Cuidado para mamães e bebês
Cuidado para mamães e bebês

Bebê com cólica – o que você precisa saber

Sintomas de cólica – bebê chorando

O sinal mais claro de que seu bebê talvez esteja com cólica é um choro alto e contínuo, sem razão aparente.

Outros sinais de que seu bebê pode estar com cólica são:

  • Choro mais frequente no final da tarde ou à noite, por vezes, após a alimentação
  • Se o rosto do bebê fica vermelho ou os olhos do seu bebê ficam arregalados
  • Se o seu bebê leva as pernas à barriga
  • Se a barriga do bebê fica dura
  • Se o seu bebê levanta a cabeça ou as pernas e solta gases
  • Se os punhos do seu bebê ficam fechados

Ninguém sabe exatamente por que a cólica acontece com os bebês, mas os sintomas podem ser muito angustiantes para as mães.

Como evitar cólicas e aliviar o desconforto do seu pequeno

Prolongue o intervalo entre as mamadas

Incentivar uma rotina de 3 a 4 mamadas por hora pode ser melhor do que mamar a cada 1 a 2 horas, como de costume.

Dieta de amamentação

Se você está amamentando, analise sua dieta para saber se está comendo muitos dos seguintes alimentos: brócolis, couve-flor, couve e repolho, chocolate, leite de vaca, cebola, frutas cítricas e tomates. Todos eles podem deixar os bebês com gases ou cólicas. Se você suspeitar de determinado alimento, corte-o por alguns dias para ver se há um efeito. Se você estiver pensando em cortar quaisquer grupos alimentares a longo prazo, como laticínios, é uma boa ideia consultar um médico.

Técnica para fazer o bebê arrotar

Experimente retirar os gases da barriga do bebê antes que eles passem para os intestinos. Se o bebê mamar rápido, talvez você precise colocá-lo para arrotar mais frequentemente. A posição ereta é essencial, seja no seu ombro ou sentado no colo. Experimente dar batidinhas leves mas firmes nas costas do bebê para estimular a subida e a saída das bolhas de ar.

Massagem

Uma massagem suave na barriga pode ajudar a relaxar os músculos tensos do bebê, e é especialmente eficaz após um banho quente.

Gripe water

Gripe water é um remédio antigo. Embora não haja evidências de que ele funcione, algumas mães o usam quando o bebê tem um problema. Ele aquece e relaxa a barriga e tem também um efeito antiácido. Gripe water é geralmente recomendado para bebês com mais de um mês, mas lembre-se sempre de verificar o rótulo antes de usar.

Uma posição mais confortável

Certas posições são tranquilizantes para um bebê com cólica, especialmente na barriga. Coloque o rosto do bebê voltado para baixo sobre seu braço, a cabeça apoiada na dobra do cotovelo, com a mão entre as pernas do bebê. Você também pode tentar repousar o rostinho dele em seu colo, a cabeça virada para o lado, enquanto move suavemente suas próprias pernas de um lado para outro. Uma vez adormecido, lembre-se de verificar se o bebê está deitado de barriga para cima.

Movimento

Uma cadeira de balanço ou vibratória pode ser a solução se o bebê estiver chorando muito durante a noite.

Mamadeiras anticólicas

Se estiver alimentando com mamadeira, em tempo integral ou apenas ocasionalmente, escolha uma mamadeira com uma válvula anticólica, clinicamente comprovada na redução das cólicas e seus sintomas. Verifique se o fluxo do bico até o bebê está correto e se o bico está sempre cheio de leite para que o bebê não sugue ar.

Chupetas

Tente uma chupeta quando for difícil confortar o bebê. Se o bebê estiver sentindo dor, a amamentação vai ajudar.

Lembre-se de que as informações contidas nestes artigos são apenas recomendações gerais e não devem, em hipótese nenhuma, substituir as recomendações médicas. Se você ou sua família apresentarem algum sintoma ou quadro clínico grave ou persistente ou se você precisar de recomendações médicas específicas, procure um médico. A Philips Avent não poderá ser responsabilizada por nenhum dano resultante do uso das informações fornecidas neste site.

Produtos relacionados

Conselho relacionado

Queixas comuns com a saúde do bebê

Queixas comuns com a saúde do bebê

Alergia ao leite

Alergia ao leite

Boa alimentação durante a amamentação

Boa alimentação durante a amamentação

Esterilização dos utensílios usados na alimentação do bebê

Esterilização dos utensílios usados na alimentação do bebê