Cuidado para mamães e bebês
Cuidado para mamães e bebês

Esterilização dos utensílios usados na alimentação do bebê

A esterilização dos utensílios usados na alimentação nos seis primeiros meses protege o bebê de germes nocivos até que seu sistema imunológico tenha amadurecido e esteja mais forte.

Philips AVENT - Sterilising baby feeding equipment

Amamentação

Alimentar o bebê com leite materno é o primeiro passo perfeito para ajudar a desenvolver um sistema imunológico saudável, além de proporcionar a melhor nutrição. Enquanto você estiver concentrado em estabelecer a amamentação, não haverá necessidade de usar qualquer utensílio para a alimentação.

Esterilização de mamadeiras e chupetas

Uma vez estabelecido a aleitamento materno e você optar por usar extrator de leite, mamadeira, chupetas (ou qualquer outro utensílio que entre em contato com o leite e o bebê), é essencial esterilizá-los antes de cada uso. Os germes no leite podem ser particularmente prejudiciais para um bebê com sistema imunológico imaturo. Esquecer-se de limpar corretamente e esterilizar os utensílios de alimentação do bebê podem provocar dor de barriga, diarreia e bebê e mãe infelizes.

Naturalmente você pode pensar que esse é mais um trabalho que pode ser realizado sem esterilização, mas esterilizar é rápido, fácil e eficiente, especialmente com um esterilizador que utiliza vapor e calor.

Utensílios de desmame

Se você tiver introduzido sólidos antes dos seis meses, convém esterilizar tigelas e colheres. Após esse período, apenas os utensílios de alimentação com leite, como mamadeiras e extratores de leite, precisarão ser esterilizados até seu pequeno completar um ano de idade.

Lembre-se de que as informações contidas nestes artigos são apenas recomendações gerais e não devem, em hipótese nenhuma, substituir as recomendações médicas. Se você ou sua família apresentarem algum sintoma ou quadro clínico grave ou persistente ou se você precisar de recomendações médicas específicas, procure um médico. A Philips Avent não poderá ser responsabilizada por nenhum dano resultante do uso das informações fornecidas neste site.

Conselho relacionado

Bebê com cólica – o que você precisa saber

Bebê com cólica – o que você precisa saber

Introdução de sólidos

Introdução de sólidos