Cuidado para mamães e bebês
Cuidado para mamães e bebês

O que posso esperar no meu 2º trimestre?

Quando você estiver com 18 semanas, seu primeiro trimestre (e, com sorte, o enjoo matinal) ficará para trás e terá início o seu segundo e radiante trimestre. Mas, enquanto sua barriga cresce, o que mais você pode esperar que aconteça com seu corpo?

Hora de desabrochar

Devido ao hormônio da gravidez, à progesterona e à maior quantidade de oxigênio que circulam em seu corpo, sua pele pode ficar mais viva – o que te dá um brilho saudável.

Cabelos longos e lindos e uma pele mais macia

Nesta fase, seu cabelo cresce mais rápido e há menos queda de cabelo – isso significa que a maioria de vocês ficará com aquela aparência de modelo que sempre quis: cabelos volumosos e brilhantes. E, para completar seu 'brilho de grávida', sua pele reterá mais umidade, ficando um pouco mais arredondada e suavizando suas marcas de expressão e rugas.

Estrias e manchas escuras

O equilíbrio de proteína de sua pele mudará, o que fará com que ela perca um pouco de sua elasticidade e fique com as camadas externas mais finas. Assim, à medida que sua pele se esticar por causa de sua barriga em crescimento, ela apresentará uma pigmentação mais escura. Mas você não está sozinha – 90% das futuras mães têm estrias e, felizmente, a pigmentação desaparece cerca de seis meses após o nascimento do bebê.

Muitas mulheres também descobrem uma linha vertical escura que desce a partir de seu umbigo. A 'linea nigra' é causada pelos hormônios que produzem uma pigmentação extra. Essa pele mais escuta também desaparecerá com o tempo.

O que está acontecendo com seu bebê?

Agora, o cérebro, a medula e o coração de seu bebê começaram a funcionar e seus dedos das mãos e dos pés e órgãos genitais já se formaram. Enquanto ele cresce, começará aos poucos a mamar, engolir, movimentar-se e ouvir. Mais para o fim do trimestre, seu bebê começará a responder aos sons. Além de se mexer ou chutar quando ouvir sons mais altos, um estudo mostra que o ritmo cardíaco de um bebê diminui quando sua mãe está falando, o que sugere que ele reconhece a voz e é tranquilizado pelo som familiar.

À medida que seu bebê cresce, você pode se perguntar o quanto está engordando. Veja aqui o quanto de peso se espera que você ganhe.

Lembre-se de que as informações contidas nestes artigos são apenas recomendações gerais e não devem, em hipótese nenhuma, substituir as recomendações médicas. Se você ou sua família apresentarem algum sintoma ou quadro clínico grave ou persistente ou se você precisar de recomendações médicas específicas, procure um médico. A Philips Avent não poderá ser responsabilizada por nenhum dano resultante do uso das informações fornecidas neste site.

Conselho relacionado

Recomendações sobre amamentação

Recomendações sobre amamentação

Benefícios da amamentação para a saúde

Benefícios da amamentação para a saúde