A Philips Respironics disponibiliza os resultados e conclusões mais recentes sobre os testes abrangentes e o programa de pesquisa para avaliar os possíveis riscos à saúde relacionados à espuma de redução de som de poliuretano à base de poliéster (PE-PUR) em dispositivos específicos de terapia do sono e ventiladores de acordo com a notificação voluntária de recall /aviso de segurança de campo de junho de 2021.*
As avaliações de risco já foram concluídas para os dispositivos de terapia do sono DreamStation, System One e DreamStation Go de primeira geração (representando aproximadamente 95% dos dispositivos registrados mundialmente) que não foram expostos à limpeza com ozônio de acordo com as nossas instruções. Além disso, foram concluídos testes e análises para dispositivos DreamStation de primeira geração que foram deliberadamente expostos a vários ciclos de limpeza com ozônio. As atualizações relevantes podem ser acessadas aqui: dezembro de 2021, junho de 2022, dezembro de 2022 e maio de 2023.
A Philips Respironics concluiu testes e análises em dispositivos de terapia do sono System One que foram expostos à limpeza com ozônio:
Os testes de COV ISO 18562-3 foram realizados após até 500 ciclos de limpeza com ozônio, com cada ciclo simulando uma noite de uso e depois a limpeza com ozônio. O risco toxicológico de COV dessa degradação induzida pelo ozônio determinou que a exposição às emissões de COV dos dispositivos System One avaliados expostos à limpeza com ozônio não sugere nenhum risco apreciável à saúde dos pacientes.
Em relação aos riscos associados a particulados respiráveis e não respiráveis, foram realizados testes até o momento em dispositivos com exposição conhecida ao ozônio. A análise coletiva de terceiros concluiu que é improvável que a exposição ao material particulado da degradação induzida por ozônio da espuma nos dispositivos System One resulte em danos consideráveis à saúde dos pacientes.
Uma análise terceirizada concluiu que os resultados dos testes nos dispositivos DreamStation e System One de primeira geração são aplicáveis aos dispositivos DreamStation Go para determinar os riscos à saúde de pacientes devido ao tratamento com ozônio e à degradação da espuma, com base em várias linhas de evidência, incluindo, entre outros, o mesmo uso pretendido, os mesmos parâmetros operacionais, o mesmo tipo de espuma, os mesmos produtos de degradação da espuma, menos espuma contida no DreamStation Go e a natureza conservadora e protetora dos testes e avaliações de risco realizados.
EUA e Canadá: Europa e Japão:
A Philips Respironics está em processo de conclusão de vários outros testes e análises. Para os dispositivos de ventilação Trilogy 100/200 e OmniLab Advanced Plus, os testes de COV e MP continuam, bem como a avaliação química e a de risco toxicológico. Esses dispositivos contêm um tipo diferente de espuma PE-PUR da dos dispositivos DreamStation de primeira geração [1]. A Philips Respironics espera fornecer uma atualização sobre esse quesito no 3º trimestre de 2023.
Os pacientes que atualmente usam um dispositivo de terapia do sono afetado que não foi corrigido e ainda não registrado devem registrar seus dispositivos para facilitar a correção.
A Philips Respironics continua a aconselhar os pacientes que usam dispositivos de terapia do sono afetados que ainda não foram corrigidos a entrar em contato com seu médico ou profissional de saúde para decidir sobre um tratamento adequado para sua condição, o que pode incluir a interrupção do uso do dispositivo, a continuação do uso do dispositivo afetado, o uso de outro dispositivo semelhante que não faz parte do recall ou o uso de tratamentos alternativos para apneia do sono. Além disso, aconselhamos os pacientes a seguir as instruções e orientações recomendadas de limpeza e substituição da máquina e dos acessórios e dispositivos de terapia do sono da Philips Respironics. Produtos de limpeza de ozônio e luz UV não são métodos aprovados atualmente para dispositivos ou máscaras para terapia do sono e não devem ser usados.
A Philips Respironics também continua a aconselhar os usuários de dispositivos de ventilação a entrar em contato com seus profissionais de saúde antes de fazer qualquer alteração em sua terapia.
