Centro de Notícias | Brasil

jul 24, 2023

Resultados da Philips para o segundo trimestre de 2023

A Philips apresenta um melhor desempenho operacional, impulsionado pelo crescimento das vendas e pelo foco em execução

Destaques do segundo trimestre

• As vendas do grupo aumentaram para 4,2 bilhões de euros, com crescimento de vendas comparáveis de 9%
  • O resultado operacional totalizou 221 milhões de euros frente aos 11 milhões de euros registrados no segundo trimestre de 2022
  • O EBITA ajustado aumentou para 453 milhões de euros, ou 10,1% das vendas, em comparação aos 216 milhões de euros, ou 5,2% das vendas, no segundo trimestre de 2022
  • A carteira de pedidos manteve o crescimento em relação ao ano anterior, enquanto a captação comparável diminuiu após uma alta no segundo trimestre de 2022
  • O fluxo de caixa operacional melhorou para 135 milhões de euros, em comparação com uma saída de 306 milhões de euros no primeiro trimestre de 2022
  • Simplificação do modelo operacional e planos de reestruturação no caminho certo
  • As perspectivas para o ano de 2023 obtiveram um crescimento de vendas comparáveis de um dígito médio e uma margem EBITA ajustada próxima aos 10%

Roy Jakobs, CEO da Royal Philips:
"Nosso plano de melhorar a segurança e a qualidade para os pacientes, fortalecer a confiabilidade da cadeia de suprimentos e simplificar nossa forma de trabalhar está progredindo, e estou satisfeito por termos melhorado o desempenho operacional em todos os segmentos e regiões no trimestre.

Alcançamos um crescimento de vendas comparáveis de 9%, maior lucratividade e melhor fluxo de caixa, mesmo com o cenário de constantes desafios macroeconômicos e geopolíticos. A nossa carteira de pedidos aumentou em relação ao ano anterior e continuará estimulando crescimento nos próximos trimestres.

Nossa prioridade máxima continua sendo concluir a ação de campo da Philips Respironics. A grande maioria dos dispositivos de terapia do sono já está com os pacientes e prestadores de cuidados domiciliares, e estamos totalmente focados em reparar os ventiladores afetados.

Temos confiança de que cumpriremos nosso plano e elevamos nossas projeções para 2023, mesmo diante das incertezas.

Sou grato pela dedicação e pelo comprometimento de todos os colegas da Philips em entregar esses resultados enquanto trabalhamos em mudanças para criar uma organização mais focada e ágil."

Desempenho do grupo e dos segmentos

As vendas do Grupo aumentaram para 4,5 bilhões de euros, com um crescimento de vendas comparáveis de 9%, impulsionado em todos os segmentos e regiões geográficas. O EBITA ajustado do Grupo aumentou para 453 milhões de euros, ou 10,1% das vendas, principalmente devido ao aumento das vendas, receitas de royalties e medidas de produtividade, parcialmente neutralizado pela inflação dos custos.

A carteira de pedidos da Philips cresceu 3% em comparação com o 2º trimestre do ano passado, inclusive com a boa conversão da carteira de pedidos para vendas nos últimos três trimestres. Após uma alta captação de pedidos no segundo trimestre de 2022, a entrada comparável caiu 8% (-4%, excluindo a Rússia).

As vendas comparáveis do segmento de Diagnóstico e Tratamento aumentaram 12% no trimestre, com crescimento de dois dígitos em Ultrassom e Terapia Guiada por Imagem e crescimento de um dígito médio em Diagnóstico por Imagem. Após uma alta captação de pedidos no segundo trimestre de 2022, a captação comparável apresentou uma queda de um dígito alto (declínio de um dígito baixo, excluindo a Rússia). A margem EBITA ajustada avançou para 10,6%, principalmente devido ao aumento das vendas, à combinação favorável e às medidas de produtividade, parcialmente neutralizada pela inflação dos custos.

As vendas comparáveis do segmento de Atendimento Conectado aumentaram 6% no trimestre, com o crescimento de dois dígitos em Monitoramento, parcialmente neutralizado por uma queda em Cuidados Respiratórios e do Sono. A captação de pedidos comparáveis apresentou uma queda de um dígito alto devido à normalização da demanda após o forte crescimento entre 2020 e 2022. A captação de pedidos permanece significativamente maior do que antes da pandemia da COVID. A margem EBITA ajustada aumentou para 7,5%, impulsionada principalmente por medidas de produtividade e pela melhor rentabilidade do segmento de Monitoramento.

O segmento de Saúde Pessoal voltou a crescer com o aumento de 3% das vendas comparáveis, impulsionadas pelo crescimento de um dígito médio em Cuidados Pessoais. A margem EBITA ajustada aumentou para 13,4%, devido a medidas de precificação e produtividade.

