Brasil

5 Benefícios que você deve
levar em consideração antes de aceitar uma proposta de trabalho.

Seu curriculum demonstra cuidado e dedicação, e suas entrevistas causaram uma impressão positiva. Este é o momento pelo qual você estava esperando: você recebeu uma proposta de trabalho da empresa que desejava! Agora, é importante parar para refletir.

Dedicamos uma grande quantidade de tempo ao trabalho, por isso, é fundamental que ele sentir-nos felizes nele e que se adapte a nós enquanto indivíduos. Existem fatores a considerar, além do salário, antes de aceitar uma posição que esteja alinhada com seus objetivos profissionais e com sua personalidade.

 

Trabalho remoto e horário de trabalho flexível

Se ainda nem começou a trabalhar, por que pensar em tempo livre? Porque você não está apenas começando sua carreira profissional; é provável que conheça pessoas novas ou que tenha passatempos e interesses aos quais queira dedicar-se. O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional influencia diretamente em todos os aspectos da nossa existência.

Alguns empregadores oferecem horário flexível, portanto, se a opção de trabalhar em casa ou de aproveitar os horários flexíveis for importante para você, isto pode ser um aspecto muito importante na negociação. Por exemplo, na Philips sabemos que nossos colaboradores trabalham para melhorar a vida das pessoas e é por eles que oferecemos condições de trabalho flexíveis, opção de trabalhar em casa, dependendo do cargo ocupado ou horário reduzido às sextas para atividades de voluntariado.

Assim, ao analisar a proposta de um empregador, verifique a política da empresa sobre:

  1. Quantidade de dias de férias
  2. Possibilidade de trabalhar desde casa
  3. Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional (horário flexível) dos seus funcionários

Plano de saúde

Às vezes, tudo que diz respeito a prêmios, planos participativos ou credenciamento pode ser muito complicado, mas sem dúvida alguma a saúde é um tema fundamental. Por exemplo, na Philips, o cuidado integral da saúde ocupa um lugar essencial, já que está em consonância com a estratégia de saúde contínua da empresa. É por isso que os planos de saúde oferecidos são superiores à média e, em alguns casos, incluem serviços adicionais como terapias de saúde mental ou programas de bem-estar. Além disso, a cobertura se estende aos membros da família e inclui acesso aos centros de saúde mais importantes. Em alguns países da América Latina, também se oferece plano odontológico ou seguro de vida.

Então, por onde começar? Na hora de avaliar uma proposta de trabalho leve em conta as suas necessidades e as de sua família, concentre-se nos seguintes aspectos do plano de saúde que a empresa oferece:

  1. Data de vigência da cobertura
  2. Coparticipações ou outros gastos adicionais
  3. Resumo da cobertura e limites

Desenvolvimento profissional

A aprendizagem não para quando você sai da universidade e é nossa responsabilidade manter-nos atualizados sobre oportunidades de desenvolvimento profissional: workshops presenciais, webinars, mentorias ou até mentoring do nosso chefe. 

Na Philips, além de aulas de idiomas, workshops e conferências, oferecemos um portal central de aprendizagem chamado Philips University. Ele inclui cursos off-line e e-learning para que nossos empregados possam aprender sobre diversos temas quando e onde desejarem.

Na hora de avaliar uma proposta, pense no que é importante para você e em como o empregador promove de forma ativa o crescimento profissional de seus funcionários. Pergunte ao empregador:

  1. Quais tipos de programas de desenvolvimento profissional eles oferecem?
  2. Há oportunidades de ensino?
  3. Oferecem reembolso de matrículas?

Ambiente de trabalho

Quando você foi à empresa para a entrevista, foi possível ver o ambiente de trabalho? Algumas pessoas preferem trabalhar em cubículos, enquanto outras gostam trabalhar em um escritório com espaço aberto, em que toda a equipe trabalha em conjunto. Levando em conta que você terá de ficar no escritório várias horas por dia, é muito importante trabalhar em um ambiente que maximize sua produtividade e não faça com que você se sinta incomodado.

Por exemplo, na Philips nossos escritórios são um reflexo de nossa cultura. A chave é a flexibilidade: você tem a liberdade de utilizar a estação de trabalho que melhor se adapte à tarefa que estiver realizando em cada momento.

Seu supervisor

Caso ainda não conheceu a pessoa que será seu supervisor imediato na posição que lhe oferecem, pergunte se é possível conhecê-lo antes de aceitar a proposta. Preste atenção à atitude e ao comportamento do supervisor para ter uma ideia sobre a personalidade dele. Você acha que consegue trabalhar com esta pessoa? Provavelmente você terá de passar muito tempo com este indivíduo, portanto, ele pode ser crucial para sua experiência no trabalho.
 

Agora sim você possui mais informações para tomar uma decisão sobre sua entrada no mundo do trabalho e deixar sua marca! Não tenha medo de confiar em seu instinto. O salário é apenas um dos aspectos. Para aproveitar ao máximo seu futuro trabalho, pense em todos os benefícios incluídos na proposta de trabalho. E se tiver curiosidade sobre o que a Philips oferece, não deixe de acessar o site www.philips.com/carreiras

Não aceite apenas um trabalho.
Aceite uma carreira que você nunca imaginou poder ter.