COPD can impact your life on a daily basis, but that doesn’t mean there aren’t opportunities to take control of the things that can trigger your symptoms. Regular treatment and a healthy lifestyle, including regular exercise, a balanced diet and use of breathing techniques, can help you manage COPD by controlling symptoms and slowing the development of further damage to your lungs¹.
COPD athlete Russell Winwood and his physician Dr. Wayne Kelly discuss daily life with COPD.
Preparing and following an action plan can help you live as normal a life as possible with COPD. A COPD action plan is intended to give you instructions to follow depending on how you feel and the intensity of your symptoms. Action plans are usually structured into green, yellow and red zones that correspond with your symptoms, ranging from normal to more severe. It is also important to stick to the plan even if your breathing feels OK. Seeing your doctor regularly gives you the chance to talk about how you are feeling generally, including flare-ups you may be having and possible changes to medication2.
COPD symptoms can be triggered by your environment, so being aware of what can cause a flare-up may help you better manage your condition day-to-day. Some suggestions to reduce COPD triggers include:
O tratamento regular e a manutenção de um estilo de vida saudável não só podem ajudá-lo a gerir os sintomas, como também podem ajudar a abrandar a evolução da DPOC e ajudá-lo a usufruir de uma vida ativa. Tenha em consideração as seguintes sugestões de mudança e de gestão do estilo de vida3,4:
Stop or avoid smoking
Excercise regularly
Eating well and maintain a healthy weight
Practice breathing and relaxation techniques
Learn how to cough effectively
Recognize and avoid the factors that trigger flare-ups
Have an action plan for flare-ups
Taking your medication as prescribed
See your doctor regularly, even if you feel well, and especially if you have any concerns
A DPOC é um termo que abrange um conjunto de doenças pulmonares progressivas que dificultam a respiração, incluindo bronquite crónica e enfisema¹. Uma das principais causas é a exposição prolongada ao fumo do tabaco, especialmente se o fumo for inalado. No entanto, o fumo passivo, a poluição atmosférica, os vapores químicos e as poeiras do ambiente ou do local de trabalho também podem provocar DPOC². 1. Web MD. What is chronic obstructive pulmonary disease (COPD)? 2. Web MD. 10 FAQs About Living With COPDWhat is chronic obstructive pulmonary disease (COPD)?
http://www.webmd.com/lung/copd/tc/chronic-obstructive-pulmonary-disease-copd-overview
Acedido em 4 de agosto de 2015
http://www.webmd.com/lung/copd/10-faqs-about-living-with-copd#2
Acedido a 5 de agosto de 2015
Uma tosse crónica, que dura várias semanas sem a presença de outra doença como, por exemplo, uma constipação ou gripe, é o primeiro sinal da DPOC. A tosse é geralmente pior de manhã cedo e pode ser agravada pelo exercício ou pelo tabaco. Outros sintomas típicos incluem falta de ar, pieira, aperto no peito e aumento da produção de muco (ou fleuma)1,2. 1. Healthline. Six signs of COPD. 2. European Lung Foundation. Lung Factsheet: Living well with COPD. www.european-lung-foundation.org
http://www.healthline.com/health-slideshow/copd-symptoms#9
Acedido a 24 de junho de 2015.
Acedido a 19 de junho de 2015.
Uma das principais causas da DPOC é a exposição prolongada a fumo de tabaco, especialmente se o fumo for inalado. Mas o fumo passivo, a poluição do ar, os vapores químicos ou as poeiras do local de trabalho também podem causar a doença1. 1. Web MD. 10 FAQs About Living With COPDWhat is chronic obstructive pulmonary disease (COPD)? 2. medicinenet.com. Chronic Bronchitis Acedido a 5 de agosto de 2015.
