Centro de Notícias | Brasil

jul 13, 2021

Tecnologia e inovação fazem a diferença para mães e bebês durante a gravidez

 

  • A Philips investe em soluções que acompanham todo o ciclo de vida da mulher, com produtos de ultrassom até monitoramento fetal e materno.

São Paulo, Brasil – A relação de uma mulher com seu obstetra e ginecologista é única e muito pessoal, em especial quando o assunto é gravidez.  O período da gestação exige cuidados e idas regulares ao médico, a fim de prevenir ou detectar qualquer adversidade durante o pré-natal. Por isso, é imprescindível manter os exames de rotina em dia, como forma de acompanhamento, diagnóstico precoce e prevenção. Pensando neste cenário, a Royal Philips, líder global em tecnologia da saúde, investe em soluções focadas em melhorar a saúde das mulheres, fazendo a diferença com recursos que unem tecnologia e inovação, em especialidades como obstetrícia e ginecologia, por exemplo.

 

Com o objetivo de fornecer atendimento em todo o ciclo de vida da mulher, a companhia está expandindo seu portfólio de equipamentos de ultrassom, monitoramento fetal e materno. No Brasil, a novidade é o ultrassom Philips 3300, que tem sua campanha voltada para o público feminino, em especial para mães, com ferramentas avançadas de avaliação e acompanhamento da saúde fetal.

 

“O início de uma nova vida é sempre um momento especial e que requer cuidado. Por isso, temos desenvolvido soluções que permitem a tranquilidade da mulher durante a gestação, já que são equipamentos que reúnem e fornecem informações importantes sobre a saúde do bebê e da mãe. Além disso, esses dados gerados permitem que os médicos se concentrem nas necessidades individuais de cada gestante, facilitando ainda o seu dia a dia com dados precisos e imagens de qualidade”, explica André Toledo, diretor da área de Health Systems da Philips do Brasil.

 

O Philips 3300 conta também com cinco níveis da funcionalidade XRES, que proporciona um controle detalhado sobre o que profissional médico precisa ver, com todos os detalhes e com imagens mais naturais e suaves. A partir desse sistema avançado de imagem 4D, a paciente poderá enxergar o bebê, durante a gestação, com mais nitidez.

 

A Philips é uma das empresas líderes em soluções de ultrassom com um forte histórico de inovações pioneiras no setor. “Apesar das nossas comunicações estarem focadas em ginecologia e obstetrícia, o 3300 também pode ser usado para uma variedade de aplicações clínicas, como exames abdominais, cardiologia, exames vasculares, pediatria e exames transcranianos”, fala André.

Philps 3300

Também com foco em maternidade, a Philips desenvolveu o software de monitoramento materno MOM (Mobile Obstetrics Monitoring ou Monitoramento Obstétrico Móvel, em português). Embora a solução ainda não tenha sido lançada no mercado, ela será utilizada em um projeto realizado pela Fundação Philips com comunidades carentes do Nordeste e Oeste do Brasil, como Cavalcante e Campos Belos (GO), Preá (CE) e Santo Amaro (MA), em parceria com a SAS Brasil.

 

A solução foi especialmente desenvolvida para acessar regiões que carecem de uma saúde de qualidade, já que, por meio de um dispositivo móvel, o profissional médico pode realizar a análise de dados e identificar risco durante o pré-natal, receber assistência de diagnóstico pelas equipes especializadas da Philips, além de avaliar o progresso da gestação.

 

“O MOM disponibiliza diversos campos para serem preenchidos com base no atendimento médico, como peso, pressão arterial e temperatura, que posteriormente serão sincronizados com o portal MOM na web. A partir dessas informações, nosso time médico faz a análise dos relatórios gerados e, ao verificar qualquer adversidade, somos capazes de orientar as pacientes e encaminhá-las às instituições de saúde para um tratamento preventivo”, explica Toledo.

