30 de janeiro de 2023

A Philips apresenta seu plano para criar valor com impacto sustentável

Amsterdã, Holanda – A Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHIA), a líder global em tecnologia de saúde, apresenta hoje seu plano para criar valor com impacto sustentável com base no crescimento orgânico focado e na inovação escalável, com a execução aprimorada como o principal gerador de valor. Às 10h CET, a empresa realizará um webcast com o CEO, Roy Jakobs, o CFO, Abhijit Bhattacharya, e outros líderes da Philips. Os slides da apresentação estão disponíveis aqui. A Philips também publicou hoje seus resultados do quarto trimestre e de todo o ano de 2022, incluindo as perspectivas para 2023, que podem ser encontrados aqui.

Criar valor com impacto sustentável

A Philips opera em segmentos de mercado de tecnologia de saúde fundamentalmente atrativos que crescem de 3 a 6% ao ano e têm margens entre 10 e 20%. Eles são impulsionados por tendências globais, como o envelhecimento da população, impulsionando a demanda por atendimento e a necessidade de melhorar a produtividade na área da saúde. A empresa tem posições de liderança no mercado de saúde do consumidor e profissional, possibilitada por um portfólio sólido, intensa convivência com os clientes, marca e propósito fortes e compromissos ESG claros.  No entanto, a Philips não está capitalizando todo o potencial dessas posições sólidas no mercado, pois enfrenta uma série de desafios operacionais significativos, conforme refletido em seu desempenho em 2022.

A empresa vai enfrentar os desafios, melhorar o desempenho e impulsionar a criação progressiva de valor por meio de uma estratégia de crescimento orgânico focado e articular seu modelo de inovação para aumentar o impacto da inovação centrada no paciente e nas pessoas em escala.  A execução aprimorada das três prioridades será o principal impulsionador de valor:  1) segurança e qualidade para o paciente, 2) confiabilidade da cadeia de suprimentos e 3) um modelo operacional simplificado e mais ágil. Isso será apoiado por uma cultura revigorada de responsabilidade, além de talentos e capacidades em tecnologia de saúde sólidos.

Ao cumprir sua estratégia, a Philips vai impulsionar melhorias de desempenho ao longo do tempo. Primeiro abordando os desafios e estabelecendo uma base sólida em 2023 e acelerando o crescimento lucrativo a partir de então, para entregar todo o potencial de seus segmentos de negócios, apoiados por uma alocação de capital equilibrada. A Philips pretende melhorar seu desempenho para crescimento de vendas comparáveis de um dígito médio com margem EBITA ajustada abaixo de 10% até 2025 e crescimento de vendas comparáveis de um dígito médio e margem EBITA ajustada entre 10 e 20% para a partir de 2025.*

Crescimento orgânico focado e inovação escalável centrada no paciente e nas pessoas

Nos últimos anos, a Philips transformou seu portfólio para se tornar uma empresa de tecnologia em saúde. A Philips agora vai se concentrar em extrair todo o valor de seu portfólio forte por meio de uma estratégia de crescimento orgânico focado e melhorar sua execução para expandir suas posições de liderança em seus segmentos de negócios de Terapia Guiada por Imagem, Monitoramento, Ultrassom e Saúde Pessoal, ampliar seu segmento de negócios de Informática Corporativa, melhorar o negócio de  Diagnóstico por imagem e restaurar o segmento de negócios de Cuidados respiratórios e do sono.

Para vencer nesses segmentos, a Philips vai dinamizar seu modelo de inovação para produzir maior impacto e melhores retornos. Para garantir que a inovação seja feita mais perto de seus clientes, a Philips concentrará uma proporção maior de seus recursos de P&D nos negócios (90% em comparação com 70% em 2022). Como resultado, parte das atividades de inovação corporativa da Philips passará para os negócios. Além disso, a empresa se concentrará em menos projetos, com mais recursos, mais impactantes, com segurança para o paciente, qualidade e necessidade do cliente no centro do design de inovação. No futuro, a Philips vai continuar investindo 9% das vendas líderes do setor em P&D (mais de 1,7 bilhão de euros), em comparação com 10,5% das vendas em 2022.

