Cuidado para mamães e bebês
Cuidado para mamães e bebês

Os benefícios da extração

O leite materno é um dos presentes mais preciosos que você pode dar ao seu bebê. Embora seja possível amamentar totalmente o bebê por muitos meses, a extração pode lhe dar um pouco mais de liberdade.

Philips AVENT - The benefits of expressing

Praticidade

Extrair o leite materno garante que o bebê receba sempre o melhor em alimentação nutritiva e lhe dá mais flexibilidade. Você pode voltar ao trabalho, seu parceiro pode gostar de estar mais envolvido na alimentação de seu pequeno, ou você pode apenas querer desfrutar de um descanso mais que merecido – ou sair à noite.

Bebês prematuros

Se o seu bebê é muito pequeno (prematuro) ou está muito doente para mamar diretamente no seio, extrair o colostro ou o leite materno permitirá que ele ainda se beneficie dos nutrientes essenciais.

Dificuldade para pegar o seio

Se, por algum motivo, seu bebê recém-nascido não estiver conseguindo pegar o seio, a extração poderá ajudar a estimular a 'descida' do leite e reduzir a necessidade de usar leite em pó. Peça ajuda à enfermeira se você estiver com dificuldade para fazer com que seu bebê pegue o seio.

Uso do extrator

Quando o leite chega, pode haver momentos em que seus seios ficam muito cheios e desconfortáveis, mas seu bebê não está pronto para mamar ainda. É aí que você pode usar uma bomba pode sentir um alívio. Mais tarde, quando você estiver craque na amamentação, a extração poderá ajudar a complementar seu suprimento de leite, juntamente com a mamada do bebê. Assim, você terá um estoque de leite à disposição quando precisar dele.

Extrair o leite materno fica muito fácil com a prática, embora seja melhor esperar de quatro a seis semanas após o parto para que a amamentação se estabeleça antes de começar – a menos que o médico recomende o contrário.

Uso de um extrator de leite

A maneira mais rápida e fácil de extrair leite é usando um extrator elétrico ou manual de leite.

Decidir qual extrator de leite é melhor para você depende de quantas vezes você está pensando em extrair e quanto tempo você tem de sobra.

Os extratores manuais demoram cerca de 15 a 45 minutos para bombear leite suficiente dos seios, dependendo das taxas de fluxo individuais.

Dicas e recomendações sobre extração de leite materno

Quando você se acostumar com seu extrator de leite poderá extrair seu leite de forma rápida e fácil. Pode parecer estranho a princípio, mas vale a pena persistir.

Extração pela primeira vez

Quando você começar a extração, dê a si mesma tempo e privacidade e tente relaxar. Você pode massagear suavemente seus seios por alguns minutos antes de começar para prepará-los – fraldas molhadas quentes em seus seios ajudarão ainda mais no início. Ter seu bebê por perto, ou uma foto, uma peça de roupa etc., muitas vezes pode ajudar o leite a fluir.

Esterilização

Esterilize o extrator antes de começar. Se você pretende dar esse leite ao bebê mais tarde, guarde-o em um recipiente esterilizado, claramente identificado com a data e o volume. Você pode guardar o leite extraído no fundo da geladeira por até 24 horas, ou no freezer por 3 meses.

Quando extrair

Muitas mães extraem o leite uma vez a cada manhã depois de alimentar o bebê, para montar um estoque de leite para usar quando quiserem.

Descongelamento do leite materno

Para descongelar o leite materno para uso posterior no mesmo dia (e sempre dentro de 12 horas), coloque o recipiente na geladeira e deixe descongelar lentamente. Para uso imediato, coloque o recipiente em água morna. Ou você pode simplesmente usar uma mamadeira e aquecedor de papinhas. Uma vez aquecido, o leite deve ser usado dentro de uma hora ou jogado fora. Nunca se renda à tentação de guardá-lo para amamentar mais tarde.

Lembre-se de que as informações contidas nestes artigos são apenas recomendações gerais e não devem, em hipótese nenhuma, substituir as recomendações médicas. Se você ou sua família apresentarem algum sintoma ou quadro clínico grave ou persistente ou se você precisar de recomendações médicas específicas, procure um médico. A Philips Avent não poderá ser responsabilizada por nenhum dano resultante do uso das informações fornecidas neste site.

Produtos relacionados

Conselho relacionado

Armazenamento de leite materno

Armazenamento de leite materno

Benefícios da amamentação para a saúde

Benefícios da amamentação para a saúde

Esterilização dos utensílios usados na alimentação do bebê

Esterilização dos utensílios usados na alimentação do bebê