Cuidado para mamães e bebês
Cuidado para mamães e bebês

Recomendações sobre amamentação e dicas de amamentação

Introdução

O leite materno é o melhor alimento para bebês, e é recomendável que o bebê seja alimentado exclusivamente com leite materno durante os primeiros seis meses. Aqui, você encontrará nossas dicas de amamentação úteis para começar com o pé direito.

Aulas de amamentação

Antes da chegada do bebê, pode ser útil você aprender como funciona a amamentação, frequentando um curso local ou uma oficina com uma parteira para se sentir mais confiante quando chegar a hora. Você também pode conversar com amigos ou familiares que já passaram pela experiência da amamentação e pedir para seu parceiro e parentes se envolverem desde o início para poder contar com o apoio deles também.

Escolha de uma posição confortável

A amamentação é uma habilidade que a maioria das mães pode administrar facilmente, mas, às vezes, pode demorar um pouco encontrar a melhor posição para o bebê em seu seio. Estar confortável e encontrar uma posição que lhe deixe satisfeita tornará o processo mais fácil para você e seu bebê.

Posição de ninar

Sente-se na cama ou em uma poltrona confortável onde você possa apoiar as costas. Mantenha os joelhos ligeiramente acima dos quadris – use um banco baixo, se necessário.

  • Use travesseiros para apoiar o bebê na altura do seio. Em seguida, deite o bebê de lado, com a cabeça confortavelmente aninhada na curva do cotovelo.
  • Quando o bebê estiver posicionado corretamente, segure o seio por baixo com quatro dedos e apoie o polegar levemente em cima.

Sob a axila ou posição de bola de rúgbi

A posição sob a axila é uma boa opção se você tiver seios muitos grandes, em caso de parto cesariana ou em caso de gêmeos.

  • Sente-se, colocando um travesseiro ao seu lado para apoiar o braço.
  • Deite o bebê ao longo do seu antebraço, apoiando a parte de trás da cabeça do bebê com a mão.
  • Posicione os pés do bebê sob seu braço, com os joelhos dele diretamente sob sua axila.
  • Para bebês pequenos, talvez seja necessário usar um travesseiro para deixar o bebê mais próximo do seio.

Bebê deitado lateralmente

Com o bebê deitado lateralmente, você pode se deitar durante a amamentação, o que significa que você pode relaxar na cama enquanto alimenta seu filho.

  • Deite-se confortavelmente de lado e use um travesseiro para apoiar suas costas.
  • Coloque outro travesseiro entre suas pernas, na altura dos joelhos flexionados.
  • Coloque o bebê ao seu lado, barriga com barriga de modo que a boca do seu pequeno fique na altura do seu mamilo.
  • Apoie o seio com a mão oposta para facilitar a sucção do seu bebê.

Sucção

Depois de encontrar a posição mais confortável, leve o bebê ao seio e não o seio ao bebê. Certifique-se também de que seu bebê seja capaz de inclinar a cabeça ligeiramente para trás enquanto estiver se alimentando.

O bebê abocanhará o mamilo, a aréola (pele mais escura em volta do mamilo) e parte da pele em volta, dependendo do tamanho da aréola. Você saberá que o bebê pegou corretamente o mamilo se a aréola estiver mais visível acima do nariz do que abaixo do queixo.

Depois de pegar o seio de modo correto, o bebê sugará rapidamente para estimular o reflexo de descida do leite e, em seguida, sugará de modo mais lento à medida que o leite fluir.

Alimentação completa

Quando você começa a produzir leite (de dois a cinco dias após o parto), é importante estimular o bebê a mamar todo o leite do primeiro seio antes de oferecer o outro. Assim, o bebê aproveita o leite mais rico em calorias, que o ajudará a relaxar e ganhar peso. Nem todos os bebês continuam mamando no outro seio; portanto, deixe-o decidir.

Ajude o bebê a mamar todo o leite do seio estimulando-o caso ele fique sonolento logo no início. Experimente trocar de posição, remover uma peça de roupa ou fazer cócegas para despertá-lo.

A duração de uma alimentação varia de acordo com cada mãe e bebê – pode variar entre 10 e 40 minutos. Tudo depende da idade do bebê, da técnica e do seu reflexo de descida.

Pegada correta

Se o seu bebê não pegar corretamente a mama, o leite não fluirá corretamente e ele não conseguirá obter leite suficiente. Isso também não será confortável para você, pois os seios poderão ficar inchados se estiverem com muito leite e os mamilos ficarão doloridos.

A dor pode ser causada pela proximidade excessiva do seu mamilo com a frente da boca do bebê. A posição correta é ficar atrás, perto do palato mole dele. Se você continuar com dificuldades, peça orientação ao seu médico.

Feliz e satisfeito

Por fim, se seu bebê parecer feliz e satisfeito entre as mamadas e estiver ganhando peso em um ritmo constante, significa que seu leite está fluindo bem e a amamentação está indo bem.

Lembre-se de que as informações contidas nestes artigos são apenas recomendações gerais e não devem, em hipótese nenhuma, substituir as recomendações médicas. Se você ou sua família apresentarem algum sintoma ou quadro clínico grave ou persistente ou se você precisar de recomendações médicas específicas, procure um médico. A Philips Avent não poderá ser responsabilizada por nenhum dano resultante do uso das informações fornecidas neste site.

Produtos relacionados

Conselho relacionado

Esterilização dos utensílios usados na alimentação do bebê

Esterilização dos utensílios usados na alimentação do bebê