Centro de Notícias | Brasil

mar 25, 2021

Philips anuncia a venda de seu negócio de Eletrodomésticos para a empresa de investimento global Hillhouse Capital

• Na transação, a área está avaliada em aproximadamente EUR 3,7 bilhões
  • A Philips espera receber receitas em dinheiro após impostos e custos relacionados à transação de cerca de EUR 3 bilhões no terceiro trimestre
  • Contrato de licença de marca adicional de 15 anos com pagamentos anuais que representam um valor atual líquido estimado em aproximadamente EUR 0,7 bilhões, resultando em um valor total da transação de cerca de EUR 4,4 bilhões
  • Espera-se que a transação seja concluída no terceiro trimestre de 2021, sujeita às condições habituais de fechamento
  • O negócio de Eletrodomésticos será apresentado como uma operação descontinuada nas demonstrações financeiras da Philips, a partir do primeiro trimestre de 2021

Amsterdã, Holanda – A Royal Philips (NYSE: PHG; AEX: PHIA), líder global em tecnologia de saúde, anunciou hoje que fechou um acordo para vender seu negócio de Eletrodomésticos, mundialmente reconhecido, com vendas de aparelhos de cozinha, café, cuidados com vestuário e cuidados domésticos, atingindo 2,2 bilhões de euros, em 2020, para Hillhouse Capital, uma empresa de investimento global focada em ajudar empreendimentos a alcançarem um crescimento sustentável de longo prazo por meio da inovação e da capacitação digital. Espera-se que a transação seja concluída no terceiro trimestre de 2021, sujeita às condições habituais de fechamento, incluindo as aprovações regulatórias pertinentes.

O negócio de Eletrodomésticos está avaliado em aproximadamente EUR 3,7 bilhões. Após a conclusão da transação, a Philips espera receber receitas em dinheiro após impostos e custos relacionados de cerca de EUR 3 bilhões. Além disso, a Philips e a área de Eletrodomésticos firmarão um contrato de licença de marca exclusiva para uso da marca Philips e algumas das outras marcas de aparelhos domésticos da Philips para fabricação, venda e marketing do negócio de Eletrodomésticos, por um período de 15 anos, renovável e sujeito aos termos do contrato de licença de marca. Os pagamentos anuais ao longo deste período representam um valor atual líquido estimado de aproximadamente EUR 0,7 bilhões, resultando em um valor total da transação de cerca de EUR 4,4 bilhões. Após o acordo de hoje, o negócio de Eletrodomésticos será apresentado como uma operação descontinuada nas demonstrações financeiras da Philips, a partir do primeiro trimestre de 2021.

Estou satisfeito por termos encontrado na Hillhouse Capital um novo lar para o negócio de Eletrodomésticos, que poderá expandir ainda mais sua liderança de mercado, sua forte marca e seu pipeline de inovações.

Frans van Houten

CEO da Royal Philips

“Estou satisfeito por termos encontrado na Hillhouse Capital um novo lar para o negócio de Eletrodomésticos, que poderá expandir ainda mais sua liderança de mercado, sua forte marca e seu pipeline de inovações”, afirmou o CEO da Royal Philips, Frans van Houten. “Esta transação conclui nossos principais desinvestimentos. Daqui para frente, nosso foco é estender nossa liderança em tecnologia de saúde e dar prosseguimento à nossa transformação em uma empresa de soluções que apoia clientes profissionais de saúde a atingirem o Objetivo Quádruplo e os consumidores com sua saúde pessoal”.

A Philips é uma empresa líder em soluções integradas para melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas e otimizar a produtividade de provedores de assistência médica em todo o processo de saúde, desde a promoção da vida saudável e da prevenção até o diagnóstico, o tratamento e o atendimento domiciliar. O negócio de Saúde Pessoal da Philips, estimado em 3,2 bilhões de euros, desempenha um papel importante na abordagem do processo de saúde integrada da empresa, por meio da inovação em produtos e soluções voltada para o consumidor, em áreas como saúde bucal, cuidados pessoais e cuidados maternos e infantis

Hillhouse Capital

Hillhouse Capital investe mundialmente, com o objetivo de trabalhar com empreendedores e equipes de gestão para construir negócios de alta qualidade e que alcancem um crescimento sustentável de longo prazo. A Hillhouse tem profunda experiência na integração de arquiteturas baseadas em tecnologia e dados para impulsionar a inovação digital e a expansão dos negócios. A empresa tem trabalhado de forma exitosa com muitos consumidores globais e empresas de varejo para aprofundar o engajamento do consumidor e introduzir modelos inovadores diretamente para o consumidor, estimulando a criação de novos segmentos de clientes e mercados.

