Por Reyna Gobel
A doença pulmonar obstrutiva crônica (EPOC), uma doença progressiva que dificulta a respiração, se apresenta com maior frequência nos fumantes maiores de 45 anos de idade. No entanto, segundo o Instituto Nacional de Saúde (NIH), uma em cada seis pessoas com EPOC nunca fumou.
Embora atualmente não exista uma cura para a EPOC, a detecção precoce pode reduzir a gravidade dos sintomas. Sem diagnóstico, os pacientes não obterão o assessoramento de seus médicos sobre estilos de vida saudáveis e a informação sobre os medicamentos prescritos para reduzir a gravidade dos sintomas da doença. (Veja soluções end-to-end para ajudar tratamento de pacientes com COPD em casa)
A única forma de diagnosticar a EPOC precocemente é através de um teste simples, não invasivo chamado espirometria, na qual os pacientes exalam profundamente em um tubo conectado a uma máquina que proporciona uma leitura da função pulmonar, segundo o NIH.
Qualquer pessoa, inclusive os não fumantes, que apresentam sintomas da EPOC deve fazer testes, conforme o site do NIH. "A tosse, falta de ar, o excesso de produção de escarro ou catarro, e outros sinais de dificuldade respiratória são bons indícios de que um médico deve ser consultado," afirmou o Dr. James Kiley no site. (Veja mantendo estilos de vida ativos para indivíduos com doença das vias respiratórias)
Além de apresentar sintomas, os indivíduos com a exposição a estes contaminantes ambientais também devem fazer o teste:
- A exposição a gases, pós ou fumaças no lugar de trabalho. Um exemplo é alguém que trabalha em obras de construção com muita poeira.
- A exposição a grandes quantidades de fumaça de segunda mão e a poluição. Por exemplo, os membros da família dos fumantes podem estar em risco se o fumante da casa fuma no interior.
- As pessoas que utilizam com frequência o fogo para cozinhar sem a ventilação adequada, tal como um cozinheiro em um restaurante.
As pessoas que pensam que poderiam estar sujeitos à EPOC devem fazer o teste com seu médico o mais rápido possível. A detecção precoce pode ser fundamental na manutenção de uma maior qualidade de vida. (Veja Tratando a doença pulmonar restritiva no lar)
Siga a Philips Respironics no Twitter e Facebook para se manter informado sobre as notícias, conselhos e mais para o cuidado respiratório