Cuidado para mamães e bebês
Cuidado para mamães e bebês

Dentição: os primeiros dentes do bebê

Os primeiros dentes do bebê começam a se desenvolver antes mesmo que ele tenha nascido. E com cerca de seis a nove meses, os dentes começam a aparecer através da gengiva.

O primeiro dente do bebê mais provavelmente surgirá no meio da mandíbula inferior. Será seguido pelos dentes da frente inferiores, os dentes da frente superiores e, em seguida, pelos incisivos superior e inferior de cada lado. O conjunto completo de 20 dentes do bebê estará pronto geralmente aos 2½ anos.

Alguns bebês mostram poucos sinais ou sintomas de dentição, enquanto para outros é uma experiência mais dolorosa. Na fase de dentição, as gengivas podem ficar vermelhas, uma bochecha pode ruborizar. Seu filho também pode babar, roçar as gengivas e mastigar muito, ou apenas tornar-se inquieto. No entanto, não se preocupe, há muitas maneiras de tornar mais fácil a dentição de seu filho.

Dicas para a fase de dentição do bebê

  • Dê ao bebê muitos afagos extras para ajudá-lo a se sentir melhor
  • Pode ser útil oferecer ao bebê algum objeto duro para mastigar
  • Mordedores que podem ser colocados na geladeira podem aliviar ainda mais a dor
  • Géis de dentição contendo anestésicos locais podem fornecer algum alívio contra as dores nas gengivas (no entanto, não devem ser dados a bebês com menos de quatro meses de idade)
  • Suspensão de paracetamol sem açúcar, desenvolvida especialmente para bebês e crianças, também pode ser usada. Siga as instruções de acordo com a idade da criança

Lembre-se de que as informações contidas nestes artigos são apenas recomendações gerais e não devem, em hipótese nenhuma, substituir as recomendações médicas. Se você ou sua família apresentarem algum sintoma ou quadro clínico grave ou persistente ou se você precisar de recomendações médicas específicas, procure um médico. A Philips Avent não poderá ser responsabilizada por nenhum dano resultante do uso das informações fornecidas neste site.

Conselho relacionado

Dicas importantes para ajudar o bebê a dormir

Dicas importantes para ajudar o bebê a dormir

Dicas para a hora da refeição do bebê

Dicas para a hora da refeição do bebê