023-2025, a Philips apresentou uma trajetória revisada de melhoria de desempenho de 4% a 6% de crescimento médio anual de vendas comparáveis e uma margem de EBITA ajustado de 14% a 15%, bem como um fluxo de caixa livre de cerca de EUR 2 bi até 2025

Frans van Houten, CEO da Royal Philips:

“Em todos os nossos negócios, intensificamos nossas ações em produtividade, preços e fortalecimento da resiliência da cadeia de fornecimento para mitigar os ventos contrários e os riscos associados. O impacto positivo dessas ações, juntamente com a força do nosso catálogo de pedidos e melhoria no fornecimento de componentes, me dão confiança de que retomaremos o crescimento a partir do terceiro trimestre, resultando em um crescimento de vendas comparável de 6% a 9% e melhor lucratividade no segundo semestre do ano. Para todo o ano de 2022, esperamos ter entre 1% a 3% de crescimento nas vendas comparáveis e cerca de 10% na margem de EBITA ajustado.

Nossos produtos continuam com boa demanda, conforme evidenciado pelo contínuo crescimento do nosso já solidificado catálogo de pedidos, confirmando a relevância da nossa estratégia e portfólio de inovações para nossos clientes.  No segundo trimestre, a entrada de pedidos comparáveis aumentou 1% e inclui um impacto negativo de 5 pontos percentuais relacionados à China. Fizemos parceria com mais 19 grupos hospitalares para ajudá-los a transformar a prestação de cuidados e aumentar a produtividade da equipe. Em nossos negócios de Saúde Pessoal, entregamos um segundo trimestre consecutivo de crescimento de vendas comparáveis de dois dígitos na América do Norte.

Nosso desempenho no segundo trimestre foi afetado por desafios globais em todo o setor, incluindo escassez de suprimentos, medidas de lockdown relacionado à Covid na China, pressões inflacionárias e a guerra Rússia-Ucrânia, resultando em uma queda de vendas comparável de 7%, com uma margem de EBITA ajustado de 5,2%. Os confinamentos relacionados à Covid afetaram significativamente nossos negócios na China, onde as vendas comparáveis e a entrada de pedidos caíram quase 30% no trimestre. A produção em várias das nossas fábricas, bem como dos nossos fornecedores na China, foi suspensa por dois meses, o que exacerbou os desafios referentes à cadeia de fornecimento global e custos. Os lockdowns na China impactaram diretamente a margem de EBITA ajustado do Grupo em 120 pontos-base devido a vendas mais baixas e mais 110 pontos-base devido à subutilização da fábrica. A inflação global e os ventos contrários nos custos tiveram um impacto adicional de cerca de 290 pontos-base na rentabilidade do Grupo no trimestre.

A Philips Respironics mantém um progresso sólido com o programa de reparo e substituição de dispositivos CPAP, BiPAP e ventiladores mecânicos afetados pelo aviso de segurança de campo de junho de 2021, tendo publicado resultados animadores relacionados ao programa abrangente de testes e pesquisas para avaliar os possíveis riscos à saúde. Sabemos o quanto os dispositivos afetados são importantes para os pacientes e estamos trabalhando muito para solucionar a questão o mais rápido possível.

Com relação a 2023 e além, embora diante de riscos e um macroambiente desafiador, esperamos que nossas medidas para a cadeia de fornecimento entrem em vigor, resultando em uma melhoria significativa na conversão do nosso catálogo de pedidos para receita. Nossos preços e medidas de aumento de produtividade expandirão as margens. Com base nessas ações, nos fortes fundamentos dos nossos negócios e levando em consideração nossas perspectivas para 2022, agora esperamos entregar um crescimento de vendas comparável de 4% a 6% e uma margem de EBITA ajustado de 14% a 15% até 2025, com melhorias adicionais a partir de então.”

Desempenho por segmento de negócios

As vendas comparáveis dos negócios de Diagnóstico e Tratamento diminuíram 4% devido ao crescimento de vendas comparáveis de 16% no segundo trimestre de 2021. O crescimento de um dígito alto em Informática de Diagnóstico Empresarial e o crescimento de um dígito médio em Terapia Guiada por Imagem foi mais do que compensado por um declínio no Ultrassom e Diagnóstico por Imagem, devido à escassez de componentes eletrônicos específicos. A entrada de pedidos comparáveis aumentou 3% devido ao crescimento de 29% na entrada de pedidos comparáveis no segundo trimestre de 2021, com crescimento em todos os negócios, refletindo a sólida demanda contínua pelo portfólio da Philips. A margem de EBITA ajustado foi de 6,2%, principalmente devido à queda nas vendas, inflação de custos e um impacto desfavorável do mix, parcialmente compensado por medidas de produtividade.

