Estamos abordando esse assunto com a maior seriedade possível e estamos trabalhando para solucionar esse problema da forma mais eficiente e meticulosa possível.

 

Como resultado de uma extensa análise ainda em curso, em 14 de junho de 2021 a Philips global emitiu uma notificação de recall para os dispositivos específicos de Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas (CPAP) e Pressão Positiva de Duplo Nível nas Vias Aéreas (BiPAP) e os Ventiladores Mecânicos afetados. Essa informação também foi comunicada à autoridades competentes no Brasil.

 

A notificação de recall informa aos clientes e usuários os possíveis impactos sobre a saúde do paciente e sobre o uso clínico relacionados a esse problema. Os possíveis riscos para a saúde incluem a exposição a uma espuma de redução de som deteriorada, devido, por exemplo, a métodos de limpeza não aprovados como o ozônio, e a exposição a emissões de substâncias químicas do material da espuma.

 

A Philips está notificando aos clientes e usuários dos dispositivos afetados para que: 

 

No caso dos dispositivos afetados BiPAP e CPAP para obter o seu reembolso, tendo em vista não haver ainda disponível uma nova espuma de redução de som não afetada pelo problema.

 

No caso dos aparelhos de respiração de suporte à vida, a Philips disponibilizará, sem custo, um filtro de barreira bacteriológico até que possa substituir a atual espuma de redução de som por um novo material que não é afetado por esse mesmo problema.

 

A Philips recomenda que clientes e pacientes suspendam o uso de produtos de limpeza relacionados ao ozônio e sigam estritamente as Instruções de Uso do dispositivo referentes aos métodos de limpeza aprovados.

 

Além disso, a Philips está lembrando aos clientes e pacientes que devem rever a data de compra de seus dispositivos BiPAP e CPAP, já que tipicamente recomendamos que sejam substituídos após cinco anos de uso.

 

A empresa dedicou recursos significativos para solucionar esse problema, desenvolveu um plano abrangente para essa correção e esse processo já foi iniciado. Essa iniciativa inclui o aumento em grande escala e âmbito global das atividades de fabricação, conserto, serviços, cadeia de fornecimento e outras funções para facilitar a correção, tendo em vista trata-se de recolhimento global.

 

A Philips lamenta profundamente os inconvenientes causados por esse problema e estamos dedicando um período de tempo e recursos significativos para oferecer aos pacientes e clientes afetados os serviços que eles esperam e merecem, à medida que trabalhamos para solucionar essa questão que consideramos como de máxima prioridade.

 

Para obter mais informações sobre a notificação de recall e também sobre instruções para os clientes, usuários e médicos, as partes afetadas podem entrar em contato com seu representante local da Philips ou visitar o site www.philips.com/SRC-update