Aplicativo de identificação

de câncer de mama:

comece com o autoexame

 

O aplicativo de identificação de câncer de mama para smartphones e tablets é uma ferramenta inovadora e gratuita da Philips que mostra às mulheres como reconhecer os primeiros sinais da doença.

 

“Independentemente da idade, do tamanho ou da forma, é importante cuidar bem dos seios. Uma parte essencial do cuidado com seu o corpo é saber a aparência e as condições dos seios para saber o que é normal para você. Aproximadamente dois terços dos casos de câncer de mama são detectados pela própria paciente. É importante perceber qualquer mudança incomum e comunicá-la imediatamente ao seu médico”. - Dra. Emma Pennery, diretora clínica do 'Breast Cancer Care'


O que é?


Se você for mulher, provavelmente saiba que é prudente verificar se os seios apresentam massas ou mudanças de forma. mas talvez você não saiba o que fazer, o que procurar e a freqüência com que deve fazer o exame. Felizmente, o aplicativo de identificação de câncer de mama da Philips acaba com a adivinhação do autoexame. Este aplicativo grátis é fácil de usar, mostra às mulheres como examinar os seios e as incentiva a fazê-lo regularmente. O aplicativo está disponível para iPads, iPhones e telefones com os sistemas operacionais Android e Windows.


Como a vida muda?


O câncer de mama é o tipo de câncer ais comum nas mulheres em todo o mundo: Segundo números[1] da OMS levantados em 2013, morreram dessa doença em 2011 mais de 508 mil mulheres. O aplicativo de identificação de câncer de mama da Philips permite às mulheres assumir a responsabilidade pela sua saúde e ajuda a garantir que a doença seja detectada bem antes. A detecção precoce, combinada com um tratamento melhor, leva ao aumento das taxas de sobrevivência. Mais de 80% sobrevivem por mais de cinco anos, e mais de 75% sobrevivem por mais de 10 anos.

 

Pessoas que detectam o câncer de mama num estágio precoce apresentam uma taxa de sobrevida muito mais elevada. Portanto, é essencial que cuidemos nós mesmos dessa tarefa. Só a partir dos 50 anos de idade as mulheres são convidadas a fazer exames de câncer de mama, mas 20% dos casos de câncer de mama ocorrem em pessoas abaixo dos 50 anos, o que torna a detecção precoce ainda mais fundamental. Portanto, o aplicativo de identificação de câncer de mama pode ter um impacto enorme na saúde das mulheres. Até agora, o aplicativo foi baixado quase 8 mil vezes - um importante passo à frente para salvar e melhorar as vidas.

 

Este artigo de Lizzi Hosking foi publicado pelo Telegraph: 100 dias de inovações que mudam vidas.

 

[1] O câncer de mama é o câncer mais comum em mulheres, tanto nos países desenvolvidos quanto nos países menos desenvolvidos. Calcula-se que, em todo o mundo, mais de 508 mil mulheres morreram em 2011 em virtude do câncer de mama (Estimativas Mundiais sobre Saúde, OMS 2013)