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O futuro da medicina diagnóstica: impulsionar a transformação digital integrando IA, ferramentas de colaboração e soluções de telemedicina para melhorar o diagnóstico de precisão

mai 22, 2023 - Tempo de leitura: 4-6 minutos 

As seguintes perguntas foram feitas a Fabia Tetteroo-Bueno, CEO da Philips na América Latina, durante o painel "Futuro da Medicina Diagnóstica", organizado pela Abramed, durante o congresso da Jornada Paulista de Radiologia 2023.

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1. Na sua experiência, como o setor vem gerando resultados em relação àmedicina diagnóstica?

Nos últimos anos, os líderes da área de saúde vêm reconhecendo que o setor de medicina diagnóstica precisa passar por uma transformação digital. A integração de linhas de serviços de diagnóstico, como radiologia, laboratório e local de atendimento, continua sendo um desafio para linhas de serviços clínicos como oncologia, cardiologia e neurologia. No entanto, há uma oportunidade significativa de melhorar o diagnóstico de precisão integrando fluxos de trabalho de radiologia por meio de informática, inteligência artificial, ferramentas de colaboração e telemedicina.


Dados do Future Health Index, uma pesquisa global que analisa prioridades e preocupações dos líderes da área de saúde, mostram que o Brasil tem experimentado um crescimento significativo em soluções digitais de saúde, sobretudo em telemedicina. A prioridade dos líderes brasileiros da área é facilitar a mudança para o atendimento virtual e melhorar a infraestrutura tecnológica, fatores cruciais para expandir a prestação de cuidados médicos. Além disso, há uma clara tendência de aumento dos investimentos em inteligência artificial. Atualmente, o investimento em IA é prioridade para 72% dos líderes da área de saúde brasileiros, e esse número deve subir para 91% nos próximos três anos.


No geral, essas tendências indicam um grande foco na transformação digital e na integração da IA, que terão um impacto significativo no diagnóstico de precisão. Para isso, é necessário aproveitar o diagnóstico por imagem, a patologia, a genômica e dados longitudinais com insights de inteligência artificial para fornecer o atendimento certo no momento certo.

2. Quais são as inovações da Philips com relação à medicina diagnóstica?

Um dos focos da Philips é conectar dados e tecnologias para atenuar os desafios enfrentados pelos departamentos de radiologia e capacitar os profissionais de saúde para que tenham a confiança para tomar decisões de tratamento. A Philips introduziu várias inovações no campo da medicina diagnóstica:

 

  • Soluções com tecnologia de IA para diagnóstico e tratamento: a Philips combina IA com profundo conhecimento clínico para desenvolver soluções que se integram aos fluxos de trabalho dos profissionais de saúde. Um desses exemplos é Advanced Visualization Workspace, uma plataforma avançada que integra dados clínicos de várias modalidades usando IA para aprimorar fluxos de trabalho de diagnóstico. Os sistemas de ultrassom EPIQ CVx e Affiniti CVx utilizam IA na Medição Automática para ajudar os usuários a realizar medições cardíacas. O MR 5300 com ímã Blue Seal, que simplifica a instalação de RM e incorpora IA em controles de ímã para tornar as operações mais eficientes. Esse ímã revolucionário também opera com apenas sete litros de hélio líquido e está totalmente selado – livrando as operações de possíveis complicações de hélio. O hélio é um gás escasso em todo o mundo. Só os scanners de imagem de ressonância magnética são responsáveis por 20% do consumo de hélio. A escassez e os altos custos são motivo de preocupação. Com a nossa tecnologia Blue Seal, a Philips pretende eliminar a dependência do departamento de radiologia do escasso suprimento de hélio.
  • Soluções de informática em radiologia: a Philips oferece uma arquitetura escalável e modular que se integra aos sistemas existentes, fornecendo dados e ferramentas para toda a empresa. Sua plataforma permite a leitura, a distribuição e o arquivamento de forma integrada, consolidando várias estações de trabalho especializadas em um único espaço de trabalho. Isso melhora a qualidade dos laudos e torna o gerenciamento de dados radiológicos mais eficiente.
  • Virtualizando a operação de geração de imagens: o próximo Philips Radiology Operations Command Center permite que tecnólogos especializados em imagem treinem, guiem e tenham assistência em locais satélite. Esse conceito permite a colaboração e o suporte em tempo real durante os procedimentos de imagem, garantindo imagens com qualidade consistente e reduzindo a necessidade de repetição de exames.

 

O objetivo dessas inovações da Philips é aliviar a carga sobre os departamentos de radiologia, capacitar os profissionais de saúde e melhorar o atendimento aos pacientes por meio da integração de dados, tecnologia e IA.

3. Qual é o seu papel como CEO na construção de equipes engajadas em um atendimento centrado no paciente?

Como CEO, meu papel é construir equipes focadas no atendimento centrado no paciente. Ajudamos clientes e sistemas de saúde a desenvolver soluções que aprimoram o atendimento e melhoram as experiências do paciente, da família e da equipe usando tecnologia. Também priorizamos a otimização do ambiente de trabalho hospitalar para que ele forneça uma melhor eficiência operacional. Experiências positivas para os pacientes melhoram os resultados e a alocação de recursos. Um tratamento pautado no respeito, na comunicação, na autonomia e em ambientes eficientes contribuem para experiências positivas e um melhor atendimento. De uma forma geral, meu objetivo é promover equipes que priorizem o atendimento centrado no paciente e proporcionem experiências positivas de saúde.

