Centro de Notícias | Brasil

Por que medir nosso impacto social faz diferença

dez 20, 2021 - Tempo de leitura previsto 3-5 minutos

Hoje, mais do que nunca, as pessoas querem que as empresas façam uma diferença positiva. Em uma Pesquisa sobre Responsabilidade Social Corporativa da Aflac em 2019[1], 77% dos consumidores disseram estar motivados a comprar de empresas comprometidas com tornar o mundo melhor. Mas como as empresas medem seu impacto?

Social Impact Lives improved

À medida que as organizações do setor privado comprometem-se mais com causas sociais e ambientais, aumenta a necessidade de medir os resultados desses esforços. Juntas, Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG), são as três dimensões principais que definem o impacto social global de uma empresa. Na Philips, temos consciência de nossas responsabilidades – para com as pessoas e o planeta – e da necessidade de compartilhar os resultados de nossas ações. Não só estabelecemos metas ESG ambiciosas, mas também publicamos um painel anual e relatórios trimestrais sobre o progresso na consecução dos nossos objetivos. Em 2021, recebemos a pontuação 90 de 100 pelo desempenho em ESG da S&P Global Ratings[2] – a classificação mais alta já concedida até o momento.

Como medimos nosso impacto na saúde e no bem-estar

Como líderes em tecnologia em saúde, nosso objetivo é melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas por meio de inovação significativa. Medimos as vidas que melhoramos multiplicando produtos e soluções ativos pelo número de pessoas que cada produto ou solução toca. Uma escova de dentes normal Sonicare, por exemplo, é usada por uma pessoa em média por quatro anos. Ela toca uma vida durante esse período.

Para equipamentos médicos de grande porte, como um dos nossos sistemas de ultrassom, seguimos a mesma abordagem para gerar um número total de vidas melhoradas. Determinamos o número médio de pacientes únicos diagnosticados por sistema a cada ano. Essas estatísticas são geradas e mantidas para todos os produtos e soluções Philips por mercado, o que nos permite quantificar o número de vidas que tocamos.

Aplicamos um modelo estatístico para calcular e remover possíveis contagens duplas em cada país para abordar casos em que um único indivíduo se beneficia de mais de um produto Philips. Nosso impacto social é expresso no número total de vidas melhoradas por país. Essa metodologia auditada nos permite medir melhor nosso impacto, gerar insights acionáveis e gerar valor social real.

Em 2020, nossos produtos e soluções melhoraram a vida de 1,53 bilhão de pessoas, incluindo 127 milhões em comunidades carentes.[3] Até 2030, nos comprometemos a melhorar a saúde e o bem-estar de 2,5 bilhões de pessoas por ano, incluindo 400 milhões de pessoas que vivem em comunidades carentes.

Social Impact Lives improved

Fazendo a diferença onde a saúde é mais necessária

Estabelecemos metas específicas para melhorar vidas em comunidades carentes, de modo a garantir que tenhamos um impacto positivo e tangível onde a saúde é mais necessária. Embora não haja uma definição de “carente”, usamos métricas da Organização Mundial da Saúde[4] para determinar onde as necessidades globais de saúde são mais altas. Utilizando essas métricas, identificamos 89 países carentes, bem como outras regiões carentes. Eles têm incidências relativamente maiores de doenças infecciosas, maior probabilidade de pessoas morrerem por doenças não transmissíveis (como doença cardíaca ou doença renal), menor capacidade de atendimento e acesso e maior mortalidade materna, de recém-nascidos e infantil.

Como ainda existem barreiras de saúde significativas em países e regiões não identificados como carentes, também consideramos determinantes sociais da saúde para ajudar a identificar as necessidades comunitárias de acesso ao atendimento. Exemplos de determinantes sociais da saúde incluem renda, moradia, situação de emprego, ambientes com ar limpo e sem toxinas, educação e oportunidades educacionais, condições de trabalho e ocupação, segregação racial, disponibilidade de transporte, acesso a alimentação saudável e acesso precoce à saúde.

Além dos países, regiões e comunidades identificados como carentes, nossas métricas também incluem as vidas tocadas pela Philips Foundation, uma organização sem fins lucrativos criada em 2014 que trabalha para melhorar o acesso à saúde de qualidade para as pessoas em algumas das comunidades mais carentes. 


Por meio do nosso trabalho com a Philips Foundation, bem como de nossas outras parcerias e projetos de Responsabilidade Social Corporativa (RSC), a Philips faz parte do maior esforço para superar as barreiras que impedem as pessoas em todo o mundo de desfrutar de uma boa saúde. Ao impulsionar a conectividade digital e as inovações tecnológicas, desenvolver novos modelos de negócios e soluções de financiamento e construir fortes parcerias dentro de um ecossistema de colaboração, nosso objetivo é ampliar o acesso ao atendimento e ajudar a fechar lacunas de saúde existentes.

Social Impact Lives improved

Indo além das vidas melhoradas

Identificar os resultados de saúde é o próximo grande passo na medição do impacto. Dados de impacto mais granulares da Philips, por exemplo, poderiam ser obtidos através da combinação de informações sobre nossos dispositivos médicos com informações específicas da doença (por exemplo, prevalência, mortalidade, dias normais de doença e dias de internação).

Atualmente, estamos colaborando com a Escola de Saúde Pública de Harvard em uma metodologia científica para medir o impacto de nossos produtos e soluções. No futuro, esperamos ir além de medir vidas melhoradas para entender melhor e quantificar nosso impacto na saúde das pessoas. Isso também nos ajudaria a desenvolver soluções mais relevantes para nossos clientes.

A Philips tem uma longa história melhorando a saúde e o bem-estar das pessoas por meio de inovação significativa e queremos continuar fazendo a diferença com nossos produtos e soluções. Medir nosso impacto nos ajuda a garantir que estamos contribuindo de forma quantificável com o esforço global para garantir que todas as pessoas – não importa quem sejam ou onde morem – tenham acesso a saúde de qualidade.

You are about to visit a Philips global content page

Continue

Para visualizar melhor o nosso site, utilize a versão mais recente do Microsoft Edge, do Google Chrome ou do Firefox.