abr 26, 2018

No dia Mundial da Asma, a Philips quer conscientizar sobre essa doença crônica, a mais comum em crianças

• De acordo com as estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), existem atualmente 235 milhões de pacientes com asma no mundo todo.
  •  Fatores como altos níveis de poluição do ar, frequentes nas grandes cidades da América Latina, contribuem para o desenvolvimento da doença e agravamento dos sintomas.
  • Embora não exista cura para a asma, com a aplicação do tratamento adequado, o portador da doença pode controlá-la e desfrutar de boa qualidade de vida.

Embora as causas fundamentais da asma não sejam completamente claras, os principais fatores de risco são a combinação da predisposição genética com a exposição a um ambiente onde circulem substâncias e partículas que, quando inaladas, podem causar reações alérgicas ou irritar o trato respiratório. Na América Latina, a poluição ambiental, especialmente nas grandes metrópoles, é um problema crescente que contribui para o desenvolvimento e agravamento de doenças crônicas, como a asma”

Dr. Ivan Guillermo Stand Niño, Neumólogo Pediatra.

São Paulo, Brasil – De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a asma é uma das doenças crônicas não transmissíveis mais comuns em crianças, causando inflamação e estreitamento das vias aéreas que levam aos pulmões[1]. Segundo estudos, em todo o mundo, 14% das crianças menores de 18 anos sofrem de sintomas de asma[2]. Para a maioria, a asma é causada por alergias causadas por alérgenos,[3] como pólen, poeira, mofo ou pelos de animais.

No âmbito do Dia Mundial de Asma – a ser celebrado , a Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHIA), empresa líder em tecnologia da saúde, faz um apelo aos pais cujos filhos sofrem com esta condição para procurar um diagnóstico correto, e aos prestadores de serviços de saúde para fornecer tratamento adequado para aliviar os sintomas.

“Com alta prevalência nos países latino-americanos, a asma é um problema grave de saúde pública, com uma forte carga socioeconômica nos sistemas de saúde”, disse Alina Asiminei, líder de mercado no segmento de tratamentos respiratórios e do sono, da Royal Philips na América Latina. “Devido à falta de conscientização e medidas para tratar a doença, ela continua a aumentar, com muitos casos em pessoas menores de idade. Na Philips, acreditamos que seja essencial tomar medidas para controlar os sintomas, o que pode ser alcançado por meio da melhor educação e da disponibilidade de soluções abrangentes, o que, por consequência, leva à melhora significativa da qualidade de vida das crianças que sofrem deste mal”.

“Embora as causas fundamentais da asma não sejam completamente claras, os principais fatores de risco são a combinação da predisposição genética com a exposição a um ambiente onde circulem substâncias e partículas que, quando inaladas, podem causar reações alérgicas ou irritar o trato respiratório. Na América Latina, a poluição ambiental, especialmente nas grandes metrópoles, é um problema crescente que contribui para o desenvolvimento e agravamento de doenças crônicas, como a asma”, afirma o Dr. Ivan Guillermo Stand Niño, pneumologista pediatra.

Embora não tenha cura, a asma pode ser controlada com o tratamento adequado, que inclui medicamentos como corticosteroides aplicados por inalação. A administração eficaz dos medicamentos é essencial para o controle adequado da doença – há dados que apontam duas causas como as mais comuns para a falta de controle da asma: a técnica de inalação incorreta (até 91% dos pacientes[4]), e a adesão insuficiente aos medicamentos controladores (pelo menos em 67% dos pacientes[5]).  Também é de suma importância evitar os agentes que a desencadeiam (ou estímulos que irritam e inflamam as vias aéreas), como o ar frio.

A Philips oferece soluções para ajudar a administrar os medicamentos para asma de maneira eficaz. Isso se converte em menos consultas médicas, melhor gestão de doenças crônicas e melhor atendimento ao paciente. Entre as soluções disponíveis na América Latina está o Opti Chamber Diamond, uma câmara espaçadora e de inalação menor que a maioria das câmaras convencionais. O design intuitivo da OptiChamber Diamond melhora a administração de medicamentos e a adesão ao tratamento para pacientes de todas as idades, em casa ou em hospitais. A câmera antiestática permite que o paciente administre uma quantidade maior de medicação respirável. Além disso, é fácil de desmontar, o que facilita a limpeza e a manutenção.

-

[1] World Health Organization Factsheet, April 2017: http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs307/en/

[2] www.globalasthmareport.org/burden/burden.php

[3] http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/68361/WHO_NMH_MNC_CRA_03.2.pdf

[4] Plaza V., Sanchis J. "Personal Médico y Habilidad del Paciente en el Uso de Inhaladores Dosis Medidos: un Estudio Multicéntrico". Respiración 1998; 65: 195 - 198 Acceso X, 2016. (DOI: 10.1159 / 000029259) https://www.researchgate.net/publication/13615243_Medical_personnel_and_patient_skill_in_the_use_of_metered_dose_Inhalers_a_multicentric_study_CESEA_Group

[5] De Marco R., et al. "¿Se alcanzan los objetivos del asma en la práctica diaria? Un estudio poblacional sobre la adecuación del tratamiento y el control del asma". Archivo Internacional de Alergia e Inmunología. Noviembre de 2005, 138 (3), 225-234 Http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16210861

Acerca de Royal Philips

Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHIA) es una empresa líder en tecnología de la salud, enfocada en mejorar la salud de las personas y en permitir mejores resultados a través del contínuum de la salud desde una vida saludable y prevención, hasta el diagnóstico, tratamiento y cuidado en el hogar. Philips aprovecha la tecnología avanzada y los profundos conocimientos clínicos y las perspectivas de los consumidores para ofrecer soluciones integrales. La empresa con sede en Holanda es líder en diagnóstico por imágenes, terapia guiada por imágenes, monitoreo de pacientes e informática de la salud, así como en salud del consumidor y cuidados en el hogar.  La cartera de tecnología de salud de Philips reportó ventas en 2016 por EUR 17.4 mil millones y emplea a aproximadamente 71,000 colaboradores con ventas y servicios en más de 100 países. Para más noticias de Philips visite www.philips.com/newscenter.

Contenido para medios