Centro de Notícias | Brasil

jul 29, 2021

Organizações se unem para levar saúde de qualidade às regiões carentes do Brasil

 

  • Fundação Philips, SAS Brasil, Hospital Albert Einstein e Rally dos Sertões pretendem impactar a saúde de 86 mil pessoas em 12 meses.

São Paulo, Brasil – A Fundação Philips, com a missão de proporcionar acesso à saúde de qualidade para comunidades carentes por meio da inovação, acaba de anunciar parceria com a organização social sem fins lucrativos Saúde Alegria Sustentabilidade Brasil (SAS Brasil), Hospital Albert Einstein, Philips Brasil e Rally dos Sertões, com o objetivo de levar atendimento médico à população de regiões distantes dos centros urbanos brasileiros, onde será realizada a competição brasileira de rally. A ação contará com quatro unidades médicas móveis, com um profissional de saúde em cada uma, que dará total suporte aos pacientes, conectando-os a outros profissionais médicos por meio da telemedicina.

 

“Na América Latina, cerca de 30% da população não tem acesso a tratamentos de qualidade, por questões econômicas ou geográficas. No Brasil, a situação não é diferente e o nosso objetivo é fazer com que essa parcela da população tenha acesso às consultas e exames com equipamentos tecnológicos, que proporcionam diagnósticos precisos” explica Margot Coojimans, diretora da Philips Foundation. Atualmente, doenças não transmissíveis (DNTs), como cardiovasculares e pulmonares, câncer e diabetes são as principais responsáveis pelos óbitos em todo o mundo.

 

“Desta forma, precisamos atuar de forma preventiva em saúde. Por isso, a Fundação Philips decidiu unir esforços com a SAS Brasil, Hospital Albert Einstein e Rally dos Sertões para oferecer o modelo de atendimento via telemedicina às regiões mais carentes do país, levando saúde para essas pessoas” completa.

 

Alinhada a missão da Philips de melhorar a vida de 2,5 bilhões de pessoas por ano, até 2030, a Fundação Philips realizará a doação de soluções de ponta como monitores fetais e maternos, que medem as frequências cardíacas das mães e dos bebês separadamente; cardiógrafos para os exames de eletrocardiograma; monitor de sinais vitais e ultrassons portáteis, que proporcionam imagens de qualidade. Além disso, a instituição oferecerá treinamentos remotos para os profissionais de saúde, para que utilizem os equipamentos da melhor forma possível, extraindo resultados com a mais alta excelência.

 

Os profissionais de saúde que estarão na linha de frente dos atendimentos também contarão com um novo software que permite identificar riscos pré-natal, receber assistência diagnóstica à distância e avaliar o progresso das pacientes. Neste sentido, é possível identificar riscos de gravidez a fim de encaminhar as mulheres à centros de saúde especializados, para que possam ser tratadas corretamente.

 

A solução estará conectada ao ultrassom móvel, este que, por sua vez, conta com uma mochila que funciona como uma bateria a luz solar, garantindo mobilidade ao profissional de saúde e a à toda equipe, facilitando o encontro com as mulheres grávidas em localidades de difícil acesso.

 

“Estamos muito entusiasmados em compartilhar nosso profundo conhecimento clínico e experiência por meio deste projeto. Nossos profissionais vão capacitar equipes de saúde locais para se conectar com os médicos especialistas do SAS Brasil, por meio da plataforma de telemedicina utilizada, além de treinamentos voltados para o uso dos equipamentos. Queremos que os profissionais de saúde sejam capazes de gerar informações e dados relevantes a partir de consultas para um diagnóstico e tratamento altamente eficazes” afirma Patrícia Frossard, Country Manager da Philips do Brasil.  “A solução de software MOM será incluída como parte dos serviços de telemedicina fornecidos conectando o app Caregiver e o portal MOM para oferecer informações oportunas para atendimento obstétrico com o objetivo de reduzir as taxas de mortalidade infantil e materna” finaliza.

