Cuidado para mamães e bebês
Cuidado para mamães e bebês
Philips AVENT - Toddler feeding difficulties

Dificuldades da alimentação de crianças pequenas

A alimentação exigente é um dos problemas de alimentação mais comuns. No entanto, você ficará contente em saber que o comedor exigente é uma fase passageira no desenvolvimento da criança.

Philips AVENT - Toddler feeding difficulties

Algumas crianças são mais exigentes do que outras. Um comedor muito exigente pode estar em uma família de dois ou mais filhos. Mesmo nos casos em que os pais tratam os filhos da mesma forma, uma criança ainda pode se tornar visivelmente exigente ao comer. Ao mesmo tempo, alguns pais têm filhos que continuam a comer bem durante toda essa fase e, muitas vezes, são inocentemente inconscientes de que esta fase do desenvolvimento até mesmo existe.

No entanto, se você for mãe de uma criança muito cautelosa em experimentar novos alimentos, provavelmente achará muito irritante. Apenas tente se lembrar que não é culpa de seu filho ser assim e sua reação pode tornar as coisas piores, tais como:

  • Esperar que seu filho coma mais do que o necessário
  • Ficar ansiosa na hora das refeições
  • Administrar mal o horário das refeições
  • Esperar que a criança ganhe mais peso do que é normal para sua idade

Mas há boas notícias. Os hábitos alimentares das crianças em idade pré-escolar muitas vezes melhoram drasticamente quando elas começam a comer com outras crianças na creche ou escola.

Dicas para pais preocupados com o fato de sua criança não estar comendo o suficiente

Gráficos de crescimento

Peça ao seu médico para medir o peso e a altura de seu filho com precisão em escalas graduadas e organizá-los em gráficos de crescimento. Você pode descobrir que seu filho está crescendo normalmente, e comer uma pequena quantidade é realmente o bastante.

Diário alimentar

Anote todos os alimentos e bebidas que seu filho come. Em seguida, peça que o nutricionista os avalie para ver se estão adequados e para descobrir se a criança precisa de um suplemento vitamínico e mineral para compensar qualquer deficiência.

Excesso de líquido

Verifique quanto líquido seu filho consome. Algumas crianças preferem beber a comer e enchem-se de líquidos. Cerca de seis a oito porções de líquido de 90 a 110 ml são suficientes. Se a criança ainda usa mamadeira, talvez esteja ingerindo muito líquido e não tenha apetite para a comida.

Lanches

Algumas crianças recusam as refeições para ganhar lanches que tendem a ser ricos em gordura, açúcar e sal. Há pouco incentivo para uma criança comer uma refeição apropriada quando lhe permitem se encher de lanches. Então, tente reduzir os lanches a apenas dois por dia e torne-os nutritivos – frutas ou pequenos sanduíches são ótimas opções.

Tempo

Limite o tempo das refeições entre 20 e 30 minutos e sempre ofereça alimentos que você sabe que a criança comerá.

Como lidar com um comedor exigente

Uma abordagem consistente é essencial ao comer. Assim, todos os que se preocupam com seu filho, incluindo parentes e acompanhantes, precisam manter o mesmo plano. Ninguém deve ameaçar ou forçar seu filho a comer alimentos específicos. Se um alimento oferecido na hora das refeições for recusado, simplesmente tire-o, sem comentários. E não substitua por mais comida antes do próximo lanche ou refeição planejada.

Estratégias simples para os pais

  • Ofereça refeições e lanches pequenos e bem espaçados
  • Para começar, ofereça alimentos que você sabe que seu filho gosta
  • Defina um limite para as refeições, por exemplo, 30 minutos
  • Não economize elogios, mesmo se ele comer o mínimo
  • Retire as sobras de comida sem comentários ao final de uma refeição
  • Não discuta os hábitos alimentares e a alimentação do seu filho com outras pessoas na presença dele
  • Não use de persuasão nem force a criança a comer
  • Mantenha a calma

Manias alimentares que perduram

Um número muito pequeno de crianças não supera essa fase e continua a restringir os alimentos que ingere ao longo da infância. Mas se seu filho come o suficiente dos alimentos que gosta para manter sua energia, e toma um suplemento vitamínico e mineral para suprir as deficiências, o desenvolvimento continuará normalmente.

Lembre-se de que as informações contidas nestes artigos são apenas recomendações gerais e não devem, em hipótese nenhuma, substituir as recomendações médicas. Se você ou sua família apresentarem algum sintoma ou quadro clínico grave ou persistente ou se você precisar de recomendações médicas específicas, procure um médico. A Philips Avent não poderá ser responsabilizada por nenhum dano resultante do uso das informações fornecidas neste site.

Conselho relacionado

Diferentes fases do desmame

Diferentes fases do desmame

Desmame do bebê

Desmame do bebê

Dicas para a hora da refeição do bebê

Dicas para a hora da refeição do bebê

Esterilização dos utensílios usados na alimentação do bebê

Esterilização dos utensílios usados na alimentação do bebê