Produtividade

Graças aos esforços significativos para gerenciar mudanças, a Philips reduziu a força de trabalho em aproximadamente 6.600 funções até o momento, sendo que a redução planejada é de 7.000 até o final de 2023 e 10.000 ao todo até 2025. As economias de produtividade do modelo operacional totalizaram 112 milhões de euros no trimestre. As economias em aquisições totalizaram 57 milhões de euros, enquanto outros programas de produtividade geraram economias de 68 milhões de euros, totalizando 237 milhões de euros no trimestre.

Projeção

Com base no melhor desempenho da Philips no primeiro semestre do ano, na sólida carteira de pedidos e nas ações contínuas para melhorar a execução, a empresa passa a projetar um crescimento de vendas comparáveis de um dígito médio e uma margem EBITA ajustada de até 9% até o final de 2023, mesmo diante das incertezas.

Essa projeção não inclui o impacto da discussão em curso sobre um decreto proposto de consentimento e as suposições atuais sobre o tema, bem como o litígio e a investigação do Departamento de Justiça dos EUA relacionada à ação de campo da Respironics.

Destaques de clientes, inovação e ESG

• Assinamos um contrato de dez anos com a Universidade California Irvine Health para fornecer monitoramento corporativo como serviço combinado com informática. Assim, o sistema de saúde poderá padronizar, integrar e dimensionar o monitoramento de pacientes para melhorar os cuidados e reduzir a carga tecnológica para a equipe.
  • Cinco hospitais de ponta em Xangai, com um total de mais de 10.000 leitos, instalaram os avançados sistemas de imagem Spectral CT 7500 da Philips, ajudando os médicos a fornecer um diagnóstico correto de primeira com exames de raios-X rápidos e de baixa dosagem.
  • Expandimos o portfólio de terapia guiada por imagem com o lançamento do Philips Zenition 10, uma solução de imagem econômica para orientar cirurgias de rotina de alto volume, bem como procedimentos ortopédicos e traumatológicos complexos.
  • Lançamos o Philips HealthSuite Imaging PACS baseado em nuvem na Amazon Web Services. Essa solução de imagem corporativa baseada em nuvem, que inclui aplicativos avançados habilitados para IA, foi desenvolvida para aumentar a velocidade de acesso à imagem, a confiabilidade e a orquestração de dados para médicos em todo o fluxo de trabalho de geração de imagens e, ao mesmo tempo, reduzir os custos para as organizações de saúde.
  • Em parceria com a JD.com, lançamos o barbeador premium 7 Series na China, que estreou como líder nesse importante canal de compras on-line. Além disso, a escova de dentes elétrica premium DiamondClean 9000 da Philips tornou-se o produto de saúde bucal de ponta mais vendido no Alibaba.
  • Como parte dos esforços para reduzir as emissões de carbono da empresa, a Philips e um consórcio de empresas se comprometeram a contratar energia elétrica renovável de um parque eólico recém-concluído na Finlândia. O contrato de dez anos fornecerá energia elétrica equivalente necessária para abastecer 40.000 domicílios.

Ação de campo da Philips Respironics para dispositivos específicos de terapia do sono e ventiladores

Até o momento, aproximadamente 99% dos novos dispositivos de substituição e kits de reparo necessários para a correção dos dispositivos registrados foram produzidos. A grande maioria dos dispositivos de terapia do sono produzidos foi fornecida a pacientes e prestadores de cuidados domiciliares, enquanto o reparo dos ventiladores afetados se encontra em andamento.

A Philips Respironics concluiu testes e análises na primeira geração de dispositivos de terapia do sono DreamStation, System One e DreamStation Go. As análises indicam que as emissões de compostos orgânicos voláteis e de material particulado relacionadas à degradação da espuma estão dentro dos limites de segurança aplicáveis e que é improvável que causem danos consideráveis à saúde dos pacientes.*) Os testes e análises relacionados aos ventiladores afetados estão em andamento.

O litígio e a investigação divulgados anteriormente pelo Departamento de Justiça dos EUA relacionados à ação de campo relacionada à Respironics estão em andamento, bem como as discussões sobre uma sugestão de decreto de consentimento.

*) A Philips Respironics forneceu um resumo dos resultados e análises dos testes de PE-PUR disponíveis até o momento para a FDA e outras autoridades competentes. A FDA ainda está considerando os dados e análises que a Philips Respironics forneceu e pode chegar a conclusões diferentes.

Relatório

Apresentação

Teleconferência e webcast de áudio
Roy Jakobs, CEO, e Abhijit Bhattacharya, CFO, realizarão uma teleconferência para investidores e analistas às 10h CET de hoje para discutir os resultados e o plano da Philips para gerar valor com impacto sustentável. Um webcast ao vivo da conferência estará disponível no site de Relações com Investidores da Philips e pode ser acessado aqui.