4. Quais as dificuldades enfrentadas pelo setor para produzir no Brasil?

O setor de manufatura em saúde na região, salvo algumas exceções, é caracterizada pelo pouco desenvolvimento e avanço tecnológico, o que resulta numa alta dependência de produtos importados.

 

O setor de saúde no Brasil está superando desafios na produção com resiliência e inovação. Estão sendo feitos esforços para fortalecer os sistemas de saúde, melhorar o desenvolvimento tecnológico, aumentar o acesso a dispositivos médicos, lidar com a escassez de componentes e promover soluções colaborativas. A prioridade da saúde, da ciência, da tecnologia e do mercado é trabalharem juntos para garantir um acesso equitativo a dispositivos médicos e tecnologia.


Também precisamos levar em conta que a demanda por assistência médica continua crescendo junto com os custos, mas o setor privado não pode repassar esses custos na cadeia de valor. Isso representa um risco de colapso para o setor. Todos os atores (hospitais, governo, pacientes, fabricantes, planos de saúde) precisam colaborar para reverter essa tendência perigosa. Hoje, 25% dos pacientes vão para o setor privado e o setor público não consegue absorver tudo. Oportunidades como parcerias público-privadas (para que o setor público possa utilizar hospitais privados em horários de pico para maximizar o volume, por exemplo), subsídios/benefícios fiscais, conscientização dos pacientes (para buscarem menos o pronto-socorro e menos especialistas antes da triagem), melhores processos de triagem são alguns exemplos de colaboração que podem ser explorados.

5. Quais são as expectativas para os próximos anos com relação à tecnologia?

Nos próximos anos, podemos esperar avanços tecnológicos na área de saúde que atendam aos desafios críticos do setor. Podemos citar o uso da automação do fluxo de trabalho e da IA para atenuar a escassez de força de trabalho e reduzir as tarefas administrativas, permitindo que os profissionais de saúde passem mais tempo com os pacientes. O treinamento e a educação contínuos serão cruciais para a qualificação digital, garantindo que os profissionais de saúde se mantenham por dentro dos avanços tecnológicos. As operações remotas por meio da colaboração virtual capacitarão a equipe, permitindo que colegas experientes forneçam orientação, especialmente em locais com recursos limitados. Para que pacientes e profissionais de saúde tenham experiências perfeitas, haverá um maior foco na adoção de soluções informáticas neutras e interoperáveis para fornecedores. Além disso, a migração dos sistemas de saúde para a nuvem aumentará a escalabilidade e a segurança dos dados, permitindo uma rápida adaptação à variação na demanda. Essas tendências visam melhorar a eficiência, o atendimento aos pacientes e a experiência geral de atendimento.

6. Como você vê o boom das startups? Elas alteram o desempenho das multinacionais tradicionais?

A colaboração é essencial no setor da saúde, uma vez que nenhuma entidade pode enfrentar todos os seus desafios sozinha. Na Philips, acreditamos que a saúde precisa de inovação de startups empenhadas. A área de saúde opera como um ecossistema que depende de conhecimento, experiência, recursos financeiros e inovação diversificados para lidar com suas complexidades. Ao promover a colaboração entre atores estabelecidos no mercado e startups, podemos aproveitar os respectivos pontos fortes de cada um para preencher lacunas e apoiar o avanço do setor como um todo. 

7. Estamos vivendo uma mudança de paradigma, passando de um modelo cujo foco do atendimento era tratar a doença para um modelo focado na prevenção para garantir a saúde de cada pessoa. Como as novas ferramentas digitais possibilitam um maior foco no indivíduo e na singularidade de cada um ao longo de toda a jornada de tratamento?

As ferramentas digitais desempenham um papel crucial porque proporcionam uma mudança para cuidados preventivos e um foco no indivíduo durante toda a jornada de saúde. À medida que as organizações de saúde migram de um modelo baseado em intervenção para um modelo de prevenção, a transformação digital acelerará essa mudança de paradigma. O uso da análise preditiva, impulsionado por IA e IoT, capacita os profissionais de saúde a fazer prognósticos oportunos sobre os resultados e as opções de tratamento dos pacientes. As plataformas de diagnóstico integradas com análise preditiva permitem que as equipes de cardiologia antecipem resultados, tomem decisões mais rápidas e prescrevam protocolos de tratamento mais eficazes. O monitoramento remoto de pacientes permite o gerenciamento controlado de doenças crônicas, uma maior supervisão entre consultas e a redução de reinternações hospitalares. Além disso, as ferramentas digitais de engajamento de pacientes, como aplicativos de rastreamento de saúde e portais de pacientes, capacitam as pessoas para que gerenciem ativamente sua saúde, sigam o tratamento com mais eficácia e se comuniquem melhor com suas equipes de tratamento. Com essas ferramentas digitais, os sistemas de saúde podem oferecer um tratamento de maior valor com foco na prevenção, aliviar a carga de doenças crônicas e permitir resultados mais saudáveis para as pessoas.


Cerca de 30% das pessoas em nossa região não têm acesso a um tratamento médico: com parcerias e inovação, os atores do setor podem, juntos, reverter essa situação e a Philips está determinada a desempenhar o seu papel nesse desafio.

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