Amsterdã, Holanda — Em 14 de junho de 2021, a subsidiária Philips Respironics da Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHIA), Philips Respironics, iniciou um aviso voluntário de notificação de recall /aviso de segurança* para abordar potenciais riscos à saúde relacionados à espuma de redução de som à base de poliuretano (PE-PUR) em dispositivos específicos CPAP, BiPAP e ventiladores mecânicos.
A Philips Respironics se baseou em um conjunto inicial limitado de dados e de avaliação de risco toxicológico no momento da emissão da notificação de recall/aviso de segurança*, assumindo o pior cenário para os possíveis riscos à saúde por excesso de cautela. Desde então, juntamente com cinco laboratórios de teste certificados nos EUA e Europa, bem como com outros especialistas fora de empresa, a Philips Respironics vem realizando um programa abrangente de testes e pesquisa sobre a espuma PE-PUR para melhor avaliar e investigar os riscos potenciais à saúde do paciente relacionados à possível emissão de particulado a partir da espuma degradada e compostos orgânicos voláteis (COV).
Esta atualização destina-se a fornecer informações mais recentes sobre os resultados dos testes até o momento aos profissionais de saúde, pacientes e outras partes interessadas. A Philips continuará fornecendo atualizações regulares à medida que novos resultados de testes e avaliações estejam disponíveis, já que nem todos os testes foram concluídos até o momento.
A orientação geral para os profissionais de saúde e pacientes na notificação de recall/aviso de segurança* permanece inalterada neste momento.
Os resultados e conclusões dos testes feitos até o momento estão agrupados por design e configuração da via de ar no dispositivo, ou seja, com base na maneira como o ar flui através do dispositivo. Das cinco categorias de dispositivos, os dispositivos DreamStation de primeira geração representam 68% dos dispositivos afetados registrados globalmente. Dentro de cada categoria, testes e análises são realizados em novos dispositivos com espuma intacta, dispositivos com espuma envelhecida em laboratório e dispositivos usados:
A atualização completa sobre os resultados e conclusões dos testes PE-PUR disponíveis até o momento pode ser encontrada aqui, e os principais achados foram apresentados abaixo. Os profissionais de saúde, pacientes e outras partes interessadas devem usar a atualização completa para qualquer tomada de decisão bem-informada, e não apenas a visão geral neste press realease.
Os dispositivos DreamStation de primeira geração novos e usados passaram por testes de emissão de compostos orgânicos voláteis e de partículas inaláveis. É muito encorajador.
Frans van Houten
Diretor executivo da Royal Philips
"Lamento profundamente a preocupação vivenciada pelos pacientes que dependem, para sua saúde e qualidade de vida, dos dispositivos Respironics para sono e respiração afetados e quero enfatizar nosso compromisso em fornecer uma solução o mais rápido possível", disse Frans van Houten, diretor executivo da Royal Philips. "Mais de 1.000 de nossos colegas estão trabalhando extremamente duro com esse objetivo. Embora alguns testes prolongados em todas as categorias de produtos afetados ainda precisem ser concluídos, os resultados até agora para os dispositivos DreamStation de primeira geração, que representam a maioria dos dispositivos afetados registrados, mostram uma prevalência muito baixa de degradação visível da espuma. Além disso, os dispositivos DreamStation de primeira geração novos e usados passaram por testes de emissão de compostos orgânicos voláteis e de particulados. É muito encorajador. Os resultados até o momento também indicam que a limpeza com ozônio agrava significativamente a degradação da espuma."
Avaliação visual: Para determinar a prevalência da degradação da espuma, que pode resultar em emissão de partículas de espuma, foi feita uma avaliação visual da espuma em uma amostra de 60.847 dispositivos DreamStation de primeira geração devolvidos/usados provenientes dos EUA e Canadá. A inspeção visual foi realizada de acordo com um protocolo específico como parte do processo de reparo. A amostra incluiu 36.341 dispositivos para os quais os usuários relataramnão ter feiro uso de ozônio para limpeza, 11.309 dispositivos para os quais os usuários relataram uso de limpeza como ozônio e 13.197 dispositivos para os quais o usuário não sabia se havia sido utilizada a limpeza com ozônio.
