Sincronia para controlar um

volume grande de informações

No Hospital Vida & Saúde, a eficiência e a integração que o Tasy proporciona trouxe grandes benefícios para todas as áreas administrativas e assistenciais

Santa Rosa – RS

 

A implantação de um sistema de gestão hospitalar integrado causa fortes impactos em qualquer instituição. A começar pela transformação das rotinas manuais em digitais e automatizadas. Só essa mudança já elimina o retrabalho e o risco de informações errôneas, aumentando a produtividade do hospital e tornando o processo mais definido, enxuto e transparente. Um dos pontos fortes desta mudança é a conexão entre os setores que acompanham o fluxo do atendimento ao paciente. Para a diretora geral do Hospital Vida & Saúde (HVS), Vanderli Aparecida Machado de Barros, o Tasy erradicou a falta de integração entre as áreas e a falta de informações para tomada de decisão. “Nós tivemos um avanço muito grande no dia a dia do hospital Vida & Saúde. O Tasy nos proporcionou segurança e qualificação nos serviços com a integração das informações”, destaca Vanderli. Diversos processos e áreas apresentaram impactos positivos: Maior segurança e confiabilidade dos dados;

Melhoria e agilidade nos resultados financeiros;

Integração, controle e otimização dos processos;

Agilidade no acesso às informações;

Grande número de indicadores disponíveis, com a geração dos indicadores pela área administrativa e assistencial;

Dispensação pelo código de barra;

Maior controle em todas as áreas;

Inovação constante com a atualização de versão;

Qualidade e padronização dos serviços prestados;

Qualidade e segurança clínico-assistencial, com o uso da prescrição eletrônica e do prontuário eletrônico do paciente;

Agilidade no acesso e processamento das informações do paciente;

Informação centralizada por meio do Prontuário Eletrônico do Paciente;

Prescrição Eletrônica do Paciente com segurança no controle e dispensação da medicação.

 

 

O Tasy permite sincronia

 

Já na identificação do paciente, que é o primeiro passo para a segurança do processo de assistência a ser realizado no hospital. Todo o atendimento ao paciente está no sistema, desde a consulta, os exames, os procedimentos, as internações e as medicações que fez uso. Com esta confiabilidade em mãos, os profissionais também são respaldados em suas atividades diárias e utilizam o sistema para garantir que os medicamentos corretos foram administrados na hora e na dosagem certa, tudo isso com a total rastreabilidade da medicação. “Bipar um código de barras na pulseira do paciente, dispensar e verificar medicamentos parece algo simples, mas o volume de informações que estão contidas em um único atendimento é muito grande, é muito difícil pensar em ter tudo isso feito manualmente. Com o sistema, todo esse processo está interligado, juntamente com o faturamento, que realiza a cobrança de todos os materiais e serviços lançados,garantindo, dessa forma, qualidade e segurança em todo o fluxo, em tempo real”, afima Vanderli. A diretora afirma, ainda, que custos estão sendo melhor gerenciados. A eliminação das planilhas e digitações manuais garantiu redução do trabalho manual e do tempo gasto com apuração de custos. A função “Custos” no Tasy permitiu à instituição gerar o resultado por unidade de negócio e centro de resultado, possibilitando que a análise de resultado seja feita de forma analítica ou sintética, e o acompanhamento da evolução dos custos da organização ocorra por meio dos indicadores gerenciais, com destaque para a possibilidade de rastrear todas as informações. O Tasy possui, ainda, a função “Auditoria de Contas” para garantir a segurança dos dados financeiros da instituição. A função permite a avaliação dos itens lançados na conta do paciente por modalidade de pré-auditoria, podendo ser feita de forma interna.

 

Os processos de Hemodiálise foram aprimorados no HVS A unidade de Hemodiálise do hospital também se beneficia do sistema, que possui um módulo especial para a gestão clínica do serviço. A utilização deste módulo trouxe importantes benefícios clínicos ao HVS. Nele, é realizado o controle de cada diálise realizada por paciente, permitindo registrar reações, eventos ou avaliações, direcionando um tratamento individualizado. Cada processo da diálise pode ser controlado de forma efetiva no cadastro dos dados clínicos do paciente, aumentando a segurança de todos os envolvidos. Possibilita, ainda, registrar os dados gerados por sessão de diálise, como: máquina utilizada; ponto utilizado; classificar o paciente segundo informações sorológicas; via de acesso da diálise; geração de escala de diálise conforme solicitação médica; informação do tipo de tratamento proposto, ou fazer a vinculação dos profissionais envolvidos no atendimento. É importante lembrar que um paciente com insuficiência renal crônica terá de substituir a função dos rins por meio da realização de hemodiálise e, muitas vezes, podem ser anos de uma rotina intensa de idas e vindas ao hospital. Os pacientes realizam três sessões por semana, sendo uma média de 4 horas cada. A instituição atende mais de 80 pacientes da região Noroeste do Estado.

 

Com um volume de informações e uma agenda tão intensa, é muito importante que os registros sejam o mais digital possível. Na unidade de diálise do HVS, todas as informações e registros realizados pela equipe de enfermagem são feitos no sistema Tasy, que permite a visualização em tempo real.

Dados de contato

* Este campo é obrigatório
*
*
*
*
*
*
*