Segurança e qualidade para o paciente

Reforçar a segurança e a qualidade para o paciente é a maior prioridade da Philips. Isso inclui concluir o programa de testes e recall do Respironics em 2023 e gerenciar o impacto do decreto de consentimento proposto, bem como a investigação em andamento pelo Departamento de Justiça dos EUA e o litígio relacionado ao recall do Respironics. Em toda a empresa, a Philips garantirá que a segurança e a qualidade para o paciente estejam no centro de sua abordagem de inovação para evitar problemas futuros. Além disso, a empresa aumentará a responsabilidade pela segurança e qualidade para o paciente, inclusive dando a todos os funcionários objetivos dedicados à segurança e qualidade para o paciente, implantando um programa expandido de conformidade e conscientização e simplificando os processos.

Confiabilidade e agilidade de ponta a ponta na cadeia de suprimentos

A Philips está mudando sua cadeia de suprimentos para uma configuração de ponta a ponta dedicada pela empresa para melhor gerenciar e melhorar a confiabilidade e a agilidade da cadeia de suprimentos. Além disso, a empresa está reduzindo seu portfólio, redesenhando produtos e componentes e intensificando sua gestão estratégica de fornecedores para reduzir significativamente os riscos de suprimentos e entregas e aprimorar a conversão da carteira de pedidos em vendas, levando a resultados financeiros mais robustos e previsíveis.

Modelo operacional simplificado

A Philips mudará seu modelo operacional para empresas de ponta a ponta com responsabilidade única. Elas serão apoiadas por funções centrais enxutas e organizações fortes voltadas para o cliente nos países e regiões. Para isso, a empresa dimensionará corretamente as funções centrais, o que incluirá a postergação organizacional e a realocação de parte de suas atividades corporativas de inovação para os negócios.

Além da redução de sua força de trabalho em 4.000 funções, anunciada em outubro de 2022, que está sendo implementada conforme planejado, a Philips reduzirá sua força de trabalho em mais 6.000 funções globalmente até 2025, das quais 3.000 serão implementadas em 2023, de acordo com regulamentos e processos locais relevantes. O modelo operacional simplificado tornará a Philips mais ágil e competitiva, permitindo que a empresa entregue inovações mais impactantes para clientes, pacientes e consumidores, guiada por um número claro, mas reduzido de KPIs. Igualmente importante, a organização mais enxuta e focada da Philips terá uma estrutura de custos significativamente reduzida.

Comitê Executivo

A marca sólida e o propósito cativante da Philips continuam encantando e atraindo talentos. A Philips, portanto, continua a fortalecer a organização com novos talentos em tecnologia de saúde, incluindo líderes experientes com profundo conhecimento.

Refletindo as prioridades da Philips, ela elevou a função de segurança e qualidade para o paciente ao Comitê Executivo. A partir de 6 de fevereiro de 2023, Steve C. de Baca (americano, 1968) foi nomeado Diretor de Segurança e Qualidade para o Paciente e membro do Comitê Executivo da Philips, reportando-se ao CEO, Roy Jakobs. Ele trará mais de 30 anos de experiência em assuntos regulatórios e de qualidade no setor de tecnologia médica.

Além disso, Jeff DiLullo (americano, 1969) foi promovido como o novo líder de mercado da Philips na América do Norte. Jeff traz mais de 20 anos de experiência em vendas, serviços e entrega de soluções para impulsionar o crescimento nesta região tão importante. A partir de 6 de fevereiro de 2023, Jeff DiLullo sucederá Vitor Rocha, que decidiu deixar a Philips. A Philips espera anunciar os novos líderes para o segmento de negócios de Diagnósticos de Precisão,** anteriormente liderado por Kees Wesdorp, que decidiu deixar a Philips, bem como para o segmento de negócios Cuidados Conectados, no início de 2023. A Philips gostaria de agradecer a Vitor Rocha e Kees Wesdorp por suas importantes contribuições respectivas para impulsionar o crescimento na América do Norte e renovar o portfólio de negócios de Diagnósticos de Precisão.

