Cuidado para mamães e bebês
Cuidado para mamães e bebês
Philips AVENT - Baby food allergies

Alergia alimentar em bebês

Se seu filho tiver alergia alimentar, o sistema imunológico identifica erradamente alguns alimentos específicos como prejudiciais. Uma reação alérgica ao alimento pode causar diversos sintomas.

Cerca de 2 a 5% das crianças são sensíveis a determinados alimentos, mas um número muito maior de pais suspeita que um alimento esteja causando problemas para seu bebê ou sua criança pequena. Os alimentos que mais comumente causam problemas são leite, ovos, soja, peixe, trigo e amendoim. Muitas crianças superam as alergias alimentares em torno dos 12 meses. Por isso, é importante que as condições sejam monitoradas cuidadosamente para assegurar que as dietas especiais não sejam mantidas por mais tempo do que o necessário.

Philips AVENT - Baby food allergies

Alergia alimentar em bebês – os sintomas

Os sintomas de surgimento de alergia imediata podem ocorrer até uma hora após a ingestão de um alimento e incluem coceira na pele, irritações, vômitos, angioedema (inchaço severo causado por retenção de fluidos sob a superfície da pele) e anafilaxia (reação alérgica repentina em todo o corpo). Reações mais tardias são difíceis de diagnosticar e podem aparecer horas ou dias após a ingestão do alimento prejudicial. Os possíveis sintomas são eczema, diarreia crônica, cólica, dor abdominal e crescimento lento.

Diagnóstico

Desafios alimentares é parte integrante do diagnóstico, a fim de:

  • Detectar um alimento específico que provoque os sintomas. Um resultado positivo confirma a necessidade de excluir esse alimento da dieta do bebê
  • Comprovar que um alimento específico não é responsável. Se não houver sintomas, o alimento suspeito não precisará ser evitado

Uma vez diagnosticado, um alimento que está causando os sintomas no bebê deve ser evitado completamente. E se você estiver amamentando, terá de excluir os alimentos de sua dieta também. No entanto, se você excluir leite e produtos lácteos da dieta deverá tomar um suplemento de cálcio para não ficar desprovida.

Conselhos de um nutricionista: é recomendável garantir que a ingestão de leite e alimentos de desmame continue para fornecer todos os nutrientes necessários ao crescimento e desenvolvimento.

Exclusão da proteína do leite de vaca

‘”Fórmulas infantis extensivamente hidrolisadas’”, como são conhecidas, são fórmulas em que a proteína do leite foi quebrada em partes muito pequenas. Isso permite que o bebê tenha suficiente proteína na dieta, mas as partes menores não irão mais causar uma reação alérgica.

Esses leites têm um gosto incomum e os recém-nascidos os aceitam muito facilmente, mas os bebês mais velhos podem achar o sabor menos aceitável.

Outros leites

  • Fórmula infantil à base de aminoácidos – se não for vista uma melhoria dos sintomas, você pode tentar essa fórmula
  • Fórmula de soja – não é recomendada para bebês com menos de seis meses, pois pode causar problemas hormonais
  • Leite de soja enriquecido com cálcio – ideal para tentar se bebê tiver mais de um ano de idade
  • Leite de aveia ou amêndoa – quando esses leites são usados, os nutricionistas recomendam que você também dê ao bebê um suplemento de vitaminas e minerais, uma vez que esses leites não podem ser substituídos diretamente por leite de vaca
  • Leite de arroz – este leite não é recomendado para crianças com menos de cinco anos, pois pode conter pequenas quantidades de arsênico.

Lembre-se de que as informações contidas nestes artigos são apenas recomendações gerais e não devem, em hipótese nenhuma, substituir as recomendações médicas. Se você ou sua família apresentarem algum sintoma ou quadro clínico grave ou persistente ou se você precisar de recomendações médicas específicas, procure um médico. A Philips Avent não poderá ser responsabilizada por nenhum dano resultante do uso das informações fornecidas neste site.

Conselho relacionado

Alergia ao leite

Alergia ao leite

Bebê com cólica – o que você precisa saber

Bebê com cólica – o que você precisa saber

Recomendações sobre a mamadeira

Recomendações sobre a mamadeira

Introdução de sólidos

Introdução de sólidos