A margem de EBITA ajustado foi de 1,1%, principalmente devido à queda nas vendas e inflação de custos, parcialmente compensados por medidas de produtividade. A entrada de pedidos comparável mostrou uma queda de 2%, enquanto a demanda por Monitoramento de Pacientes Hospitalares e Informática de Cuidados Conectados permanece robusta. A margem de EBITA ajustado foi de 1,1%, principalmente devido à queda nas vendas e inflação de custos, parcialmente compensados por medidas de produtividade.

As vendas comparáveis dos negócios de Saúde Pessoal diminuíram 5% devido ao crescimento de vendas comparáveis de 33% no segundo trimestre de 2021. O crescimento de dois dígitos na América do Norte foi mais do que compensado pelas quedas de dois dígitos na China e na Rússia. A margem de EBITA ajustado foi de 12,4%, principalmente devido à queda nas vendas e inflação de custos.

O foco contínuo da Philips em inovação e parcerias estratégicas resultou nos seguintes avanços importantes durante o trimestre:

• A Philips assinou 19 novas parcerias estratégicas de longo prazo com hospitais na Europa, Ásia e América do Norte, incluindo um contrato de monitoramento de pacientes de 10 anos com um grande hospital na Alemanha. Por meio da oferta avançada de monitoramento empresarial da Philips, o hospital fará a transição de dispositivos autônomos para uma solução de monitoramento de pacientes escalável em toda a empresa que mantém as equipes de atendimento conectadas e informadas para uma gestão aprimorada do atendimento ao paciente.
  • A Philips recebeu autorização da FDA para comercializar seu novo sistema 7700 3.0T MR, com um sistema de gradiente aprimorado para a mais alta qualidade de imagem da Philips para oferecer suporte a um diagnóstico de precisão. A Philips também recebeu autorização da FDA para seu software de aceleração SmartSpeed MR, adicionando algoritmos de coleta de dados de IA ao mecanismo Compressed SENSE MR existente da Philips para maior resolução de imagem com tempos de digitalização três vezes mais rápidos e praticamente sem perda na qualidade da imagem.
  • A Philips recebeu autorização da Associação Nacional de Produtos Médicos da China (NMPA) para lançar as operações de RM sem hélio Ingenia Ambition, que é produzida na China para o mercado chinês. A Philips está unindo forças com a B-Soft, empresa chinesa de informática para a saúde, buscando desenvolver uma solução de informática para saúde adaptada às necessidades dos hospitais chineses. Isso reforça o progresso contínuo da estratégia da Philips na China para impulsionar ofertas relevantes para o mercado por meio de sua presença local, bem como parcerias com o ecossistema de inovação local.
  • Demonstrando os benefícios clínicos das opções de terapia minimamente invasiva da Philips, a empresa anunciou resultados positivos de seu ensaio clínico de angioplastia com balão otimizado para aderência abaixo do joelho. Os resultados mostram que o sistema endovascular Tack proporciona um efeito de tratamento prolongado para pacientes com isquemia crítica de membros, um estágio grave da doença arterial periférica.
  • Aproveitando a liderança da Philips em soluções de cardiologia intervencionista, a empresa lançou a versão mais recente de sua ferramenta de orientação por imagem EchoNavigator, que integra perfeitamente ultrassom ao vivo, imagem intervencionista de raios-X e modelos cardíacos 3D avançados para ajudar as equipes intervencionistas a tratar doenças cardíacas estruturais com maior facilidade e eficiência.
  • A Philips assinou um contrato de longo prazo com o hospital Rijnstate, na Holanda, para fornecer uma ampla variedade de dispositivos de ultrassom avançados para 17 departamentos diferentes em vários unidades do hospital. O contrato envolve aparelhos e serviços de ultrassom para exames cardiológicos, vasculares ou radiológicos, obstetrícia/ginecologia, além de aparelhos móveis para o pronto-socorro.
  • Com base no fortalecimento bem-sucedido do portfólio de escovas de dentes elétricas inovadoras da empresa — de propostas de nível básico a premium —, bem como campanhas publicitárias e promocionais direcionadas, a Philips Oral Healthcare registrou um forte crescimento de vendas comparável de dois dígitos e ganhos de participação de mercado na América do Norte no trimestre.

