No dia 8 de março, celebramos o Dia Internacional da Mulher (International Women’s Day), data histórica que tem como objetivo conscientizar a sociedade em relação à equidade de gênero e os direitos das mulheres. É sobre o que as mulheres conseguem conquistar quando as pessoas compreendem o que são vieses inconscientes (estereótipos e preconceitos enraizados) e, a partir daí, trabalham diariamente para removê-los de suas falas e comportamentos, tanto na vida social quanto no ambiente de trabalho. Querendo ou não, todos nós manifestamos esses vieses - estereótipos que inconscientemente atribuímos às pessoas que conhecemos e com quem interagimos. Se você acha que está livre deste ato e pensamento, está enganado. Segundo especialistas, preconceitos, estereótipos e vieses inconscientes estão intrínsecos em nossa educação e na sociedades em que vivemos - a maioria está além de nosso controle individual. Por exemplo, em muitas partes do mundo, por muito tempo, os homens foram considerados melhores engenheiros e as mulheres, melhores enfermeiras. No entanto, a pesquisa mostrou que isso simplesmente não é verdade.
Os vieses inconscientes de gênero ocorrem em praticamente todos os segmentos e em todos os níveis hierárquicos, mas são mais perceptíveis quando se observa o número de CEOs mulheres em todo o mundo. De acordo com um estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento, existem grandes diferenças de gênero no mundo dos negócios, onde as mulheres ocupam apenas 15% dos cargos de gestão e possuem apenas 14% das empresas. Uma vez que as raízes do preconceito e dos vieses inconscientes de gênero estão presentes em nossa sociedade, a solução é mudar o pensamento e comportamento das pessoas. Se nossos filhos e as gerações subsequentes crescerem em um mundo que oferece oportunidades iguais para todos, independentemente do gênero, parte dos estereótipos e situações delicadas que as mulheres passam diariamente desaparecerá. O Dia Internacional da Mulher deste ano tem como objetivo acelerar essa mudança. O tema “#BreakTheBias - Imagine um mundo com igualdade de gênero. Um mundo livre de preconceitos, estereótipos e discriminação. Um mundo diverso, equitativo e inclusivo. Um mundo onde a diferença é valorizada e celebrada” é uma aspiração ao que as mulheres podem alcançar em todas as esferas da vida, além de ser um chamado às mudanças reais em nossa sociedade.
A Philips acredita que acabar com todas as formas de preconceito, inclusive de gênero, é essencial tanto para o bem-estar dos colaboradores no ambiente de trabalho, quanto para trabalhar em conjunto na missão da companhia em melhorar a vida das pessoas. Por isso, Diversidade e Inclusão são uma parte importante da estratégia e dos relatórios Ambientais, Sociais e de Governança (ESG) da empresa. Desta forma, torna-se também prioridade na agenda de nossos líderes e colaboradores na América Latina e no mundo. Isso garante uma abordagem holística e inclusiva, garantindo que todas as vozes dentro da empresa sejam ouvidas e levadas em consideração. Há mais de 2 anos temos um Comitê de Diversidade e Inclusão na América Latina com uma agenda clara de ações para incentivar e promover a igualdade e a inclusão na companhia. Durante esse tempo, tivemos grandes conquistas, como o lançamento da nossa linha SpeakUp, que busca promover segurança psicológica; seguro saúde para casais do mesmo sexo, em quase todos os países de LATAM; 37% de nossa equipe são mulheres e continuamos fortalecendo nosso fluxo de talentos, entre outras ações. Além disso, trabalhamos muito para estabelecer alianças com parceiros inclusivos, como o Governo do Ceará, com o objetivo de trazer diversos talentos para nossas equipes em STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia Engenharia e Matemática); Pride Connection, a fim de aprender mais sobre comportamentos inclusivos e benefícios para a comunidade LGBTI+, e HIAS, uma ONG que ajuda refugiados com treinamento para entrevistas e oportunidades de emprego.
Imagine o progresso de todos como sociedade em um mundo mais igualitário e sem preconceitos. No meu caso, sou a primeira mulher no cargo de Vice-Presidente e Diretora Geral na América Latina, em mais de 90 anos da companhia na região. Juntos, podemos ter certeza de que não serei a última, porque quando eu sair, teremos uma grande lista de talentos, de diferentes origens e culturas, prontos para os próximos anos. Vamos comemorar as conquistas alcançadas e continuar trabalhando incansavelmente para que mais mulheres tenham a mesma oportunidade que eu tive”.
Fabia Tetteroo-Bueno
Vice-Presidente e Diretora Geral da Philips América Latina
Na Philips, a igualdade não é apenas uma questão de gênero, mas também de raça, etnia, idade, orientação sexual e todos os outros aspectos que tornam cada um de seus funcionários indivíduos únicos. A empresa também acredita que promover Diversidade e Inclusão é fundamental para sua missão de melhorar a vida de 2,5 bilhões de pessoas por ano, até 2030, por meio de uma inovação significativa. Porque a vida é melhor quando #youareyou.
Igualdade de gênero também significa dar às mulheres as mesmas oportunidades de avançar em suas carreiras. E isso nem sempre é uma tarefa fácil em funções STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) que tradicionalmente são percebidas como domínios masculinos. O Global Gender Gap Report 2020, do Fórum Econômico Mundial, indicou que ainda levará mais de uma vida para que a igualdade de gênero se torne uma realidade. Olhando para o futuro, o relatório revela que o maior desafio que impede o fechamento da lacuna econômica de gênero é a subrepresentação das mulheres em papéis emergentes. Por exemplo, na computação em nuvem apenas 12% dos profissionais são mulheres. Da mesma forma, em engenharia e dados e inteligência artificial, os números são de 15% e 26%, respectivamente. Para Katia Castillo, líder do Comitê de Diversidade e Inclusão e embaixadora do programa Philips Women Lead para a América Latina, “trata-se de dar o primeiro passo em direção a um mundo mais justo, onde as mulheres tenham as mesmas oportunidades de decidir suas metas de emprego. Deixe a mulher ir até onde ela quiser, e não defina até onde ela pode ir”.
External Communication & PR Manager Tel.: 50766772372
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