Mais informações sobre Roy Jakobs e Abhijit Bhattacharya

Click aqui para o CV e imagens do Sr. Jakobs

Clique aqui para o CV e imagens do Sr. Bhattacharya

Acesse nosso hub de resultados para saber mais sobre nosso desempenho financeiro e de sustentabilidade no último trimestre.

A Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: é uma empresa líder em tecnologia de saúde focada em melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas por meio de inovações significativas. A inovação centrada no paciente e nas pessoas da Philips utiliza tecnologia avançada e percepções clínicas e de consumo profundas para oferecer soluções de saúde pessoal para consumidores e soluções de saúde profissional para profissionais de saúde e seus pacientes no hospital e em casa. Com sede na Holanda, a empresa é líder em diagnóstico por imagem, ultrassom, terapia guiada por imagem, monitoramento e informática empresarial, bem como em saúde pessoal. A Philips gerou 17,8 bilhões de euros em vendas no ano de 2022 e emprega cerca de 71.500 funcionários no setor de vendas e serviços, em mais de 100 países. Visite o site www.philips.com/newscenter para obter notícias sobre a Philips.

Click aqui para ler menos

Leia maisLeia menos

Declarações prospectivas e outras informações importantes

Declarações prospectivas

Este documento e a apresentação verbal relacionada, incluindo respostas a perguntas após a apresentação, contêm certas declarações prospectivas com relação à condição financeira, resultados de operações e negócios da Philips e alguns dos planos e objetivos da Philips com relação a esses itens. Exemplos de declarações prospectivas incluem declarações feitas sobre nossa estratégia, estimativas de crescimento de vendas, EBITA ajustado* futuro), reestruturações futuras e encargos relacionados a aquisições e outros custos, desenvolvimentos futuros nos negócios orgânicos da Philips, bem como a conclusão de aquisições e desinvestimentos. No geral, as declarações prospectivas podem ser identificadas como aquelas que contêm palavras como “antecipar”, “assume”, “acredita-se”, “estima-se”, “espera-se”, “deveria”, “poderá”, “provavelmente resultará”, “projeção”, “perspectiva”, “projetar”, “pode” ou expressões semelhantes. Por sua natureza, tais declarações envolvem riscos e incertezas por se relacionarem a eventos e circunstâncias futuras, e muitos fatores podem fazer com que os resultados e avanços reais sejam substancialmente diferentes dos expressos ou implícitos nessas declarações.

Esses fatores incluem, mas não se limitam a: A capacidade da Philips de obter liderança em informática em saúde em resposta aos desenvolvimentos no setor de tecnologia em saúde; a capacidade da Philips de transformar seu modelo de negócios em soluções e serviços de tecnologia de saúde; mudanças macroeconômicas e geopolíticas; integração das aquisições e respectiva implantação nos planos de negócios e expectativas de criação de valor; garantir e manter os direitos de propriedade intelectual da Philips e o uso não autorizado de direitos de propriedade intelectual de terceiros; a capacidade da Philips de atender às expectativas em relação a assuntos relacionados a ESG; falha de produtos e serviços em atender aos padrões de qualidade ou segurança, afetando negativamente a segurança do paciente e as operações do cliente; violações de segurança cibernética; desafios relacionados à estratégia da Philips para melhorar a execução e outras iniciativas de desempenho empresarial; a eficácia da nossa cadeia de suprimentos; atrair e reter pessoal; desafios para impulsionar a excelência operacional e a velocidade no lançamento de inovações no mercado; conformidade com regulamentos e padrões, incluindo qualidade, segurança do produto e segurança cibernética; cumprimento de regras e regulamentos de conduta empresarial, incluindo privacidade e divulgação futura de requisitos de ESG e de due diligence; riscos de tesouraria e financiamento; riscos fiscais; confiabilidade dos controles internos, relatórios financeiros e processo de gestão; inflação mundial. Diante disso, os resultados futuros reais da Philips podem diferir materialmente dos planos, metas e expectativas estabelecidos em tais declarações prospectivas. Para conhecer uma discussão de fatores que podem fazer com que os resultados futuros sejam diferentes de tais declarações prospectivas, consulte também o capítulo de gerenciamento de riscos incluído no Relatório Anual 2022. Uma referência à seção Gerenciamento de riscos também é feita no relatório semestral da Philips de 2023.

Dados de participação de mercado de terceiros

As declarações sobre a participação de mercado contidas neste documento, incluindo aquelas relacionadas à posição competitiva da Philips, são baseadas em fontes externas, como institutos de pesquisa especializados, painéis da indústria e de revendedores, em combinação com estimativas da administração. Quando as informações ainda não estiverem disponíveis para a Philips, as declarações de participação de mercado também podem ser baseadas em estimativas e projeções preparadas pela administração e/ou em fontes externas de informações. As estimativas de classificação da administração são baseadas na entrada de pedidos ou nas vendas, dependendo do negócio.