O programa de testes e pesquisas foi realizado em conjunto com cinco laboratórios de teste independentes e certificados, e os resultados foram analisados e avaliados por especialistas qualificados terceiros e pela Philips Respironics, bem como por um painel médico externo. Os métodos de testes aplicados, incluindo planejamento, execução e interpretação dos resultados dos testes para as avaliações de risco concluídas, estão de acordo com os padrões aplicáveis do setor ISO 18562 [2,3] e ISO 10993 [4].
A concepção dos métodos de testes aplicados foi cientificamente fundamentada em uma consideração exaustiva e mitigação das limitações de testes que são inerentes a qualquer norma de testes e/ou investigação científica. Para ilustrar isso, exemplos de tais considerações e mitigações foram listados abaixo.
A base científica dos métodos de testes aplicados incluiu uma consideração exaustiva e a atenuação das limitações dos testes, por exemplo:
Observações [1] Os dispositivos DreamStation, SystemOne e DreamStation Go de primeira geração contêm espuma de PE-PUR tipo A, enquanto os dispositivos Trilogy 100/200 contêm espuma de PE-PUR tipo B e os dispositivos OmniLab Advanced Plus contêm espumas de PE-PUR tipos A e B. As diferenças conhecidas entre as espumas são que a espuma tipo B pode ser usada com um adesivo acrílico sensível à pressão, tem uma densidade menor, tem uma espessura diferente e também contém um aditivo para reduzir o risco de inflamabilidade. [2] ISO 18562-2: Avaliação da biocompatibilidade das vias de gás respiratório cuidados de saúde – Parte 2: Testes de detecção das emissões de material particulado. [3] ISO 18562-3: Avaliação da biocompatibilidade das vias de gás respiratório em aplicações de cuidados de saúde – Parte 3: Testes de emissões de compostos orgânicos voláteis. [4] ISO 10993: Avaliação biológica de dispositivos médicos; Parte 1: Avaliação e testes dentro de um processo de gestão de riscos; Parte 3: Testes de genotoxicidade, carcinogenicidade e toxicidade reprodutiva, Parte 5: Testes de citotoxicidade in vitro; Parte 10: Testes de irritação e sensibilização da pele; Parte 17: Estabelecimento de limites permitidos para substâncias lixiviáveis; Parte 18: Caracterização química de materiais de dispositivos médicos em um processo de gestçai de riscos.
* Notificação voluntária de recall nos EUA/aviso de segurança para o restante do mundo.
A Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHIA) é uma empresa líder em tecnologia de saúde focada em melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas por meio de inovações significativas. A inovação centrada no paciente e nas pessoas da Philips aproveita tecnologia avançada e insights clínicos e de consumo profundos para fornecer soluções de saúde pessoais para consumidores e soluções de saúde profissionais para prestadores de cuidados de saúde e seus pacientes no hospital e em casa. Com sede na Holanda, a empresa é líder em diagnóstico por imagem, ultrassom, terapia guiada por imagem, monitoramento e informática empresarial, bem como em saúde pessoal. A Philips gerou vendas de 17,8 mil milhões de euros em 2022 e emprega aproximadamente 71.500 funcionários com vendas e serviços em mais de 100 países. Notícias sobre a Philips podem ser encontradas em www.philips.com/newscenter.
Esta declaração contém certas declarações prospectivas com relação à situação financeira, resultados operacionais e negócios da Philips e alguns dos planos e objetivos da Philips com relação a esses itens. Exemplos de declarações prospectivas incluem declarações feitas sobre a estratégia, estimativas de crescimento de vendas, EBITA futuro, desenvolvimentos futuros nos negócios orgânicos da Philips e a conclusão de aquisições e desinvestimentos. Pela sua natureza, estas declarações envolvem risco e incerteza porque se relacionam com acontecimentos e circunstâncias futuras e há muitos factores que podem fazer com que os resultados e desenvolvimentos reais sejam materialmente diferentes daqueles expressos ou implícitos nestas declarações.
Philips Global Press Office Tel: +31 6 10888824
You are about to visit a Philips global content page
Continue Philips Global Press Office Tel: +31 6 8103 9584
You are about to visit a Philips global content page
Continue