Estas partículas inaladas podem fazer com que as glândulas mucosas que revestem os brônquios produzam mais muco do que o normal. Além disso, a inflamação que desencadeiam faz com que as paredes dos brônquios fiquem mais espessas e inchem. Os fatores ambientais e a genética também podem desempenhar um papel no desenvolvimento da DPOC 1,2.
http://www.webmd.com/lung/copd/10-faqs-about-living-with-copd#2
Acedido a 5 de agosto de 2015
http://www.medicinenet.com/chronic_bronchitis/page3.htm
Apesar de não haver cura para a DPOC, existem muitos tratamentos eficazes disponíveis que ajudam a gerir os sintomas e a abrandar a evolução da DPOC, para que possa viver uma vida ativa1. 1. Healthline. COPD and You: Managing Your Symptoms. Acedido a 10 de julho de 2015.
http://www.healthline.com/health/copd/and-you-symptom-management#1
A DPOC tem quatro fases, cada uma com diferentes sintomas de gravidade crescente. No entanto, através da monitorização dos sintomas e da sua gestão eficaz, é possível abrandar a velocidade de evolução da doença e desfrutar de uma vida mais ativa1,2. 1. Healthline. COPD and You: Managing Your Symptoms. Acedido a 10 de julho de 2015. 2. Healthline. COPD: Symptoms and Stages. Acesso a 6 de junho de 2015.
http://www.healthline.com/health/copd/and-you-symptom-management#1
http://www.healthline.com/health/copd/stages#Overview1
Combinando um programa de exercício, de educação e de apoio, a reabilitação pulmonar pode ajudar a que viva com maior conforto com a DPOC, aumentando a sua capacidade de exercício e melhorando a sua mobilidade. Irá aprender sobre técnicas de respiração, relaxamento e exercícios eficazes, o uso de medicamentos e oxigénio, uma boa nutrição e sugestões para viajar, bem como saber como evitar ataques e manter-se saudável. A reabilitação pulmonar também oferece uma oportunidade de conhecer outras pessoas com DPOC para trocar experiências, proporcionar encorajamento mútuo e aumentar a determinação para melhorar os seus níveis de fitness e combater a doença1. 1. American Association of Cardiovascular and Pulmonary Rehabilitation (AACVPR). Pulmonary Rehabilitation.
http://www.copdfoundation.org/Portals/0/Files/pdfs/AACVPR-FactSheet.pdf
Acedido a 6 de junho de 2015.
A genética pode desempenhar um papel no desenvolvimento da DPOC, mesmo que nunca tenha fumado ou sido exposto a poluentes durante um longo período de tempo. Em particular, o enfisema pode ser desencadeado por uma deficiência na alfa-1 antitripsina (AAT), que é uma proteína que protege os pulmões contra os efeitos nocivos dos glóbulos brancos nos pulmões. No entanto, nem todas as pessoas com DPOC que nunca fumaram têm uma deficiência na AAT, pelo que se acredita existirem outros desencadeadores genéticos para a DPOC1. 1. COPD Foundation: COPD/Understanding-COPD/What-is- COPD.aspx#sthash.PjPozNK3.dpuf
http://www.copdfoundation.org/What-is-
Acedido a 23 de junho de 2015.
Existem várias coisas que pode fazer que o ajudarão bastante a gerir a DPOC1,2.
É um profissional de saúde respiratória?
É um profissional de saúde respiratória?
1 Healthline. COPD: Treatment Options. http://www.healthline.com/health/copd/treatment-options#Overview1 Acedido a 3 de agosto de 2015. 2 American Lung Association. Instructions for COPD MANAGEMENT PLAN. http://www.lung.org/lung-disease/copd/living-with-copd/ala-copd-management-plan.pdf Acedido a 15 de maio de 2015. 3 bettersleepandbreathing.com. Minimizing COPD Flareups. http://www.bettersleepandbreathing.com/post/78457078071/minimizing-copd-flareups Acedido a 3 de agosto de 2015.
4 COPD Foundation. Staying Healthy and Avoiding Exacerbations. http://www.copdfoundation.org/What-is-COPD/Living-with-COPD/Staying-Healthy-and-Avoiding-Exacerbations.aspx Acedido a 3 de agosto de 2015.
You are about to visit a Philips global content page
Continue