Nota de segurança de dispositivo médico


Philips Respironics

FSN 2021-05-A e FSN 2021-06-A

Se ainda não registou o seu dispositivo

News and Updates > Resultados e conclusões mais recentes sobre o conjunto completo de resultados de testes de dispositivos domiciliares de terapia do sono

Resultados e conclusões mais recentes sobre o conjunto completo de resultados de testes de dispositivos domiciliares de terapia do sono

7 de agosto de 2023

A segurança do paciente é nossa principal prioridade e é importante que os pacientes se sintam confiantes usando os dispositivos da Philips Respironics. Desde o anúncio da notificação de recall/aviso de segurança para dispositivos específicos de terapia do sono e ventiladores em junho de 2021, temos conduzido um programa completo de testes e pesquisas. Fornecemos atualizações conforme recebemos resultados dos testes em dezembro de 2021, junho de 2022dezembro de 2022 e maio de 2023 e já obtivemos resultados e conclusões adicionais, como:

Resultados de testes e análises dos dispositivos de terapia do sono

 

A Philips Respironics concluiu testes e análises em dispositivos de terapia do sono System One que foram expostos à limpeza com ozônio:
 

  • É improvável que a exposição a emissões de COV dos dispositivos avaliados tratados com limpeza de ozônio resulte em danos consideráveis à saúde dos pacientes.
  • É improvável que a exposição a emissões do MP dos dispositivos avaliados tratados com limpeza de ozônio resulte em danos consideráveis à saúde dos pacientes. 

A inspeção visual adicional da espuma em dispositivos DreamStation de primeira geração usados confirma a baixa prevalência de degradação visual significativa/redução de volume da espuma

 

EUA e Canadá:

  • Uma análise adicional usando um algoritmo para avaliar imagens coletadas de espuma dentro de uma amostra aleatória representativa de cem mil dispositivos usados dos EUA e Canadá (os dispositivos foram selecionados para representar diferentes datas de fabricação), mostrou que 2.011 dispositivos (~2%) foram identificados como tendo degradação visual significativa/redução de volume.
  • Uma comparação do uso de ozônio entre esses dispositivos constatou que os dispositivos para os quais o usuário relatou o uso de ozônio tinham aproximadamente 17 vezes mais probabilidade de apresentar degradação visual significativa/redução de volume da espuma (1.368 de 14.971 ou 9,1%) do que aqueles em que o usuário relatou não usar ozônio (357 de 68.702 ou 0,5%). 


Europa e Japão:

  • Uma análise adicional de imagens de uma amostra aleatória representativa de 152 mil dispositivos da Europa e 241 mil dispositivos do Japão foi analisada por um algoritmo para identificar degradação visual significativa/redução de volume da espuma.
  • Um subconjunto de dispositivos da Europa e do Japão foi identificado pelo algoritmo como tendo possível degradação visual significativa/redução de volume, e esse subconjunto foi inspecionado manualmente.  Foi observado que 17 dispositivos dos 152 mil dispositivos (~0,01%) da Europa e 3 dispositivos dos 241 mil dispositivos (0,001%) do Japão apresentaram degradação visual significativa/redução de volume da espuma.

Orientação para profissionais de saúde e pacientes


Solicitamos aos pacientes que estão usando atualmente um dispositivo de terapia do sono afetado que não tenha sido corrigido nem registrado que registrem seus dispositivos para facilitar a correção.

A Philips Respironics continua a aconselhar os pacientes que usam dispositivos de terapia do sono afetados que ainda não foram corrigidos a entrar em contato com seu médico ou profissional de saúde para decidir sobre um tratamento adequado para sua condição, o que pode incluir a interrupção do uso do dispositivo, a continuação do uso do dispositivo afetado, o uso de outro dispositivo semelhante que não faz parte do recall ou o uso de tratamentos alternativos para apneia do sono. Além disso, aconselhamos os pacientes a seguir as instruções e orientações recomendadas de limpeza e substituição da máquina e dos acessórios e dispositivos de terapia do sono da Philips Respironics. Produtos de limpeza de ozônio e luz UV não são métodos aprovados atualmente para dispositivos ou máscaras para terapia do sono e não devem ser usados.

A Philips Respironics também continua a aconselhar os usuários de dispositivos de ventilação a entrar em contato com seus profissionais de saúde antes de fazer qualquer alteração em sua terapia.

Se ainda não registou o seu dispositivo

* A Philips Respironics forneceu o conjunto completo de resultados de testes e análises dos dispositivos de terapia CPAP/BiPAP para a FDA e outras autoridades competentes. A FDA ainda está considerando os dados e análises que a Philips Respironics forneceu e pode chegar a conclusões diferentes.

Profissionais de saúde, pacientes e outras partes interessadas devem usar a atualização completa (incluindo informações sobre as limitações dos testes) para qualquer tomada de decisão informada e não devem confiar apenas na visão geral deste comunicado de imprensa.

A conclusão do programa de testes e pesquisas, bem como o programa de correção, continuam sendo as maiores prioridades da Philips Respironics. Conforme descrito mais adiante, a orientação da Philips Respironics para profissionais de saúde e pacientes que usam dispositivos que ainda não foram corrigidos permanece inalterada.

Até o momento, um total de aproximadamente 4,3 milhões de dispositivos foram corrigidos globalmente, dos quais cerca de 2,3 milhões de dispositivos são dos EUA. Solicitamos aos pacientes com dispositivos de terapia do sono em uso que ainda não tenham sido corrigidos nem registrados que registrem o seu produto para facilitar a correção desses dispositivos.

1. Os dispositivos DreamStation, SystemOne e DreamStation Go de primeira geração contêm espuma de PE-PUR tipo A, enquanto os dispositivos Trilogy 100/200 contêm espuma de PE-PUR tipo B e os dispositivos OmniLab Advanced Plus contêm espumas de PE-PUR tipos A e B. As diferenças conhecidas entre as espumas tipos A e B são que a espuma tipo B pode ser usada com um adesivo acrílico sensível à pressão, tem uma densidade menor, possui uma espessura diferente e também contém um aditivo para reduzir o risco de inflamabilidade.

You are about to visit a Philips global content page

Continue

Para visualizar melhor o nosso site, utilize a versão mais recente do Microsoft Edge, do Google Chrome ou do Firefox.