Centro de Notícias | Brasil

Primeiro procedimento de Doença Cardíaca Estrutural a utilizar a fusão em tempo real de imagens de raios X e ultrassom 3D da Philips na América Latina.

17 de agosto, 2016

  • O procedimento foi realizado com sucesso no México, e salvou a vida de uma paciente de 79 anos de idade que não podia ser submetida a uma cirurgia de coração aberto.
  • A solução EchoNavigator da Philips permite que os médicos realizem procedimentos minimamente invasivos com maior confiabilidade, graças à utilização de uma tecnologia inovadora de fusão em tempo real de imagens de raios X e ultrassom 3D em uma única imagem.


xx, 17 de agosto de 2016
- No México, médicos realizaram a primeira cirurgia minimamente invasiva de Doença Cardíaca Estrutural na América Latina utilizando a tecnologia clínica EchoNavigator da Royal Philips (NYSE:) PHG, AEX: PHIA). A primeira pessoa operada com o uso desta tecnologia na região foi uma mexicana de 79 anos que sofria de insuficiência da válvula mitral e não era candidata a uma cirurgia de coração aberto por causa dos riscos envolvidos. Com a intervenção de três cardiologistas mexicanos do Doctors Hospital, em Monterrey, N.L., foi realizado com sucesso o primeiro procedimento registrado de MitraClip (implantação de um Clipe Mitral) guiado pela fusão ao vivo de imagens de raios X e ultrassom 3D da EchoNavigator da Philips.

 

A tecnologia exclusiva do EchoNavigator Philips é baseada na fusão inteligente de imagens de raios X e ecocardiografia 3D, e permite intervir em doenças cardíacas estruturais mais rapidamente e de maneira mais precisa. Durante esses procedimentos, a imagem de ultrassom fornece informações críticas sobre a anatomia do tecido mole do coração, enquanto os raios X apresentam vantagens específicas na visualização dos cateteres e dos implantes cardíacos. Dessa forma, proporciona um apoio confiável para a decisão clínica em tempo real.

 

A solução EchoNavigator da Philips, uma “nova experiência clínica” em terapia guiada por imagem, está disponível em toda a América Latina, depois do sucesso da operação no México, que evitou a necessidade de uma cirurgia de coração aberto. Uma segunda instalação foi feita em Santiago do Chile, no Hospital Nacional do Tórax, que aderiu ao conceito de “Salas Integrais”, ou “Suítes”, da Philips. Neste caso, na área de cardiologia, ou “Cardiosuíte”.

 

“A implementação desta nova ferramenta facilitou muito a realização do procedimento, com a sinalização dos pontos de punção transeptal, da veia pulmonar e da regurgitação mitral, tivemos uma redução significativa no tempo de realização do procedimento, minimizando o tempo de anestesia e o cath lab”, disse o dr. Rodrigo García Martínez, cirurgião cardiovascular do Doctors Hospital em Monterrey, no México.

 

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, representando 17,3 milhões de mortes anualmente, e estima-se que, até 2030, essa cifra aumente para 23,6 milhões de mortes[1]. No México, cerca de 150 mil pessoas morrem por ano em decorrência dessas doenças, de acordo com o Instituto Nacional de Cardiologia Ignacio Chávez (INC)2.

 

“Esses números são alarmantes, não apenas para o México, mas também para o resto da América Latina. “Para nós, é um orgulho saber que podemos fazer a diferença na região, já que estamos dando um exemplo muito claro do impacto que a tecnologia pode ter na vida e na saúde das pessoas, quando acreditava-se que era impossível encontrar um tratamento viável”, afirmou Mark Stoffels, Diretor da Philips HealthTech México.

 

O EchoNavigator é uma das ferramentas inovadoras na área da cardiologia que faz parte do novo conceito de Salas Integrais Dedicadas, ou “Suítes”, da Philips, que permite que sejam realizadas múltiplas intervenções e tratamentos minimamente invasivos em uma única sala, integrando a orientação ao vivo por imagens, o gerenciamento de informações e as intervenções clínicas específicas necessárias nas diferentes áreas da cirurgia. Uma “nova experiência clínica” em terapia guiada por imagem disponível também para tratamentos vasculares, oncológicos e neurológicos. Para obter mais informações, acesse o link: https://www.philips.com.mx/healthcare/product/HCOPT08/econavegador


 

[1] 2015 Atualização de Estatísticas sobre as Doenças do Coração e Enfartes, Associação Americana do Coração. https://www.heart.org/HEARTORG/General/Heart-and-Stroke-Association-Statistics_UCM_319064_SubHomePage.jsp

2 http://www.jornada.unam.mx/2016/05/24/sociedad/035n2soc

Para outras informações, favor entrar em contato com:

 

Nome: Sammy Schlesinger

Setor / departamento: Marketing & Comunicação

Telefone: (11) 9.7551-3675
E-mail: sammy.schlesinger@philips.com

Relações com Imprensa Philips do Brasil (agência externa)

 

FleishmanHillard Brasil

 

Henrique Carvalho |
Henrique.carvalho@fleishman.com.br | 11 3185-9959

 

Luciana Silva |
Luciana.silva@fleishman.com.br | 11 3185-9936

 

Erica Sato |
erica.sato@fleishman.com.br
| 11 3185-9928

Sobre a Royal Philips

 

A Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PIA) é uma empresa líder em tecnologia da saúde cujo objetivo é melhorar a saúde das pessoas e permitir melhores
resultados através da manutenção da saúde por meio de uma vida saudável e da prevenção de doenças, englobando também o diagnóstico, tratamento e cuidados em casa. A Philips utiliza-se de sua tecnologia avançada e dos profundos conhecimentos.

You are about to visit a Philips global content page

Continue

Para visualizar melhor o nosso site, utilize a versão mais recente do Microsoft Edge, do Google Chrome ou do Firefox.