 

O projeto tem como premissa impactar 86 mil pessoas, ao longo de 12 meses, e permitir que elas tenham prontuários de saúde analisados e acompanhados continuamente.

 

“A inovação em saúde pode beneficiar e melhorar a vida de todos. Por isso, aceitamos o desafio da Fundação Philips para levar o teleatendimento às regiões carentes do nosso país, o que está totalmente conectado a nossa atividade de levar saúde, utilizando tecnologia e inovação, para aqueles que mais precisam. Para nós, é muito importante ter parceiros que estejam comprometidos com o que acreditamos” afirma Adriana Mallet Toueg, CEO da Saúde Alegria Sustentabilidade Brasil.

Philips Foundation

Dinâmica do teleatendimento

 

Para o atendimento, a Fundação Philips e a SAS Brasil vão equipar quatro containers de 12m² com soluções conectadas, a fim de promover o atendimento. A logística do transporte ficará a cargo da organização do Rally dos Sertões, responsável por instalar as unidades nos municípios já selecionados e visitados do Nordeste e Centro-Oeste do Brasil onde a competição irá acontecer: Cavalcante e Campos Belos (GO), Preá (CE), Santo Amaro (MA) e as comunidades quilombolas presentes nas regiões.

 

“Nós vamos identificar as equipes de saúde dos municípios para promover uma integração entre os serviços prestados pela equipe de saúde pública e pela capacitação da Fundação Philips, em termos de telemedicina e melhor uso dos equipamentos” garante Sabine Zink, diretora da SAS Brasil.

 

A seleção dos pacientes será realizada por uma equipe de triagem online do SAS Brasil, que indicará a melhor forma de atendimento ao paciente: na unidade de teleatendimento, onde poderão ser realizados exames físicos e procedimentos, ou, em casos mais simples, em casa, sem a necessidade locomoção para o centro médico. Já os exames de triagem para detecção precoce do câncer do colo do útero e de pele serão patrocinados pelo Hospital Albert Einstein (AMIGOH) e serão otimizados a partir do conceito de telemedicina pelas equipes médicas voluntárias da SAS Brasil.

 

Vale lembrar que, em todas as unidades médicas móveis, um profissional de saúde dará todo o suporte aos atendimentos, conectando médicos e pacientes, por meio da plataforma de telemedicina.

 

“Parcerias valiosas como essas dão mais força e trazem mais valor ao nosso propósito de salvar vidas. A Fundação Philips e a Philips Brasil estão ansiosas para dar esse passo tão importante para a população brasileira” finaliza Patrícia.

Sobre a Royal Philips

A Royal Philips é uma empresa líder em tecnologia da saúde, focada em melhorar a qualidade de vida das pessoas e em permitir melhores resultados por meio do ciclo completo da saúde, que envolve desde vida saudável e prevenção, até diagnóstico, tratamento e cuidados domiciliares. A Philips utiliza tecnologia avançada e profundos conhecimentos clínicos, assim como as perspectivas dos consumidores para oferecer soluções integradas. A empresa, com sede na Holanda, é líder em diagnóstico por imagem, terapia guiada por imagem, monitoração de pacientes, informática voltada à saúde, cuidados domésticos e saúde do consumidor. Em 2019, o segmento de tecnologia de saúde da Philips alcançou 19,5 bilhões de euros em vendas e emprega cerca de 81 mil colaboradores de vendas e serviços em mais de 100 países. Para obter mais informações sobre a Philips, acesse: www.philips.com/newscenter

Leia maisLeia menos

Temas

Contatos

Ileana Carrasco

Ileana Carrasco

Gerente de Comunicação Externa e Relações Públicas

Tel: +1 305 520 9025

Material gráfico

Compartilhe nas redes sociais

Para visualizar melhor o nosso site, utilize a versão mais recente do Microsoft Edge, do Google Chrome ou do Firefox.