Healthcare informatics
As pessoas por trás dos dados

Lembrando os que ocupam o centro de tudo: as pessoas por trás dos dados em tempos de COVID-19

Lembrando os que ocupam o centro de tudo: as pessoas por trás dos dados


Nos últimos meses, as equipes de TI em saúde vem enfrentando uma pressão crescente e estão precisando de uma forte liderança. Nós escutamos os seguintes apelos e chamadas à ação entre os executivos do setor de saúde:


Sobre facilitar o trabalho remoto: “Como um líder em TI, você enfrenta a pesada responsabilidade de ativar e manter a infraestrutura necessária para que os canais de serviços de diagnóstico colaborem remotamente de modo eficaz nas diversas funções.”

Sobre garantir a continuidade do atendimento: “Todos os pacientes com câncer merecem o melhor atendimento possível, mesmo nas épocas mais perturbadoras. A otimização da continuidade dos planos de tratamento contra o câncer agora depende da informática como nunca antes.”

Sobre favorecer fluxos de trabalho eficientes: “Como parte dos fatores que determinam o “novo normal”, a informática será uma ferramenta crucial para a evolução dos protocolos e fluxos de trabalho organizacionais e para garantir que as equipes de atendimento estejam trabalhando juntas de forma integrada.”

Sobre desenvolver a interoperabilidade: “Assim que a COVID-19 se disseminou pelo mundo, a mentalidade de interoperabilidade mudou: não é mais algo “agradável de se ter”, mas sim algo “obrigatório” para o futuro do manejo e atendimento do paciente.”

Isso, lado a lado com uma miríade de outras pressões, é coisa demais para qualquer diretor de informática resolver. Embora seja fácil ser totalmente absorvido pelos aspectos tecnológicos desses desafios, não podemos perder de vista aqueles que estão no centro de tudo o que fazemos: nossa equipe e nossos pacientes. Enquanto vocês percorrem esse complexo panorama no caminho para a recuperação e para maneiras aprimoradas de trabalhar, a Philips pode ser uma parceira confiável no que se refere a definir sua estratégia de Informática, levando em conta as necessidades de radiologistas, cardiologistas, patologistas e outros e tendo como centro o apoio aos pacientes que atendem.  

Como capacitar sua equipe e seus pacientes com as soluções certas


Antes da pandemia, os técnicos de radiologia e os diretores de diagnóstico por imagem pesquisados expressavam, em média, uma satisfação apenas moderada com seu trabalho. Em todas as regiões pesquisadas a carga de trabalho era mencionada como, de longe, a maior fonte de estresse e exaustão para a equipe de diagnóstico por imagem, devido à crescente pressão sobre os departamentos de diagnóstico por imagem, ao aumento do volume de pacientes e à escassez de profissionais qualificados. Podemos sem susto presumir que essas impressões foram exacerbadas durante a COVID-19. O diagnóstico por imagem funciona melhor quando abordado sob o ponto de vista de um sistema, e só é capaz de atingir o auge do desempenho quando todas as partes interessadas são capacitadas a realizar seu trabalho de forma eficaz. Ao refletir sobre o que fazer para renovar sua estratégia digital nessa próxima fase da pandemia, você e seu departamento devem fazer uma pausa e se perguntar: isso irá proporcionar à sua equipe todo o apoio de que ela precisa?

Radiologistas, cardiologistas, patologistas e outros ocupam a linha de frente do atendimento ao paciente, então é essencial equipá-los com a informação certa e adotar um fluxo de trabalho que lhes permita dedicar mais tempo aos pacientes. É muito provável que focar as iniciativas de inovação nas necessidades desses profissionais — incluindo uma integração avançada de dados, otimização do fluxo de trabalho e desfechos consistentes e previsíveis — venha a aumentar a confiança clínica na tomada de decisões e reduzir a exaustão dos profissionais. Fora das quatro paredes do hospital, as tecnologias que permitem o trabalho remoto e a colaboração virtual também irão favorecer formas convenientes e flexíveis de trabalho para a equipe, além de aumentar a satisfação dos que se preocupam com a exposição à COVID-19, por si só um pesado fator de estresse. 

A satisfação da equipe anda lado a lado com a satisfação do paciente. Uma estratégia de TI que permita um fluxo de trabalho que atenda a toda a empresa e permita que a equipe clínica dedicada ao diagnóstico e ao tratamento dedique mais tempo a um atendimento de qualidade e menos aos obstáculos tecnológicos pode também exercer um profundo impacto sobre a experiência do paciente. Da parte dos pacientes, os exames de diagnóstico por imagem podem ser extremamente estressantes e desconfortáveis por princípio, e em tempos de COVID-19 essas sensações de ansiedade ficam naturalmente intensificadas. Ao fornecer à sua equipe o espaço de atuação necessário para dedicar mais tempo ao paciente e reduzir a ansiedade, você não apenas reduz a probabilidade de que um paciente se movimente durante um exame e necessite repeti-lo, mas também favorece um atendimento verdadeiramente centrado no paciente. É nesse aspecto que uma estrutura de TI resiliente se torna mais empolgante.

Uma fonte de conhecimento e apoio

 

Como diretor de informática, você já tem muitas responsabilidades. Seu papel, mais do que nunca, é manter-se à frente e no centro de tudo, concentrado em desemaranhar a complicada trama tecnológica em toda a sua organização. A COVID-19 expôs a dependência da transformação digital, a força necessária para uma parceria nunca antes vista entre os profissionais de TI, seus médicos e os pacientes. 

A transformação digital está bem avançada e tem uma trajetória exponencial relativa ao seu uso no futuro próximo. À medida que evoluímos no sentido de comunicar e entender que a equipe e os pacientes fazem parte das suas responsabilidades diárias, sabemos que a exaustão, a tensão nervosa e exigências crescentes estão presentes em sua realidade como nunca antes. Como seus parceiros, podemos ajudá-lo a se manter na vanguarda da forma como a tecnologia pode ajudá-lo e à sua equipe a preencher lacunas históricas, integrar-se perfeitamente aos fluxos de trabalho existentes e aprimorar a experiência, tanto para a sua equipe quanto para os seus pacientes.

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