Centro de Notícias | Brasil

abr 12, 2021

Hospital de alta complexidade é inteiramente equipado com soluções Philips

  • Linhares Medical Center adquiriu soluções de última geração da companhia. Objetivo é se tornar referência em procedimentos complexos além do eixo Rio–São Paulo
Espírito Santo, Brasil – Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHIA), líder global em tecnologia da saúde, acaba de firmar mais uma parceria que traz ainda mais valor à sua missão de melhorar a vida de 2,5 bilhões de pessoas por ano globalmente, até 2030. Previsto para ser inaugurado em abril deste ano, o Linhares Medical Center (LMC), hospital de alta complexidade no município de Linhares (ES), contará com soluções da empresa, sendo a única fornecedora da instituição. O portfólio de soluções clínicas do LMC terá soluções de cardiologia, equipamentos e monitores Philips.  O hospital adotou também o sistema de gestão Tasy EMR no modelo SaaS (Software as a Service; ou software como serviço) para gerenciar e integrar todas as áreas.

Tecnologia de ponta em novo hospital

 

A cidade de Linhares, ao norte do Espírito Santo, ganhará em breve um hospital com os mais modernos equipamentos da Philips.  O Linhares Medical Center (LMC) foi planejado para oferecer 80 especialidades e alta complexidade, com atendimentos cirúrgicos, ambulatoriais e de imagem, em uma estrutura baseada em avançados recursos tecnológicos.

 

“Estamos em uma cidade planejada, que tem registrado grande crescimento econômico e com uma localização estratégica, próxima ao sul da Bahia e ao noroeste de Minas Gerais, regiões que também careciam de infraestrutura para medicina avançada e atendimento exclusivo”, explica o cardiologista João Eduardo Tinoco, sócio do hospital. “Pretendemos ser um centro de referência regional em procedimentos complexos.”

 

Tinoco é um dos mais renomados especialistas em uma técnica de angioplastia pouco invasiva e altamente delicada, utilizada em casos de obstrução coronariana crônica (CTO, sigla em inglês para chronic total occlusion). O médico viaja por várias capitais do país para realizar o procedimento. “Agora os pacientes poderão ser atendidos em Linhares”, afirma.

 

Os produtos Philips escolhidos para a área de cardiologia do LMC incluem o IntelliSpace Cardiovascular e o Azurion, soluções de gerenciamento de imagem e terapia guiada cujas informações são usadas na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares. Os equipamentos permitem acessar uma grande quantidade de dados clínicos e administrativos em um só lugar.

 

“Fazemos também treinamento anual sobre CTO com mais de 50 médicos do Brasil e América Latina apenas com equipamentos Philips”, acrescenta o cardiologista hemodinamicista.

 

Também fizeram parte da aquisição de equipamentos o arco cirúrgico móvel Zenition – inovação para uso intensivo em intervenções e cirurgias; o CT Premium Incisive e equipamentos de Ultrassom Affiniti 70 com performance e fluxo de trabalho poderoso para os diagnósticos.

Integração para gerenciamento de dados

 

O software de gestão do Linhares Medical Center é o Tasy em Cloud, no modelo SaaS. Nesse caso, a confi­guração e gestão do ambiente é de responsabilidade da Philips e o hospital reduz custo para suprir demandas das equipes de TI concentrando-se em seu principal objetivo: oferecer um atendimento de excelência aos seus pacientes, bem como aprimorar e facilitar o dia a dia do profissional de saúde, gerando dados em tempo real para diagnósticos precisos. 

A Philips monitora a performance do sistema durante 24 horas por dia, sete dias por semana, detectando problemas em tempo real, ou até mesmo antecipando a detecção de erros e sugerindo adequações. O Tasy integra informações dos equipamentos de outras áreas do hospital e permite a criação de um banco de dados único, otimizando recursos e ampliando a segurança do paciente.

 

O Linhares Medical Center adquiriu também monitores de suporte à vida, além de diversos equipamentos de imagem (tomografia, hemodinâmica, arco cirúrgico, raios-x, ultrassom, mamógrafo). “Não utilizamos papel nem para o eletrocardiograma; tudo é acessado digitalmente” menciona o cardiologista.

 

O sistema de comunicação e arquivamento de imagens, por sua vez, o PACS (Picture Archiving and Communication System), é uma solução de gerenciamento escalonável e modular que ajudará os médicos radiologistas no fluxo de seu trabalho. Os médicos podem acessar as imagens de qualquer lugar do hospital e de seus consultórios. “Não medimos esforços para o nosso investimento em tecnologia”, diz Tinoco.

Construção da parceria com a Philips

“O nosso relacionamento com a Philips é antigo”, relembra o médico. “A parceria com o passar dos anos foi se tornando cada vez mais valiosa”. A iniciativa relembra a década de 90, quando o cardiologista teve os primeiros contatos com equipamentos Philips da área de hemodinâmica.

 

O Linhares Medical Center está previsto para ser inaugurado em abril. Foram investidos cerca de R$ 100 milhões em sua construção, que ocupa 8.816 m2. Inicialmente, contará com 100 leitos, cinco salas cirúrgicas para alta complexidade, 20 leitos de UTI (adulto geral e cardiológica, neonatal e pediátrica), maternidade, pronto atendimento, centros de diagnóstico e de pesquisa. Estima-se que vá gerar mais de 550 empregos diretos e outros 1400 indiretos.

 

“O LMC é parceiro da Philips há alguns anos no segmento de equipamentos, mas com este novo hospital reafirmamos a parceria e apresentamos um portfólio integrado de soluções Philips ao cliente. Conhecendo as necessidades apresentadas ofertamos um pacote de soluções que com certeza irá transformar a vida dos pacientes e dos profissionais da região” finaliza  André Toledo,  General Manager da área de Health Systems da Philips do Brasil.

Sobre a Royal Philips

A Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHIA) é uma empresa líder de tecnologia em saúde com foco no aprimoramento da saúde e do bem-estar das pessoas e em proporcionar melhores desfechos em todo o continuum de saúde, desde um estilo de vida saudável e da prevenção de doenças ao diagnóstico, tratamento e atendimento domiciliar. A Philips potencializa a tecnologia avançada e profundos insights clínicos e de consumo para fornecer soluções integradas. Com sede na Holanda, a empresa é líder em diagnóstico por imagem, terapia guiada por imagem, monitoramento de pacientes e informática da saúde, bem como em saúde do consumidor e atendimento domiciliar. A Philips emprega cerca de 82.000 colaboradores no setor de vendas e serviços, em mais de 100 países e, em 2020, gerou 19,5 mil bilhões de euros em vendas. Para obter notícias sobre a Philips, visite o site www.philips.com/newscenter

Leia maisLeia menos

Temas

Contatos

Ileana Carrasco

Ileana Carrasco

Gerente de Comunicação Externa e Relações Públicas

Tel: +1 305 520 9025

Material gráfico

Compartilhe nas redes sociais

Para visualizar melhor o nosso site, utilize a versão mais recente do Microsoft Edge, do Google Chrome ou do Firefox.