Regulamento de Abuso de Mercado

Este comunicado de imprensa contém informações privilegiadas na acepção do Artigo 7(1) do Regulamento de Abuso de Mercado da UE. Este comunicado de imprensa foi distribuído às 7h CET em 24 de abril de 2023.

Uso de informações diferentes das IFRS

Na apresentação e discussão da posição financeira, resultados operacionais e fluxos de caixa do Grupo Philips, a administração usa certas medidas financeiras diferentes do exposto nas normas internacionais de informação financeira (IFRS). Essas medidas financeiras diferentes das IFRS não devem ser vistas isoladamente como alternativas às medidas IFRS equivalentes e devem ser usadas em conjunto com as medidas IFRS mais diretamente comparáveis. Medidas financeiras diferentes das IFRS não têm significado padronizado nas IFRS e, portanto, podem não ser comparáveis a medidas semelhantes apresentadas por outros emissores. Uma reconciliação dessas medidas diferentes das IFRS com as medidas IFRS mais diretamente comparáveis está contida neste documento. Mais informações sobre medidas diferentes das IFRS podem ser encontradas no Relatório Anual 2022.

Uso de informações de valor justo

Na apresentação da posição financeira do Grupo Philips, os valores justos são utilizados para a mensuração de diversos itens de acordo com as normas contábeis aplicáveis. Esses valores justos são baseados em preços de mercado, quando disponíveis, e obtidos de fontes consideradas confiáveis. Alertamos os leitores que estes valores estão sujeitos a alterações ao longo do tempo e são válidos apenas na data do balanço patrimonial. Quando os preços cotados ou dados de mercado observáveis não estão prontamente disponíveis, os valores justos são estimados usando modelos de avaliação apropriados e dados não observáveis. Essas estimativas de valor justo exigem que a administração faça pressupostos significativos com relação a desenvolvimentos futuros, que são inerentemente incertos e, portanto, podem divergir dos desenvolvimentos reais. Os pressupostos críticos utilizados são divulgados no Relatório Anual de 2022. Em certos casos, avaliações independentes são obtidas para respaldar a determinação dos valores justos pela administração.

Apresentação

Todos os valores estão em milhões de euros, salvo indicação em contrário. Devido a arredondamentos, os valores podem não corresponder exatamente aos totais fornecidos. Todos os dados relatados não foram auditados. Os relatórios financeiros seguem as políticas contábeis declaradas no Relatório Anual 2022. Os valores do período anterior foram reclassificados para se adequarem à apresentação do período atual; isso inclui mudanças organizacionais imateriais.

A Philips realinhou a composição de seus segmentos de relatórios a partir de 1º de abril de 2023. A mudança mais notável é a transferência do negócio de Diagnósticos Informáticos Empresariais, que fazia parte do segmento de Diagnóstico e Tratamento, para o segmento de Atendimento Conectado. Esse negócio, juntamente com outras soluções informáticas no segmento de Atendimento Conectado, passam a formar o negócio de Informática Empresarial. Logo, os números comparativos dos segmentos afetados foram reajustados. A reformulação foi publicada no site de Relações com Investidores da Philips e pode ser acessada aqui.

Os cálculos por ação de todos os períodos apresentados sofreram um ajuste retroativo a fim de refletir a emissão de ações para dividendo referente a 2022.

*) Medida financeira diferente das IFRS. Consulte a reconciliação de informações diferentes das IFRS

Click aqui para ler menos

Leia maisLeia menos

Ileana Carrasco

External Communication & PR Manager

Tel.: 50766772372

You are about to visit a Philips global content page

Continue

Destaques sobre inovações e clientes

Long-term agreement

Para apoiar um provedor de cuidados dos EUA com monitoramento avançado de pacientes e informática
Assinamos um contrato de dez anos com a Universidade California Irvine Health para fornecer monitoramento corporativo como um serviço combinado com informática, de forma que o sistema de saúde padronize, integre e dimensione o monitoramento de pacientes para oferecer melhores cuidados e reduzir a carga tecnológica da equipe.

Image-guided therapy

Novo arco cirúrgico móvel melhora resultados dos pacientes e a experiência da equipe
Expandimos o portfólio de terapia guiada por imagem com o lançamento do Philips Zenition 10, uma solução de imagem econômica que orienta cirurgias de rotina de alto volume, bem como procedimentos ortopédicos e traumatológicos complexos.

Male grooming

Inovações que agradam consumidores chineses

You are about to visit a Philips global content page

Continue

Para visualizar melhor o nosso site, utilize a versão mais recente do Microsoft Edge, do Google Chrome ou do Firefox.