Cuidado para mamães e bebês
Cuidado para mamães e bebês

Alergia ao leite

Embora muito raro, eczema, cólicas, vômitos e perda de peso podem ser causados por alergia ao leite. Isso pode ser muito estressante para você como mãe, portanto, aqui estão algumas informações úteis como ponto de partida. No entanto, consulte o médico se você achar que seu bebê pode ter alergia ao leite.

Sintomas que devem ser observados:

  • problemas de pele
  • vômitos
  • diarreia crônica
  • cólica
  • dor abdominal
  • pouco ganho de peso
  • perda de peso
  • crescimento irregular

Bebês alimentados com fórmulas

Alguns bebês podem ser alérgicos à proteína do leite da fórmula infantil. Se o seu médico achar que esse é o caso, ele poderá indicar uma alimentação especializada para o bebê, para verificar se os sintomas de alergia desaparecem.

Fórmula infantil hidrolisada

A proteína do leite nessas fórmulas foi dividida em partes menores, para evitar uma reação alérgica. Esses leites têm um gosto incomum – recém-nascidos podem aceitá-los muito facilmente, mas os bebês mais velhos podem não gostar muito.

Fórmula infantil à base de aminoácidos

Se não houver melhora evidente nos sintomas após a tentativa de uso da fórmula infantil hidrolisada, a fórmula infantil à base de aminoácidos poderá ser oferecida como opção.

Fórmula de soja 

A soja é uma fórmula sem leite, mas não é recomendada para bebês com menos de seis meses, pois o leite de soja tem uma quantidade maior de fitoestrógenos e pode causar problemas hormonais, particularmente em bebês pequenos.

Para garantir que o leite do bebê continue fornecendo todos os nutrientes necessários para o crescimento e o desenvolvimento ideal, você deve consultar um nutricionista.

Bebês alimentados ao seio

É extremamente raro um bebê ser alérgico ao leite materno. No entanto, se você acha que a alergia ao leite materno é a causa dos problemas do seu bebê, tente excluir certos alimentos da dieta. Se você tentar cortar alimentos, como peixe, carne, determinados vegetais ou frutas, eles geralmente poderão ser substituídos por alimentos do mesmo grupo alimentar. Mas, se você excluir o leite e produtos lácteos da dieta, precisará tomar um suplemento de cálcio (1250-1350 mg ao dia).

Mais uma vez, converse sobre isso com um nutricionista para garantir que sua dieta permaneça nutritiva o suficiente para você e o bebê.

Lembre-se de que as informações contidas nestes artigos são apenas recomendações gerais e não devem, em hipótese nenhuma, substituir as recomendações médicas. Se você ou sua família apresentarem algum sintoma ou quadro clínico grave ou persistente ou se você precisar de recomendações médicas específicas, procure um médico. A Philips Avent não poderá ser responsabilizada por nenhum dano resultante do uso das informações fornecidas neste site.

Produtos relacionados

Conselho relacionado

Esterilização dos utensílios usados na alimentação do bebê

Esterilização dos utensílios usados na alimentação do bebê