Página inicial

Elternschaft

Home ›› Cafeína durante a gravidez e amamentação – suas perguntas respondidas
Home ›› Cafeína durante a gravidez e amamentação – suas perguntas respondidas

Cafeína durante a gravidez e amamentação – suas perguntas respondidas

 

Tempo de leitura: 4 mins.

 

A gravidez e a amamentação são momentos emocionantes. Muitas coisas são novas e você provavelmente tem várias perguntas sobre nutrição, especialmente quando está esperando seu primeiro filho. Mas você pode beber café durante a gestação e a amamentação? Aqui você pode descobrir tudo o que deseja saber sobre cafeína durante a gravidez e se café e amamentação podem ser combinados.

É seguro beber café durante a gravidez?


As mulheres grávidas podem beber café? Vamos começar com a boa notícia: você não precisa abrir mão do seu amado cafézinho da manhã durante a gravidez. Mas quanto de cafeína você pode consumir durante a gravidez?

Quanto de cafeína você pode consumir durante a gestação?


De acordo com o NHS, até 200 mg de cafeína (equivalente a até duas xícaras de café instantâneo) por dia é seguro durante a gravidez. Então, você pode beber café durante a gravidez? Sim, você pode – mas com moderação.

Cafeína na gestação além do café


Não é só o café que contém cafeína, mas também o chá preto e verde, bebidas energéticas, alguns refrigerantes e chocolate amargo. Portanto, não se trata apenas de saber se as mulheres grávidas podem beber café – também é necessário considerar chás que contenham cafeína e outros alimentos e bebidas. Se você já tomou duas xícaras de café, com uma xícara adicional de chá você ultrapassa o limite diário de cafeína na gravidez. O NHS fornece esses valores como orientação:

  • Uma xícara de café filtrado: 140 mg
  • Uma xícara de café instantâneo: 100 mg
  • Uma xícara de chá: 75 mg
  • Uma barra de chocolate amargo de 50 g: até 50 mg
  • Uma lata de refrigerante de cola de 354 ml: 40 mg


Bebidas energéticas estão entre os alimentos e bebidas a evitar durante a gravidez, pois contêm cafeína, vários aditivos não saudáveis e muito açúcar. Refrigerantes como cola devem ser evitados porque contêm muito açúcar e aditivos. Claro, não há problema em consumir um pouco de chocolate amargo de vez em quando para um impulso de energia!

É seguro beber café durante a amamentação?

 

A cafeína passa para o leite materno e é difícil para o corpo do bebê quebrá-la (assim como o álcool, que está entre as bebidas e alimentos a evitar durante a amamentação), então você deve consumir café apenas em quantidades moderadas enquanto amamenta. A resposta é a mesma para o limite de cafeína/café durante a amamentação quanto para a quantidade de cafeína permitida durante a gestação – até 200 mg por dia.

 

Excesso de cafeína pode causar inquietação, dor abdominal e flatulência no seu bebê. Cerca de uma a duas xícaras de café por dia durante a amamentação é considerado seguro. Se possível, beba seu café logo após a amamentação para que a maior parte da cafeína possa ser absorvida até a próxima mamada.


Como alternativa, você pode convenientemente extrair um pouco de leite materno usando o Extrator de Leite Manual da Philips Avent antes de beber café. Com a tecnologia Natural Motion, ele combina os movimentos de sucção e massagem do seio, te proporcionando uma extração rápida e confortável onde quer que você vá. Assim, você consegue oferecer leite materno ao seu bebê mesmo após ter acabado de beber seu cafézinho, já que você extraiu o leite antes da ingestão de cafeína.

Você pode beber café descafeinado durante a gravidez e a amamentação?

 

Se você é uma verdadeira amante do café, o café descafeinado pode ser uma alternativa durante a gravidez e a amamentação. Café descafeinado e amamentação/gravidez formam uma combinação mais segura do que o café com cafeína.

 

Procurando outras maneiras de lidar com o limite de cafeína? Alternativas amigas da gravidez incluem chá descafeinado e chá de ervas. Lembre-se de que o NHS recomenda não consumir mais de quatro xícaras de chá de ervas por dia durante a gravidez e evitar chás que contenham raiz de alcaçuz.


Então, você pode beber café descafeinado durante a gravidez ou amamentação à vontade? Bem, a resposta é não. Existem limites. Um café descafeinado (237 ml) pode conter de 2 a 12 mg de cafeína, enquanto um espresso descafeinado (30 ml) pode conter até 15 mg de cafeína e café instantâneo descafeinado (237 ml) pode conter de 27 a 173 mg de cafeína. Portanto, você precisará voltar à pergunta "quanto de cafeína você pode consumir durante a gravidez?" Verifique os detalhes do café descafeinado específico para saber quantas xícaras você pode consumir sem exceder o limite diário de 200 mg.


Vale a pena notar que você deve escolher apenas café descafeinado que foi descafeinado sem processos químicos. Se o pacote disser "descafeinado naturalmente" ou "produzido sem processos químicos", então você pode optar por ele, pois deve estar livre de resíduos químicos.

 

Agora que você sabe a resposta para a pergunta original "é possível beber café durante a gestação e a amamentação?", você pode relaxar e se permitir um café ocasional quando desejar. Gravidez e amamentação são momentos especiais, e você não precisa abrir mão de tudo.

 

E recorde-se, estamos ao seu lado, porém cada gestação é diferente e nossos conselhos não substituem a consulta com um médico. Entre em contato com seu profissional de saúde para discutir quaisquer mudanças específicas sobre sua ingestão de cafeína.

 

Sources:

  1. NHS: Foods to avoid in pregnancy
  2. NHS: Breastfeeding and diet
  3. Holland & Barrett: Caffeine in tea vs coffee

Conheça o aplicativo Gravidez+

Desenvolvido para apoiar durante todo período de gestação até o momento do parto, e oferece aos futuros papais um guia completo sobre todos os estágios da gravidez.

You may like