Ação de campo da Philips Respironics relacionada a CPAP, BiPAP e ventiladores mecânicos específicos

A Philips Respironics manteve um progresso sólido com o programa de reparo e substituição de dispositivos CPAP, BiPAP e ventiladores mecânicos afetados pelo aviso de segurança de campo de junho de 2021, tendo publicado resultados animadores relacionados ao programa abrangente de testes e pesquisas para avaliar os possíveis riscos à saúde. Até o momento, foram produzidos 3 milhões de dispositivos de substituição e kits de reparo. A Philips Respironics pretende aumentar ainda mais a capacidade e concluir cerca de 90% da produção e remessas para os clientes em 2022. Os resultados dos testes até o momento para os dispositivos DreamStation de primeira geração, que representam a maioria dos dispositivos afetados registrados, são muito encorajadores. Eles apontam uma prevalência muito baixa de degradação visível da espuma, e os dispositivos DreamStation de primeira geração novos e usados passaram nos testes de compostos orgânicos voláteis e de emissão de partículas respiráveis.

Após a inspeção da FDA em algumas instalações da Philips Respironics nos EUA em 2021 e as observações de inspeção subsequentes, o Departamento de Justiça dos EUA, agindo em nome da FDA, iniciou recentemente um diálogo com a Philips sobre os termos de um decreto de consentimento proposto para resolver os problemas identificados.

Alocação de capital

No segundo trimestre, a Philips emitiu EUR 750 milhões em notas de taxa fixa com vencimento em 2027, EUR 650 milhões em Notas de Inovação Verde com vencimento em 2029 e EUR 600 milhões em Notas de Inovação em Sustentabilidade com vencimento em 2033 sob seu programa Euro Medium Term Note e celebrou uma série de transações para ampliar e otimizar o perfil de vencimento da dívida da empresa. Veja aqui mais informações sobre a atual estrutura de dívida da Philips. Consulte aqui para obter mais informações sobre a atual estrutura de dívida da Philips.

Após a emissão de 14.174.568 novas ações relacionadas ao dividendo em ações e o cancelamento de 8.758.455 ações que foram adquiridas como parte do programa de recompra de ações de 1,5 bilhão de euros para fins de redução de capital, o atual capital social emitido da Philips chega a 889.315.082 ações ordinárias.  Conforme comunicado anteriormente, a Philips pretende ter 19.571.218 ações entregues por meio da liquidação antecipada de contratos a termo (celebrados como parte do mesmo programa de recompra de ações) e cancelá-las também, o que resultaria em 869.743.864 ações ordinárias emitidas no final de 2022 (2021: 883,898,969).

Relatório

Resultados do 2º trimestre 2022 – Relatório (490.0KB)

Apresentação

Resultados do 2º trimestre de 2022 – Apresentação (3.17MB)

Visite nosso hub de resultados interativo para saber mais sobre nosso desempenho financeiro e de sustentabilidade no último trimestre.

A Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHIA) é uma empresa líder em tecnologia de saúde focada em melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas e permitir melhores resultados em toda a continuidade da saúde – desde uma vida saudável e prevenção até diagnóstico, tratamento e atendimento domiciliar. A Philips utiliza tecnologia avançada e profundos insights clínicos e do consumidor para oferecer soluções integradas. Com sede na Holanda, a empresa é líder em diagnóstico por imagem, terapia guiada por imagem, monitoramento de pacientes e informática em saúde, bem como em saúde do consumidor e atendimento domiciliar. A Philips gerou vendas de 17,2 bilhões de euros em 2021 e emprega aproximadamente 78.000 funcionários com vendas e serviços em mais de 100 países.

Material gráfico

Aspectos destacados del negocio durante el segundo trimestre de 2022

Novas parcerias estratégicas de longo prazo

A Philips firmou 19 novas parcerias estratégicas de longo prazo com hospitais na Europa, Ásia e América do Norte, incluindo um acordo de monitoramento de pacientes de 10 anos com um grande hospital na Alemanha.

Autorização da FDA para inovações em diagnóstico por imagens

Inovação de orientação por imagem para cardiologia intervencionista

Aproveitando a liderança da Philips em soluções de cardiologia intervencionista, a empresa lançou a versão mais recente de sua ferramenta de orientação por imagem EchoNavigator.

Sólido impulso para inovações em saúde bucal na América do Norte

Aproveitando o reforço bem-sucedido do portfólio de escovas de dentes elétricas inovadoras da empresa, a Philips Oral Healthcare registrou um sólido crescimento de vendas e participação de mercado comparáveis de dois dígitos contínuos ganhos na América do Norte no trimestre.