Nesses dispositivos onde a degradação visível da espuma foi significativa, ou seja, houve uma redução no volume da espuma, observou-se que houve acúmulo de espuma degradada na via de ar dentro do dispositivo. A espuma torna-se higroscópica (ou seja, absorve umidade) e pegajosa com a degradação. Ela também perde um volume significativo e aumenta a densidade à medida que a estrutura muda de espuma para um material líquido viscoso. Dessa forma, mesmo quando formados devido à degradação, o particulado de espuma provavelmente se acumula dentro do dispositivo e pode não ser emitido diretamente pelo equipamento.
Uma avaliação visual da espuma também foi realizada em uma amostra de 1.360 dispositivos DreamStation de primeira geração devolvidos/usados provenientes de vários países da Europa e em uma amostra de 931 dispositivos devolvidos/usados do Japão.
Compostos Orgânicos Voláteis (COV): Os testes de COV, de acordo com a ISO 18562-3, foram realizados em dispositivos novos, envelhecidos em laboratório e usados para (1) quantificar as emissões de COV a partir dos dispositivos e (2) avaliar o risco toxicológico associado à exposição às concentrações quantificadas desses COVs. É importante notar que estes novos e dispositivos DreamStation de primeira geração novos e envelhecidos em laboratório não foram expostos à limpeza com ozônio, em concordância com as instruções de uso.
Material particulado (MP): Os testes de MP, de acordo com a ISO 18562-2, foram realizados nos dispositivos para (1) quantificar a matéria particulada emitida pelos dispositivos, e (2) avaliar se a concentração detectada é inferior aos limiares previstos na norma.
Teste de biocompatibilidade da espuma PE-PUR (degradada): Testes adicionais ainda estão sendo realizados de acordo com a ISO 10993 para facilitar uma avaliação de risco toxicológico de particulados a partir da espuma (degradada), o que é relevante caso potencialmente entrem em contato com o paciente. Estes testes incluem a caracterização química (ou seja, quais produtos químicos podem potencialmente podem ser extraídos ou lixiviar da espuma e ter contato direto com tecidos e/ou fluidos corporais), avaliação in vitro (ou seja, testes realizados em tubos de ensaio, placas, etc. fora do corpo), e avaliação in vivo (ou seja, testes pré-clínicos) da espumaPE-PUR nova, envelhecida em laboratório e/ou usada.
Para apoiar a avaliação da genotoxicidade, citotoxicidade e riscos de irritação potenciais da espuma envelhecida em laboratório, caracterização química da espuma envelhecida em laboratório, bem como experimentos para avaliar a quantidade de espuma que pode potencialmente entrar em contato com o paciente estão sendo conduzidos, uma vez que a espuma envelhecida em laboratório não passou por testes Ames (genotoxicidade), de citotoxicidade e por ensaios biológicos para irritação da pele. Além disso, complementando a avaliação da espuma envelhecida em laboratório, também está sendo conduzida uma caracterização química da espuma degradada devolvida/usada para melhor elucidar riscos em condições de uso. De acordo com a ISO 10993, os resultados de ensaios biológicos não podem ser considerados isoladamente e, portanto, um resultado positivo de Ames, citotoxicidade ou irritação da pele desencadeia uma avaliação necessária de acompanhamento que inclui a identificação de potenciais fatores de confusão e uma avaliação do peso da evidência para determinar uma conclusão confirmada sobre os riscos potenciais para pacientes com o uso esperado do dispositivo.
Outros dispositivos que estão sendo testados incluem DreamStation Go (1% dos dispositivos registrados) e SystemOne (26% dos dispositivos registrados). Esses dispositivos têm um design/configuração de via de ar diferente em comparação com os dispositivos DreamStation de primeira geração, mas contêm a mesma espuma PE-PUR.
Os novos dispositivos DreamStation Go e SystemOne passaram nos testes de COV e MP com base nos padrões disponíveis antes da ISO 18562, ou seja, Avaliação da qualidade do ar interior (conforme divulgado anteriormente na atualização de 25 de abril de 2022). Outros testes ISO 18562 para COV e MP estão em andamento. Os resultados dos testes de biocompatibilidade ISO 10993 da espuma PE-PUR degradada para os dispositivos DreamStation de primeira geração, que estão em andamento, também se aplicarão aos dispositivos DreamStation Go e SystemOne.
Outros dispositivos incluem o Trilogy 100/200 (3% dos dispositivos registrados) e OmniLab/A-Series BiPAP (2% dos dispositivos registrados). O novo Trilogy 100/200 passou nos testes de COV e MP. Os novos dispositivos OmniLab passaram nos testes de COV e MP com base nos padrões disponíveis antes da ISO 18562, ou seja, Avaliação da qualidade do ar interior (conforme divulgado anteriormente na atualização de 25 de abril de 2022). Os dispositivos OmniLab novos e usados passaram nos testes de COV com base na ISO 18562. Novos testes estão em andamento.