“Esperamos unir forças com a Philips para expandir em novos mercados e capturar mais oportunidades de crescimento globalmente”, declarou Lei Zhang, fundador e diretor executivo da Hillhouse Capital. “Estamos alinhados com a missão da Philips de trazer produtos de alta qualidade para apoiar estilos de vida saudáveis e gratificantes para consumidores em todo o mundo”.

Eletrodomésticos

O negócio de Eletrodomésticos, que permanecerá sediado na Holanda, está ativo em mais de 100 países e tem presença global de inovação, fabricação e comercialização. Seus produtos de sucesso incluem a Airfryer, a máquina de café expresso totalmente automática com LatteGo, o gerador de vapor Perfect Care Elite, o purificador de ar e o aspirador de pó SpeedPro Max. A empresa emprega, aproximadamente, 7 mil funcionários em todo o mundo.

“Estou convencido de que, juntamente com o e-commerce robusto, a cadeia de suprimentos e a experiência digital da Hillhouse Capital, estaremos em uma ótima posição para continuar trazendo inovações significativas para as casas dos consumidores”, afirmou Henk de Jong, CEO da Philips Domestic Appliances. “Com base em nosso portfólio de produtos líderes de mercado, ampla base de clientes e consumidores e recursos de P&D, estamos ansiosos para continuar apoiando famílias e indivíduos a terem uma vida mais saudável e feliz. Esperamos trabalhar com a Hillhouse para capturar oportunidades de crescimento adicionais”.

A Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHIA) é uma empresa líder de tecnologia em saúde com foco no aprimoramento da saúde e do bem-estar das pessoas e em proporcionar melhores desfechos em todo o continuum de saúde, desde um estilo de vida saudável e da prevenção de doenças ao diagnóstico, tratamento e atendimento domiciliar. A Philips potencializa a tecnologia avançada e profundos insights clínicos e de consumo para fornecer soluções integradas. Com sede na Holanda, a empresa é líder em diagnóstico por imagem, terapia guiada por imagem, monitoramento de pacientes e informática da saúde, bem como em saúde do consumidor e atendimento domiciliar. A Philips emprega cerca de 82.000 colaboradores no setor de vendas e serviços, em mais de 100 países e, em 2020, gerou 19,5 mil bilhões de euros em vendas. Notícias sobre a Philips podem ser encontradas em www.philips.com/newscenter.

Leia maisLeia menos

Declarações prospectivas

Este comunicado contém certas declarações prospectivas com relação à condição financeira, resultados de operações e negócios da Philips e alguns dos planos e objetivos da Philips com relação a esses itens. Exemplos de declarações prospectivas incluem declarações feitas sobre estratégia, estimativas de crescimento de vendas, EBITA futuro, desenvolvimentos futuros nos negócios orgânicos da Philips e conclusão de aquisições e desinvestimentos. Por sua natureza, tais declarações envolvem riscos e incertezas por se relacionarem a eventos e circunstâncias futuras, e muitos fatores podem fazer com que os resultados e avanços reais sejam substancialmente diferentes dos expressos ou implícitos nessas declarações.

Este comunicado de imprensa contém informações privilegiadas na acepção do Artigo 7(1) do Regulamento de Abuso de Mercado da UE

Leia maisLeia menos

Ileana Carrasco

Gerente de Comunicação Externa e Relações Públicas

You are about to visit a Philips global content page

Continue

Material gráfico

You are about to visit a Philips global content page

Continue

Para visualizar melhor o nosso site, utilize a versão mais recente do Microsoft Edge, do Google Chrome ou do Firefox.