Essas mudanças resultarão na renovação de 25% do Comitê Executivo no início de 2023.

Roy Jakobs, CEO da Royal Philips:

“A Philips opera em segmentos atrativos do mercado de tecnologia de saúde com bom crescimento e boas margens. A empresa construiu posições de liderança no mercado com base em inovações significativas e alta convivência com os clientes, apoiada ainda por um propósito atrativo, uma marca sólida e compromissos ESG claros. No entanto, dados nossos desafios operacionais significativos, não estamos extraindo totalmente o valor total de nossos negócios, como também refletido em nossos resultados de 2022.

Durante meus primeiros cem dias, trabalhei com nossa equipe nas intervenções urgentes necessárias para melhorar nossa execução e desempenho. Isso inclui reforçar nossa cultura com maior responsabilidade e fortalecer nossos talentos e capacidades em tecnologia de saúde.

Nossa estratégia se concentrará no crescimento orgânico por meio da inovação centrada no paciente e nas pessoas em escala, com uma forte melhoria na execução como principal gerador de valor. Isso será possível fortalecendo nossa segurança para o paciente e gestão de qualidade, e concluindo o recall do Respironics. Também aumentaremos, urgentemente, a confiabilidade da cadeia de suprimentos para melhorar o desempenho e simplificar nossa maneira de trabalhar para aprimorar nossa agilidade e produtividade. Isso inclui a difícil, mas necessária redução adicional de nossa força de trabalho em cerca de 6.000 funções globalmente até 2025.

Estou confiante de que essas ações abrangentes colocarão a Philips em um caminho progressivo para a criação de valor com impacto sustentável para alcançar um crescimento de vendas comparável de um dígito médio e uma margem EBITA ajustada abaixo de 10% até 2025, expandindo ainda mais para um nível de margem entre 10 e 20% a partir de 2025*.”

* Esta orientação exclui o impacto da discussão em andamento sobre o decreto de consentimento proposto, além das suposições atuais (Cuidados respiratórios e do sono/Respironics CSGR 2023-2025 de 10%), bem como os litígios em andamento e a investigação do Departamento de Justiça dos EUA relacionada a ação de campo do Respironics.

** O líder do segmento de negócios de Diagnóstico de Precisão também será responsável pelo segmento de relatórios de Diagnóstico e Tratamento em conjunto com o líder do segmento de negócios de Terapia Guiada por Imagem.

A Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHIA) é uma empresa líder em tecnologia de saúde focada em melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas e permitir melhores resultados em toda a continuidade da saúde – desde uma vida saudável e prevenção até diagnóstico, tratamento e atendimento domiciliar. A Philips utiliza tecnologia avançada e profundos insights clínicos e do consumidor para oferecer soluções integradas. Com sede na Holanda, a empresa é líder em diagnóstico por imagem, terapia guiada por imagem, monitoramento de pacientes e informática em saúde, bem como em saúde do consumidor e atendimento domiciliar. A Philips gerou vendas de 17,8 bilhões de euros em 2022 e emprega aproximadamente 77.000 funcionários com vendas e serviços em mais de 100 países. Notícias sobre a Philips podem ser encontradas em www.philips.com/newscenter.

Declarações prospectivas

Este comunicado contém certas declarações prospectivas com relação à condição financeira, resultados de operações e negócios da Philips e alguns dos planos e objetivos da Philips com relação a esses itens. Exemplos de declarações prospectivas incluem declarações feitas sobre estratégia, estimativas de crescimento de vendas, EBITA futuro, desenvolvimentos futuros nos negócios orgânicos da Philips e conclusão de aquisições e desinvestimentos. Por sua natureza, tais declarações envolvem riscos e incertezas por se relacionarem a eventos e circunstâncias futuras, e muitos fatores podem fazer com que os resultados e avanços reais sejam substancialmente diferentes dos expressos ou implícitos nessas declarações.

Este comunicado de imprensa contém informações privilegiadas na acepção do Artigo 7(1) do Regulamento de Abuso de Mercado da UE.

Ben Zwirs

Philips Global Press Office