Os dispositivos DreamStation de primeira geração, DreamStation Go e SystemOne CPAP/BiPAP representam 95% dos dispositivos afetados e registrados globalmente. A Philips Respironics espera concluir os testes restantes de COV e MP para esses dispositivos, bem como as avaliações de risco toxicológico da espuma degradada (conforme a ISO 10993) nos próximos meses. A Philips Respironics também continuará os testes para avaliar o impacto da limpeza repetida com ozônio na degradação da espuma nestes dispositivos CPAP/BiPAP, bem como os testes restantes de COV e MP e as avaliações de risco toxicológico da espuma degradada para os dispositivos de ventilação Trilogy 100/200 e OmniLab.
Em novembro de 2021, a FDA solicitou à Philips para contratar um laboratório independente para realizar testes adicionais para determinar quais os potenciais riscos de segurança, se existirem, a espuma de silicone por representar para os pacientes. A Philips Respironics contratou laboratórios independentes de testes para realizar testes adicionais de COV. Com base nos relatórios preliminares, a Philips Respironics não identificou nenhum problema de segurança. A avaliação está sendo concluída e os relatórios finais estão sujeitos à revisão da FDA, que deverá ser feita nos próximos meses.
Como indicado, esta atualização destina-se a fornecer informações mais recentes sobre os resultados dos testes até o momento aos profissionais de saúde, pacientes e outras partes interessadas. A orientação geral para profissionais de saúde e pacientes na notificação de recall/aviso de segurança* permanece inalterada neste momento. A Philips Respironics permanece completamente comprometida em analisar todos os dispositivos afetados pela notificação de recall/aviso de segurança* e continua trabalhando com as autoridades competentes para otimizar ainda mais o plano de reparação. Até o momento, foram produzidos aproximadamente 2,7 milhões de dispositivos de substituição e kits de reparo.
Mais informações, incluindo a atualização completa e perguntas frequentes, bem como mensagens de vídeo do diretor executivo da Philips, Frans van Houten, do líder da unidade de negócios Connected Care, Roy Jakobs, e do gerente técnico de projetos para o programa de teste e pesquisa, Jan Bennik, podem ser encontradas aqui.
* Notificação voluntária de recall nos EUA/aviso de segurança para o restante do mundo.
O diretor executivo da Philips, Frans van Houten, e o líder da unidadede de negócios Connected Care, Roy Jakobs, falam sobre os vários aspectos do aviso de segurança
Gerente técnico de Projetos Jan Bennik fala sobre o programa de teste e pesquisa
A Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHIA) é uma empresa líder em tecnologia de saúde focada em melhorar a saúde e o bem estar das pessoas e permitir melhores resultados em toda a continuidade da saúde – desde uma vida saudável e prevenção até diagnóstico, tratamento e atendimento domiciliar. A Philips utiliza tecnologia avançada e profundos insights clínicos e do consumidor para oferecer soluções integradas. Com sede na Holanda, a empresa é líder em diagnóstico por imagem, terapia guiada por imagem, monitoramento de pacientes e informática em saúde, bem como em saúde do consumidor e atendimento domiciliar. A Philips gerou vendas de 17,2 bilhões de euros em 2021 e emprega aproximadamente 78.000 funcionários com vendas e serviços em mais de 100 países.
Esta declaração inclui determinadas afirmações prospectivas com relação às condições financeiras, resultados de operações e das empresas da Philips e alguns dos planos e objetivos da Philips com relação a esses itens. Exemplos de declarações prospectivas incluem declarações feitas sobre estratégia, estimativas de crescimento de vendas, EBITA futuro, desenvolvimentos futuros nos negócios orgânicos da Philips e conclusão de aquisições e desinvestimentos. Por sua natureza, tais declarações envolvem riscos e incertezas por se relacionarem a eventos e circunstâncias futuras, e muitos fatores podem fazer com que os resultados e avanços reais sejam substancialmente diferentes dos expressos ou implícitos nessas declarações.
Philips Global Press Office Tel: +31 6 10888824
You are about to visit a Philips global content page
Continue Philips Global Press Office Tel: +31 6 1521 3446
You are about to visit a Philips global content page
Continue