 

O MOM foi utilizado inicialmente em programa piloto na Indonésia, onde a taxa de mortalidade materna é uma das mais altas no Sudeste Asiático. Em parceria com um centro médico referência do país, foi comprovado que o software é capaz detectar precocemente problemas de alto risco na gestação. Entre as mais de 650 mulheres que participaram do programa, nenhuma faleceu por conta de causas relacionadas à gravidez ou parto.

Da mãe ao bebê

A Philips tem forte atuação em um dos principais momentos da vida e saúde da mulher: a gestação. Com o aplicativo Gravidez+, de Philips Avent - empresa líder que apoia as gestantes e seus parceiros nessa jornada -, as grávidas e seus acompanhantes têm acesso a conteúdos educacionais que permitem caminhar por todas as fases de desenvolvimento de uma gravidez segura e saudável. O aplicativo Gravidez+ já conta com 3 milhões de usuárias no Brasil que, usufruem de uma experiência personalizada no acompanhamento de seus bebês.

 

Neste ano, Philips Avent anunciou uma parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), entidade que ajuda a apoiar a saúde sexual e reprodutiva das mulheres, para o lançamento de conteúdos educacionais no Brasil sobre a escolha da via de parto no nascimento dos bebês, a partir do aplicativo Gravidez+.

 

O principal objetivo dessa colaboração é preencher as lacunas de conhecimento das futuras mamães e seus parceiros e fornecer recursos confiáveis que ajudem cada mulher a se sentir mais bem-informada, preparada e confiante com relação à sua gravidez. O resultado esperado é que o aplicativo ajude as gestantes do Brasil inteiro a fazerem suas escolhas — com foco específico nas diferentes opções de parto disponíveis além das cesáreas.

 

“Na Philips, desenvolvemos soluções que permitem uma gestão de saúde personalizada, preventiva e proativa, e nosso aplicativo Gravidez+ é uma das provas de nosso compromisso com essa missão. Essa ferramenta digital permite que os pais obtenham insights baseados em dados que os ajudem a tomar decisões bem fundamentadas nos momentos críticos, a respeito do parto e da amamentação. Essa parceria com o UNFPA exercerá um efeito benéfico sobre as famílias brasileiras, o que se alinha à missão assumida pela Philips de "melhorar a vida das pessoas”, acrescenta Patricia Frossard, Country Manager da Philips do Brasil.

 

Seguindo o compromisso de impactar positivamente todo o ciclo de vida de seus consumidores, a Philips possui também o aplicativo Bebê+, que ajuda pais e mães a acompanharem melhor o desenvolvimento dos bebês após o nascimento e a registrarem informações como tamanho, peso, alimentação etc.

Sobre a Royal Philips

A Royal Philips é uma empresa líder em tecnologia da saúde, focada em melhorar a qualidade de vida das pessoas e em permitir melhores resultados por meio do ciclo completo da saúde, que envolve desde vida saudável e prevenção, até diagnóstico, tratamento e cuidados domiciliares. A Philips utiliza tecnologia avançada e profundos conhecimentos clínicos, assim como as perspectivas dos consumidores para oferecer soluções integradas. A empresa, com sede na Holanda, é líder em diagnóstico por imagem, terapia guiada por imagem, monitoração de pacientes, informática voltada à saúde, cuidados domésticos e saúde do consumidor. Em 2019, o segmento de tecnologia de saúde da Philips alcançou 19,5 bilhões de euros em vendas e emprega cerca de 81 mil colaboradores de vendas e serviços em mais de 100 países. Para obter mais informações sobre a Philips, acesse: www.philips.com/news

Leia maisLeia menos

Temas

Contatos

Ileana Carrasco

Ileana Carrasco

Gerente de Comunicação Externa e Relações Públicas

Tel: +1 305 520 9025

Material gráfico

Compartilhe nas redes sociais

Para visualizar melhor o nosso site, utilize a versão mais recente do Microsoft Edge, do Google Chrome ou do Firefox.