6 min. Leitura de
Seu corpo está maravilhosamente preparado para apoiar seu bebê, mas comer uma dieta saudável (e evitar alguns alimentos) ajudará a Mãe Natureza a fazer o seu melhor trabalho. Então, como isso difere dos conselhos comuns sobre uma alimentação saudável? E o que exatamente você deve comer? Muitas mulheres grávidas também se perguntam quais alimentos devem ser evitados, além do que não comer durante a gravidez. Aqui você encontrará as respostas, além de dicas essenciais sobre nutrição durante a gestação.
Estamos ao seu lado, mas lembre-se de que cada gravidez é diferente e nossos conselhos não substituem a consulta com um médico. Entre em contato com seu profissional de saúde para discutir quaisquer mudanças específicas na dieta.
A boa notícia é que comer bem durante a gravidez é bastante semelhante a uma dieta saudável para mulheres não grávidas. Você deve se esforçar para comer refeições regulares e focar em alimentos integrais, como vegetais, frutas e grãos. Tente comer o mínimo de alimentos ricos em açúcar ou processados.
Por razões de segurança alimentar, carnes cruas ou malpassadas, fígado, sushi, ovos crus, queijos moles e leite ou sucos não pasteurizados devem ser eliminados da sua dieta. Abaixo, você encontrará mais detalhes sobre alguns dos alimentos a evitar durante a gravidez:
Quanto de cafeína você pode consumir durante a gestação?
De acordo com o NHS, até 200 mg de cafeína (equivalente a até duas xícaras de café instantâneo) por dia é seguro durante a gravidez. Então, você pode beber café durante a gravidez? Sim, você pode – mas com moderação.
Peixes com mercúrio, peixe cru e mariscos
Não coma peixes com alto teor de mercúrio, como marlim, espadarte, cavala, atum e peixe-agulha. Consuma apenas atum sólido em lata, mas com moderação.
Para a decepção dos amantes de sushi, peixes e mariscos crus também estão entre os alimentos a evitar durante a gravidez, pois podem conter bactérias ou parasitas. Frutos do mar defumados também devem ser excluídos do seu cardápio.
Queijos moles feitos com leite não pasteurizado
Queijos moles, como feta, brie ou camembert, também estão na lista do que gestantes não devem comer. Como são feitos com leite cru, podem estar contaminados com bactérias listeria. Regra geral: procure o rótulo que indica que é pasteurizado!
Leite e suco não pasteurizados
A mesma regra se aplica a sucos e leite. Suco fresco espremido ou qualquer tipo de suco não pasteurizado pode conter bactérias nocivas (E.coli, listeria, salmonela) e não deve ser consumido durante a gravidez.
Ovos crus
Também deve constar na sua lista do que não comer durante a gravidez ovos crus ou alimentos que contenham ovos crus ou malcozidos, como massa para bolo, massa para biscoito, ovos cozidos moles ou mexidos. Cuidado com alimentos que possam conter ovos malcozidos ou levemente cozidos, como saladas, molhos, gemada e sorvete. Durante a sua gravidez, você deve comer apenas ovos completamente cozidos e pasteurizados.
Carnes e aves malcozidas ou cruas
Carnes malcozidas ou cruas podem abrigar listeria. Seja cautelosa e evite embutidos durante a gravidez ou aqueça a carne até que esteja bem quente. Patês ou pastas de carne refrigeradas também não devem ser consumidos. Quanto aos cortes inteiros de carne, certifique-se de que estejam completamente cozidos antes de consumir.
Brotações cruas ou malcozidas
Brotos crus, como alfafa, rabanete, trevo, feijão ou outras brotações, apresentam risco de doenças transmitidas por alimentos, por isso devem ser bem cozidas para reduzir o risco de crescimento bacteriano. O mesmo vale para frutas e vegetais não lavados e saladas compradas prontas.
Embora não seja uma proibição completa, alguns alimentos são melhores de serem reduzidos ou evitados durante a gravidez para manter você e seu bebê saudáveis e felizes:
Carnes pré-recheadas frescas
Cuidado com carnes pré-recheadas. Se optar por comprar aves inteiras com recheio, certifique-se de comprá-las e cozinhá-las a partir do estado congelado. Carnes frescas e recheio podem levar ao crescimento de bactérias.
Doces, carboidratos e fast food
Embora não haja evidências científicas conclusivas, doces, fast foods e alimentos ricos em gordura geralmente estão na lista de desejos das futuras mamães. Se você faz parte do grupo que sente desejos, explore opções mais saudáveis. Deseja batatas fritas em todas as refeições? Frite seus alimentos com pouco ou nenhum óleo com uma Airfryer – uma alternativa saudável que permite desfrutar de alimentos fritos deliciosos com até 90% menos gordura*. Mas lembre-se: uma dieta balanceada e saudável é importante para manter você e seu bebê seguros.
Excesso de cafeína
Durante a gravidez, o que não comer também se estende ao que não beber, e a cafeína se encaixa nessa categoria.
A Organização Mundial da Saúde recomenda que as gestantes com alta ingestão diária de cafeína (mais de 300 mg por dia) reduzam sua ingestão diária de cafeína durante a gestação para diminuir o risco de perda da gravidez e de rescém-nascidos com baixo peso ao nascer.
A gravidez é um período de intenso crescimento e desenvolvimento do seu bebê e muitas mudanças fisiológicas na mãe, e sua nutrição deve ajudar você nessa jornada. É sempre útil falar com um profissional de saúde para garantir que você esteja consumindo os nutrientes certos, na quantidade certa. Aqui estão algumas dicas importantes para uma dieta saudável e balanceada durante a gravidez:
* Compared to fresh fries prepared in a conventional deep fryer
1 Foodsafety.gov - People at Risk: Pregnant Women
2 FDA - Safe Eats from Food Safety for Moms to Be
3 FDA - Food Safety - Download the pdf
4 FSIS - Protect Your Baby and Yourself From Listeriosis
5 Foodsafety.gov - People at Risk: Pregnant Women
6 Foodsafety.gov - Food Safety by Type of Food
7 FDA - Meat, Poultry & Seafood from Food Safety for Moms to Be
8 WHO - Restricting caffeine intake during pregnancy